Aprenda a lidar com suas falhas no trabalho



  

Lidar com as falhas no ambiente de trabalho é uma luta diária e que deve ser feita com muita dedicação.

O profissional que aprende a lidar com suas falhas no trabalho se torna um líder, uma pessoa de sucesso, mas não é nada fácil para uma pessoa lidar de forma madura com seus erros, pois a tendência natural de todo ser humano é se justificar.

É mais do que compreensível que uma pessoa sinta aquela vontade de atingir a perfeição, é nato do ser humano, mas isso não deve ser feito buscando justificativa para as falhas, pelo contrário, devemos assumi-las com humildade ao mesmo tempo em que nos propomos a buscarmos formas de corrigir o erro e atitudes que o evitarão acontecer novamente.

Nas empresas encontramos muitos profissionais que sonham em ser líderes ou estar à frente de um importante projeto, porém são poucos os que sabem realmente lidar com suas falhas e para ser um líder isso é fundamental porque todos erram, o que faz a diferença é saber lidar com nossos erros.

Um bom profissional nunca deve deixar que o erro lhe afete emocionalmente, vindo até mesmo a prejudicar seu trabalho. Uma falha nunca poderá lhe influenciar aponto de comprometer seu rendimento na empresa.

Quando cometer um erro, o primeiro passo é ter a humildade de assumi-lo e se for o caso, comunicá-lo a outros setores, caso seja um erro que venha a afetar outras partes da empresa.



Mas não se pode ficar perdendo tempo, batendo no peito por ter errado, é preciso atitude! Você tem que fazer algo, o mais breve possível para corrigir o erro ou ao menos amenizar a situação. Para saber lidar com suas falhas no trabalho, é preciso deixar de lado a arrogância, a prepotência e principalmente, saber ouvir seus companheiros de trabalho, pois é muito comum que diariamente cometamos as mesmas pequenas falhas, mas basta o alerta de um colega para mudarmos de atitude.

Todo mundo está sujeito a erros no ambiente de trabalho e tenha consciência de que quanto mais elevado for o posto mais as falhas serão percebidas e mais graves serão as consequências, mas isso não significa que funcionários de postos mais baixos não precisam ficar atentos, muito pelo contrário!

O profissional que deseja realmente crescer profissionalmente, independente do cargo que ocupa, está sempre atento para evitar erros e quando estes acontecem, o profissional tem uma atitude de humildade e principalmente de agilidade, tomando todas as providências necessárias em tempo hábil para resolver o erro cometido.

Lidar com suas falhas no trabalho é uma batalha diária, que nunca será vencida, por isso mantenha sempre o foco no trabalho, a atenção nunca deve estar dispersa e se mesmo assim a falha vier a acontecer, mostre-se um verdadeiro líder, capaz de assumir e resolver problemas, inclusive quando resultantes de suas próprias falhas.

Por Russel



Post Comment