Dicas de Como Perder o Medo de Falar em Público



  

Confira aqui algumas dicas para perder o medo de falar em público.

Quem nunca teve aquele "friozinho" na barriga quando foi falar em público? Resposta: Aquela pessoa que nunca falou em público. Até os mais experientes palestrantes e professores podem passar por este incômodo nos primeiros segundos de uma apresentação, principalmente se for o caso de uma nova turma, ou seja, um público desconhecido. Mas vamos para algumas dicas que vão ajudar você nessa "hora de pânico".

Uma das partes principais na hora de falar em público é dominar o assunto em pauta e ter um roteiro para seguir este assunto. A memória pode falhar na hora da apresentação, então um roteiro escrito pode e vai ajudar muito. Porém, treinando várias vezes é possível ganhar mais confiança e até decorando a fala.

Para aquela pessoa que nunca falou nada na frente de ninguém, eu tenho uma dica que pode ajudar bastante. Treine esta palestra com alguns parentes e amigos. Explique a situação e peça para eles agirem como se fossem os verdadeiro ouvintes daquela apresentação. Começando a falar com esse público mais próximo, em quem você realmente confia, pode diminuir a timidez, que é natural nas primeiras falas. Gravar esta apresentação em áudio ou vídeo pode ser uma ótima maneira para depois analisar e corrigir alguns erros. Falar na frente do espelho é outra dica que muita gente passa.

Em se falando de timidez, não fique preocupado (a) se, por exemplo, achar que alguma pessoa vai reparar no meu cabelo ou na sua roupa. A aparência é bem menos importante do que o assunto da palestra. Usando roupas adequadas para aquela situação e, em particular para as mulheres, não exagerar na maquiagem, é o ponto crucial nesta hora.

Conheça o ambiente onde a palestra vai acontecer. Se não conhecer a sala ou o auditório, chegue um pouco antes para testar a sua fala naquele ambiente. A parte acústica muda de um lugar para o outro.



Chegou a grande hora, o momento de encarar de frente a apresentação. Mantenha a calma sempre, afinal você domina o assunto e tem uma "colinha" com o roteiro. Comece com a sua apresentação pessoal, não muitos detalhes, mas o principal da sua formação acadêmica. Neste momento você deve olhar para cada um na plateia. Busque alguém que se simpatizou com você e imagine que esse alguém é um velho amigo seu. Isso traz confiança.

No decorrer na fala, mantenha uma caneta na mão ou um copo com água por perto, aquele golinho pode te dar um tempinho para pensar na próxima fala.

O público que está ali não é nenhum monstro, você deve estar confiante em você, afinal, o importante mesmo é você conseguir passar todo o conteúdo da palestra, porque você domina este assunto!

Por: Fernando Dias



Post Comment