Como Tirar CPF para Menores de Idade

Categorias: 2018 - CPF - Documentos

Saiba aqui como tirar o CPF para crianças menores de idade.



O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento obrigatório para brasileiros e para quem vive no Brasil, sendo exigido em diversas circunstâncias. O CPF é exigido até mesmo para os menores de idade, seja para tirar a Carteira de Trabalho ou abrir uma conta em seu nome com o objetivo de investir em fundos, ações ou títulos públicos.

No ano de 2018, a emissão do CPF se tornou indispensável para crianças e adolescentes a partir de 8 anos de idade, tendo sido completados em 2017, cujos pais desejam inclui-los como alimentandos ou dependentes em declarações do IR (Imposto de Renda).

Você quer tirar o CPF do seu filho? Confira o passo a passo abaixo!

Como emitir o CPF para jovens de 16 a 17 anos

Os adolescentes que já possuam o título de eleitor, que têm entre 16 e 17 anos, podem emitir o CPF entrando diretamente no site da Receita Federal. Ao entrar na página é necessário clicar em ‘’Inscrição 1ª Via do CPF’’.



Em seguida, selecione o botão ‘’Pessoas de 16 a 25 anos’’ e inicie o preenchimento do seu cadastro na nova página que será evidenciada. Nessa situação, a emissão do documento pode ser feita de forma inteiramente gratuita e o documento poderá ser impresso na mesma hora.

Como emitir o CPF para menores de 16 anos

Em se tratando dos menores de idade que ainda não têm o título de eleitor, a solicitação do CPF tem que ser feita pessoalmente, sendo necessário comparecer em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Basta informar ao atendente que você deseja fazer esse documento para preencher o formulário obrigatório.

Nesse caso, será preciso arcar com uma pequena taxa de emissão no valor de R$ 7,50. Dependendo do estado em que você está, pode-se tirar o CPF de forma gratuita nas entidades públicas conveniadas.

Quais são os documentos exigidos?

Para menores de 16 anos, curatelados, tutelados ou indivíduos que estão sob guarda judicial, é necessário apresentar os seguintes documentos:

· Documento oficial que seja capaz de comprovar a curatela, tutela ou responsabilidade pela guarda;

· Documento oficial de identificação com foto do solicitante, ou seja, pais, curador, tutor ou responsável;

· Certidão de nascimento, documento oficial de identificação com foto ou certidão de casamento;

· Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto.

Já para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, é exigida a apresentação dos documentos listados a seguir:

· Título de eleitor ou documento oficial que comprove o alistamento eleitoral. Essa exigência é facultativa;

· Documento oficial de identificação com foto da pessoa a ser cadastrada, que informe a sua data de nascimento, filiação e naturalidade;

· Quando o solicitante é um dos pais, será preciso apresentar o documento oficial de identificação com foto do solicitante;

· Se o menor ainda não tiver o documento de identificação com foto, o mesmo poderá ser substituído pela certidão de nascimento.

CPF para estrangeiros

Se o jovem estrangeiro desejar abrir uma conta no banco, se matricular na faculdade, entre outras coisas, será preciso ter um CPF brasileiro. Quem está nessa situação deve ir até um dos postos de atendimento para emitir o documento e apresentar um passaporte válido, mais um documento oficial de identificação que comprove a sua naturalidade e os demais dados cadastrais do solicitante ou dos seus pais, quando o adolescente tiver menos de 16 anos de idade.

As informações apresentadas serão analisadas e, se estiverem corretas e dentro da lei, o documento será emitido normalmente, sendo necessário pagar a mesma taxa de emissão. A partir, o cidadão já poderá usar o seu CPF normalmente.

Texto por Simone Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *