Importância de sair da rotina



  

Manter a rotina no dia a dia do trabalho pode ocasionar o comodismo e atrapalhar o desenvolvimento profissional. Por isso, é preciso saber quando sair da rotina.

A rotina é um veneno para o sucesso profissional! Claro que dominar bem suas funções é primordial, a rotina do dia a dia vai ajudando o profissional a aperfeiçoar-se, mas chega a um ponto que a história muda e o que antes ajudava agora atrapalha.

Quando você chega ao trabalho e o cérebro já sabe exatamente o que fazer, quando fazer e como fazer, então a rotina começa a alimentar o comodismo, o profissional vai se acomodando e o sucesso profissional que sempre requer novos desafios, acaba ficando em segundo plano.

Até certo ponto, a rotina é importante para que o profissional adquira conhecimentos, segurança, determine as melhores formas de executar sua tarefa, porém, a rotina tem um limite e o profissional é quem define quando a rotina está matando seu sucesso profissional.

Quando você perceber que a rotina não dá mais espaço para a inovação, é preciso ligar o sinal vermelho! É hora de analisar novas formas para fazer o que é feito de forma rotineira, tentar encontrar uma forma de fazer mais rápido, com mais economia, enfim, colocar o cérebro para trabalhar não deixando que a rotina o sufoque.

Se você olha sempre para o mesmo lugar, verá sempre as mesmas coisas, isso é óbvio. Mesmo que ótimas oportunidades passem ao seu lado, você não as verá, porque está mergulhado na rotina.
Seguir o trilho nos dá segurança, mas a carreira muitas vezes pede para sairmos desta zona de conforto para enfrentarmos novos desafios.

E muitas vezes o grande culpado por nos manter nesta rotina é o medo de errar. Ele nos aterroriza, nos faz olhar para o futuro com uma insegurança muito grande e quanto maior a insegurança mais nos agarramos à rotina.



Quando nos apegamos à rotina, deixamos de lado:

– Novas oportunidades que podem nos levar ao sucesso;

– Aprendizado, que pode nos levar ao sucesso;

– Novas experiências, que podem nos levar ao sucesso;

– Tudo aquilo que nos faz crescer profissionalmente, porque o crescimento requer aprendizado, tentativas, erros e tropeços.

Sair da rotina é preciso, claro que tendo cautela para não prejudicar tudo aquilo que já foi conquistado.
Para sair da rotina não precisamos começar a errar, pelo contrário, a rotina é que nos garante maior chance de acerto, deixar a rotina é se arriscar mais, é não se acomodar, é estar sempre buscando um novo aprendizado.

Por Russel



Post Comment