Profissões para Quem Gosta de Ler e Escrever

Categorias: Guia de Profissões - Profissão - Profissões

Confira aqui as melhores profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descobrir quais são as suas aptidões é o primeiro passo para entender qual caminho profissional seguir. Se você está na dúvida sobre o curso que pretende prestar vestibular, mas sabe que adora ler e escrever, uma boa dica é pesquisar quais são as profissões que exigem essas habilidades e a, partir daí, verificar se elas se enquadram ao seu perfil.



Há diversas profissões relacionadas à leitura e escrita, sendo que elas pertencem à diferentes segmentos, que vão desde a educação até o jurídico. Para fazer uma boa escolha, é fundamental conhecer os detalhes de cada área.

Quer saber mais? Confira, neste post, 5 profissões para quem que trabalhar com leitura e escrita!

1. Letras

Ao entrar para o curso de Letras, você vai passar quatro anos estudando Língua Portuguesa e todas as suas particularidades. Aqueles que adoram ver poderão se apaixonar pela matéria de Literatura, que estuda as grandes obras e autores brasileiros, que vão desde Machado de Assis até Graciliano Ramos. Além de ler, os alunos também escrevem e produzem textos nos mais variados formatos.



Após se formar em Letras, o profissional pode trabalhar como professor de Língua Portuguesa em escolas, escritor ou revisor de textos. Também existe a possiblidade de ingressar na carreira acadêmica, dedicando-se ao estudo de um tema específico.

2. Ciências Sociais

A área de Ciências Sociais estuda temas referentes à sociedade. Por isso, exige que os estudantes e profissionais formados leiam bastante. Algumas das disciplinas estudadas no curso são Sociologia, Filosofia, História, Ciência Política, Economia, entre outras.

Mais do que ler, o profissional também terá que escrever, visto que faz análises escritas sobre a sociedade. Depois de se graduar, você pode trabalhar em órgãos governamentais, educacionais, empresas privadas e públicas e em instituições do Terceiro Setor.

3. Jornalismo

Sem dúvidas, essa é uma das profissões em que você mais vai ler e escrever. Durante a faculdade, o estudante irá se deparar com disciplinas que exigem muita leitura, como Filosofia, Sociologia, História, entre outras.

No seu dia a dia de trabalho, o jornalista tem que pesquisar e ler temas para conseguir produzir reportagens, notícias, documentários e artigos de opinião. Somente a partir das informações levantadas, será possível construir um texto noticioso, independentemente da mídia utilizada, como jornal impresso e online, televisão e rádio.

O jornalista tem um campo de atuação amplo, podendo trabalhar em portais de notícia na internet, na televisão, rádio, jornais e revistas impressas. Ainda existe a opção de atuar como assessor de imprensa, em que o profissional lê e escreve sobre um tema específico.

4. Direito

Conhecido como um dos cursos mais populares e concorridos nos vestibulares das universidades brasileiras, o curso de Direito requer muita leitura dos estudantes, visto que eles precisam conhecer e citar muitas leis. A rotina profissional exige que o advogado leia e levante informações para montar os casos em que vai atuar. Nesse contexto, também será preciso escrever petições, o que significa fazer o pedido formal para iniciar um caso.

Os formados em Direito podem trabalhar na área pública, como delegados, juízes, defensores públicos ou procuradores. Para exercer a profissão de advogado, é imprescindível fazer o exame da Ordem dos Advogados (OAB).

5. História

Para saber dos acontecimentos do passado, é necessário ler muito durante e depois da faculdade. Não é raro encontrar historiadores que estão sempre com um livro à mão para consultar os fatos.

O historiador tem a oportunidade de trabalhar como consultor, pesquisador e professor. Sem falar que muitos historiadores também atuam como escritores.

Viu só quantas profissões usam a leitura e escrita? Para fazer uma escolha segura, procure conversar com quem já atua nas suas áreas de interesse para descobrir como a profissão funciona na vida real.

Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *