Como Tirar a Carteira de Trabalho? Quais os Documentos Necessários, Onde Tirar

Categorias: 2020 - Carteira de Trabalho - Documentos

Saiba aqui como tirar a Carteira de Trabalho.

A busca por um emprego é uma etapa da vida que dificilmente poderemos pular. Para isso, no entanto, é necessário possuir a Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, documento essencial para uma contratação segura, protegida pela legislação trabalhista. No entanto, apesar de tão importante, quando é necessário emiti-la pela primeira vez, é até natural que surjam algumas dúvidas. Por isso, preparamos a seguir um informativo que pretende esclarecer a seguinte questão: como tirar a carteira de trabalho?



Para que serve a carteira de trabalho?

Criada em 1904, ela é um documento oficial do Ministério do Trabalho, cujo principal objetivo consiste em funcionar como uma identificação e certificação dos trabalhadores. Por meio dela, é possível comprovar a existência de um contrato de trabalho, bem como o tempo de prestação do serviço. Além de identificação, a carteira de trabalho fornece também uma garantia ao empregado, pois é por meio dela que são cumpridos os direitos trabalhistas que constam na lei, tais como remuneração, décimo terceiro, seguro-desemprego, aposentadoria, entre outros. A carteira de trabalho é um documento obrigatório para qualquer trabalhador a partir dos 14 anos.

Em quais lugares é possível emitir a CTPS?

A emissão da carteira de trabalho é gratuita e pode ser realizada em Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, bem como em diferentes postos de atendimento em cada cidade. São Paulo atende pelo sistema Poupatempo, assim como Goiás, pelo Ganha Tempo, por exemplo, postos conveniados que buscam agilizar a demanda de cada região. É preciso ficar atento, pois em locais com muita demanda há um sistema de agendamentos prévios. Para conhecer os postos de atendimento de cada região, acesse o site do Ministério do Trabalho.

Quais os documentos necessários?

Aqueles que desejam emitir a 1ª via da carteira de trabalho, basta se dirigir a um posto de atendimento com os seguintes documentos:



– Um comprovante de residência que possua o CEP, tais como uma conta de luz, de água, ou telefone, por exemplo;

– Um documento de identificação original, que pode ser a Certidão de Nascimento, RG (cédula de identidade) ou CNH, por exemplo;

– Número do seu CPF;

– Foto 3×4 com fundo branco (alguns postos de atendimento já possuem um sistema que permite tirar a foto no momento de registro do seu pedido).

CTPS Digital

Desde o ano de 2017 já é possível gerar a sua carteira de trabalho digital. No entanto, foi só no ano passado que o documento digital foi autorizado a substituir o físico. Quem deseja emitir a sua CTPS digital deve acessar o site do Governo Federal e se cadastrar. Com a carteira de trabalho digital, o trabalhador poderá informar apenas o seu número de trabalho no ato da contratação.

Como tirar a 2ª via da CTPS?

Para solicitar a 2ª via da sua CTPS, basta se dirigir a um dos postos onde é possível tirar a 1ª via, mas é importante ficar atento aos documentos necessários. Além de comprovante de residência, CPF, documento de identificação, é necessário comprovar que você já possuía a CTPS anteriormente, por meio de cópia da ficha de registro do trabalhador, que pode ser solicitada na empresa onde você trabalha, por exemplo. Se a sua CTPS foi roubada, basta apresentar o boletim de ocorrência e caso ela esteja danificada, basta levar com você a anterior, provando que o documento está inutilizado.

Conserve a sua CTPS

Lembre-se de que a carteira de trabalho é um documento muito importante, por isso é necessário tomar muito cuidado ao manuseá-la, bem como em armazená-la. Procure guardar sua CTPS em uma gaveta, pasta ou armário que possa ser facilmente acessado, e que também proteja o seu documento. Fazendo isso, você garantirá a durabilidade e integridade desse documento tão importante.

Sabrina Ferraz Fraccari



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





  1. ALGUMA EMPRESA PODE FASER UMA GENEROSIDADE DE CONTRATAR 21 987614418 AUX DE SERV GERAS AJUDANTE DE ARMAZEM E ROTA AUXILIAR DE EXPEDICAO BOMBERO CIVIL PROFISSIONAL





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *