Busca por vagas no setor operacional aumentou no 1º semestre



  

Procura por empregos na área operacional aumentou 180% no 1º semestre deste ano. Setores com maior crescimento foram os de varejo e telemarketing.

A atual conjuntura econômica do País não está favorável, e mesmo assim a procura por vagas no setor operacional aumentou 180% neste primeiro semestre, segundo um levantamento organizado pelo Emprego Ligado. Além disso, para o portal também foram enviados 1.683 convites de entrevista de emprego.

Em relação ao ano de 2014, o número representa uma elevação de 179%, em que foram enviados 940 mil convites. Os setores que tiveram mais crescimento foram os de varejo e telemarketing. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego deste ano pode ser considerada uma das mais altas. Por exemplo, no primeiro trimestre deste ano o índice foi de 7,9% superior ao mesmo período do ano anterior. 

Além disso, a atual crise que assola o País conta com uma taxa de desemprego maior em 12 meses, desde o ano de 2003. Neste sentido, nem a crise que atingiu o mercado entre 2008 e 2009 foi tão alta e severa. Estes dados foram apresentados pela Fipe/Catho, e segundo a projeção a taxa de desemprego nas 6 regiões metropolitanas acompanhadas segundo a PME/IBGE deve girar em torno de 6,5% em maio deste ano.



Porém, o cenário ainda apresenta outros aspectos negativos além do aumento da taxa de desemprego como, por exemplo, a queda do salário médio de admissão, que caiu 1,4% na comparação livre de efeitos inflacionários entre abril de 2015 e abril de 2014. Estes dados também foram apresentados pela Fipe e pela Catho.

Entre as notícias animadoras, São Paulo foi considerado o estado que tem o maior índice de contratação de freelance com 48,64% das empresas. Em seguida vieram os seguintes estados: Rio de Janeiro, com 11,43%, e Paraná, com 6,35%. A pesquisa foi elaborada pela plataforma para freelancer Prolancer, que conta com uma base cadastral de 100 mil freelancers e 7 mil empresas. A finalidade era descobrir os estados em que as empresas mais procuravam pelo serviço de freelancer. 

Por Babi



Post Comment