Programa Aprendiz Paulista – Vagas Abertas em Setembro 2018



Oportunidades são para jovens profissionais com idade entre 14 e 24 anos.

Com o gerenciamento da SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), do Governo do Estado de São Paulo, o Programa Aprendiz Paulista está com vagas abertas para jovens da faixa etária de 14 a 24 anos. Com um total de 172 vagas abertas, o programa oferece oportunidades de aprendizagem em empresas que se propuseram a se cadastrar no sistema Emprega São Paulo, selecionando vagas para alunos que estão matriculados nos cursos técnicos presenciais da ETEC – Centro Paula Souza.

No estado de São Paulo, o governo propôs a Lei da Aprendizagem, na qual todas as empresas de grande e médio porte são obrigadas a oferecerem entre 5% e 15% do total do seu quadro de colaboradores para a contratação de jovens aprendizes. Atendendo a essa lei, a soma das reservas para o Programa Aprendiz Paulista computa mais de 170 vagas abertas, em diversas empresas, para o mês de Setembro.



Para os estudantes que têm interesse em participar do programa, o procedimento é bastante simples! Basta acessar ao site do Emprega São Paulo e realizar um cadastro em seu banco de dados. Dessa forma, todas as empresas parceiras podem acessar ao perfil cadastrado e, caso haja interesse e compatibilidade com os pré-requisitos estabelecidos para a vaga, o aluno é selecionado pela empresa para participar do processo de seleção.

Vagas abertas no Programa Aprendiz Paulista: Como é o programa?

O Programa Aprendiz Paulista surgiu com o objetivo de promover a integração de jovens, da faixa de risco, nas experiências de um ambiente de trabalho. Dessa forma, o aluno adquire vivência profissional, além do técnico que estuda. Por essa razão, o programa abre portas para todos os estudantes que têm o desejo de ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, todos os procedimentos no Programa Aprendiz Paulista são gratuitos, para o jovem e à empresa. Também é preciso ressaltar que o programa de jovem aprendiz difere do estágio. O último é apenas uma contratação formal, sem vínculo empregatício. Já o programa de jovem aprendiz é feito no regime celetista (CLT), com registro na carteira profissional e contrato especial de um determinado tempo.



A carga horária do aprendiz é de, no máximo, 40 horas semanais. De preferência, de segunda a sexta-feira, com 8 (oito) horas diárias, distribuídas em 4 horas para aprendizagem teórica, realizadas no Centro Paula Souza (ETEC), e em 4 horas de aprendizagem prática, desenvolvidas na empresa contratada.

No entanto, durante o período de recesso escolar ou férias, a empresa pode solicitar que o aprendiz cumpra uma carga horária de 8 horas de atividades de aprendizagem prática.

Vagas abertas no Programa Aprendiz Paulista: como se inscrever no programa?

Como visto, as inscrições no Programa Aprendiz Paulista são realizadas de modo simples! Basta acessar o site Emprega São Paulo, cadastrar um login e senha e preencher o formulário com os dados solicitados.

Além do mais, o programa disponibiliza outro meio de cadastro que é com o envio de um currículo, de preferência atualizado, para o e-mail do Programa Aprendiz Paulista: [email protected].

O empregador também pode realizar o cadastro por meio do site do Emprega São Paulo. Entretanto, para anunciar as vagas de aprendizagem disponíveis no sistema, é necessário que seja apresentado o CNPJ da empresa, o nome do solicitante, a razão social e o endereço também da empresa.

O site Emprega São Paulo irá intermediar todo o processo de cadastramento e contratação. É fundamental ressaltar também a importância de as duas partes lerem, com muita atenção, todo o termo de responsabilidade, onde está detalhada a política do programa.

Além disso, se o aluno faltar em 5 entrevistas de emprego consecutivas, haverá um bloqueio de 15 dias, não podendo consultar o sistema ou receber indicações para novas vagas.

Não perca tempo e faça já o seu cadastro no Programa Aprendiz Paulista, de maneira rápida e fácil! Não se esqueça de ter em mãos todas as suas documentações, inclusive o Registro do Aluno (RA) da ETEC que você estuda.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos números de telefone (11) 32417404, (11) 32417408, (11) 32417417, (11) 32417418 e (11) 32417444.

Felicia Lopes

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment