Trainee – Qual o Significado?



  

Saiba aqui qual o significado da função de trainee.

Trainee é um cargo destinado a recém-formados ou universitários que estão prestes a concluir a graduação. Estes jovens serão treinados e capacitados para ocupar futuramente cargos de liderança dentro da empresa. Hoje no Brasil, muitas instituições estão optando por esse tipo de cargo, pois eles podem treinar o profissional da maneira mais eficiente e certa para a empresa.

Para iniciar a carreira, o Trainee passa por um processo no qual ele irá ser capacitado pela instituição através de treinamentos e job rotation (que é a rotatividade por diversos setores), onde irá desenvolver atividades até o final do processo, e por fim, irá ser efetivado como um dos colaboradores. As empresas gostam desse tipo de processo, pois permite que elas mesmas encontrem jovens talentos para ocupar cargos da alta administração.

As oportunidades para trainees estão abertas durante todo o ano, é um processo longo e bastante concorrido, dependendo da área e da empresa, pode chegar a mais de 1 mil candidatos por vaga. As vagas são muito atrativas, pois oferecem um ótimo plano de carreira, e por essa razão, muitos jovens optam pelo trainee logo que se formam.



As exigências para se tornar um trainee varia de empresa para empresa e de acordo com o cargo oferecido. Mas, no geral, os pré-requisitos são: graduação concluída em no máximo 4 anos, falar pelos menos o idioma inglês, ter noção do Pacote Office, ter disponibilidade para mudança ou para viagens, entre outros. É incomum ter como exigência que o candidato tenha alguma experiência prévia, mas algumas empresas podem exigir.

Quem deseja uma vaga de trainee tem que estar disposto a enfrentar um longo processo seletivo e um extenso treinamento dentro da empresa, que pode durar de 6 meses a 1 ano e meio. Por isso, antes de se candidatar é importante querer fazer parte da empresa e desejar um cargo de alta liderança.

Aprovado no processo seletivo, o trainee, mesmo em treinamento, já é um funcionário da empresa, reconhecido como um profissional qualificado. Após todo o processo de capacitação, ele recebe um cargo júnior e um tempo depois o profissional receberá um cargo sênior. Ser trainee é entrar no mercado de trabalho com ótimas perspectivas e incentivos.

Camilla dos Santos Batista



Post Comment