Networking – O Que é e Qual a Sua Importância



  

Descubra aqui o que é Networking e qual a importância dele em sua carreira.

Networking é uma expressão em inglês, utilizado no meio administrativo. Quer dizer rede de contatos ou rede de relacionamentos. É um método onde os participantes dessa rede compartilham serviços, informações ou contatos sobre um assunto em comum.

Essa palavra tem relação com o ramo empresarial e sugere uma ação de busca de contatos, sempre com o pensamento nas mudanças positivas, como por exemplo, conseguir um emprego ou alavancar na carreira. Essa atividade pode ser confundida com algo egoísta, em que uma pessoa se aproveita da outra em benefício próprio, mas não é bem assim. No networking deve existir sempre algo recíproco, onde uma pessoa ajuda a outra e também obtém benefícios, como uma troca de experiências.

Imagine que uma corporação precisa contratar alguém para um cargo em específico. Nessa situação, é comum que o empregador pergunte aos seus funcionários se eles conhecem algum na sua rede de contatos que tenha o perfil exigido. Aquele que se sair melhor na utilização no networking pode ser mais facilmente indicado para subir de cargo quando a oportunidade aparecer.

Networking não se relaciona somente com a aquisição de novos contatos, também tem a ver com a capacidade de se manter em contato com pessoas que já se conhece, como antigos professores e amigos influentes. Essa ferramenta só funcionará bem para quem apresenta uma boa desenvoltura social. Para ter uma rede de contatos eficiente, é preciso ser muito bom nos relacionamentos pessoais. Por esse motivo o networking é inteirado ao treinamento. Lembre-se sempre: nesse meio o mais importante não é quantidade, mas sim a qualidade.



Na hora de conhecer gente nova ou reaver seus contatos, tenha em mente que o networking é um mecânismo que exige paciência, não é algo que se usa para urgências. Isso quer dizer que quando você conhece alguém importante e entrega logo seu currículo, pode ser visto como uma pessoa inconveniente. Seja paciente, procure conhecer seus relacionamentos, pois eles podem lhe ajudar numa oportunidade, assim como você pode ser de grande ajuda.

Essa ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no mercado hoje, por ser mais descomplicado encontrar gente de nível superior e com características mais específicas para o meio corporativo. Nem sempre ter um currículo surpreendente ou experiência no cargo é o bastante para alcançar aquele trabalho. Conhecer pessoas que trabalham na área que você deseja e que te enxergam como potencial pode ser a diferença entre as decepções trabalhistas e o sucesso.

Por Fábio Santos



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