Técnico em Segurança do Trabalho – O Que Faz, Mercado de Trabalho





Confira aqui todos os detalhes sobre a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho.

Todo mundo sabe que a cada ano surgem no mercado de trabalho nova profissões, que são desenvolvidas para atender a demanda de um mercado dinâmico e sempre inovador. Contudo, algumas profissões prevalecem com sua importância. Como é o caso do profissional Técnico em Segurança do Trabalho, uma profissão nem tão antiga assim, mas que tem um papel muito importante para diversos setores profissionais. Dessa forma, se tornar um técnico na área de segurança pode ser uma boa opção para quem busca por uma profissão com maiores chances e empregabilidade. Veja abaixo todas as informações sobre esta profissão.

Primeiramente, todo trabalhador precisa desempenhar suas funções em um ambiente que seja seguro possível. Pensando em deixar os ambientes de trabalho mais seguros surgiu a profissão do Técnico de Segurança do Trabalho, cuja atuação é focada na prevenção de acidentes em empresas e durante atividades profissionais. Este profissional trabalha implementando estratégias que levem os trabalhadores a se utilizarem de ações que promovam a segurança durante as suas atividades de trabalho.




Até aqui tudo bem. Mas você pode estar se perguntando, o que de fato faz um Técnico da área de Segurança do Trabalho? Bem, este profissional desenvolve atividades que visam prevenir os acidentes no local de trabalho ou em decorrência das atividades trabalhistas. Desse modo, Segurança e Saúde do trabalho se caracterizam pela utilização de estrategias que possam levar os trabalhadores a desenvolver suas atividades por meio de atitudes mais conscientes que visam um trabalho mais seguro.

É atribuição deste profissional promover a implantação de valores e preceitos de modos que estes possam ser integrados à qualidade trabalhista e do seu meio ambiente. Ele atua também junto à produção da empresa e buscam sempre pela qualidade e melhoria contínua das condições dos locais onde se trabalha, reduzindo assim os riscos e proporcionando maior proteção para os trabalhadores.


Uma empresa que possui um ambiente de trabalho sem riscos de acidentes tem sua produtividade aumentada e o que a leva a crescer no seu mercado.

O Profissional Técnico da área de Segurança do Trabalho pode atuar em companhias privadas e públicas ou ainda em órgãos oficiais. Além disso, ele também pode optar por ser um prestador de serviços atuando em diversas empresas sem o vínculo empragatício contratual.

A Profissão é regulamentada, dessa forma só quem possui diploma com registro no Ministério do Trabalho e Emprego é que pode trabalhar.

Um profissional Técnico da área de Segurança do Trabalho, além da formação técnica, deve estar sempre se atualizando por meio de pesquisas e estudos para assim ser capaz de propor inovações identificando e incorporando novos métodos e técnicas, além das tecnologias. É preciso estar apto para responder às diversas situações cotidianas que muitas vezes podem ser inusitadas pautando-se na criatividade e flexibilidade.

Basicamente o trabalho desse profissional envolve tudo o que ele tem a passar para os trabalhadores, convencendo-os da importância da prevenção de acidentes. Por isso, suas atividades estão diretamente ligadas aos profissionais, o que exige deste profissional habilidades para falar em público, para se relacionar, ensinar e tudo isso com muita flexibilidade, considerando que há alguns trabalhadores não muito dispostos à cooperarem para a promoção da sua própria segurança. Por isso, é preciso que o técnico seja uma pessoa de iniciativa, mas principalmente deve ser uma pessoa que se comprometa com a ética, que seja profissional responsável com a consciência de que seu trabalho, entre outras coisas, envolve a questão da vida humana e sua valorização.

Para se tornar um técnico na área de Segurança do Trabalho é preciso possuir ensino médio completo e cursar o técnico que tem duração de um ano e meio. Uma formação rápida e objetiva de um profissional cujo mercado de trabalho oferece muitas vagas.

Sirlene



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *