Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS pelo celular.
É possível consultar o saldo do FGTS de maneira simples e rápida, usando um aparelho celular com Android ou iOS. Não é mais necessário ir a uma agência bancária, basta acessar o aplicativo oficial da Caixa, que lhe permite verificar todas as informações sobre o saldo FGTS pelo celular. Confira agora como fazer a consulta.
A consulta é feita através do novo aplicativo FGTS
A criação do novo APP FGTS para aparelhos de celulares tem como propósito facilitar o trabalhador a se manter informado a respeito de sua conta do Fundo de Garantia. O aplicativo FGTS é um aplicativo oficial da Caixa Econômica. Com praticidade, o trabalhador pode obter informações a respeito do saldo do FGTS a qualquer momento, basta que esteja conectado com rede de internet, sem nenhum tipo de cobrança e de forma simples. A seguir, veja como verificar pelo celular o quanto você possui na conta do FGTS para fazer o saque.
Primeiramente, para consultar o saldo do FGTS pelo celular, o trabalhador deve fazer a instalação do App FGTS em seu smartphone. Confira as instruções para instalação do app:
-
Entre na loja de Aplicativos e encontre FGTS;
-
Em seguida clique em instalar para baixar o aplicativo no seu celular e depois abra o App;
-
Se for a primeira vez que acessa o aplicativo, escolha a opção "Cadastre-se";
-
Prencha com os dados que forem solicitados: NIS, seu nome completo, a data de nascimento, CPF e um e-mail;
-
Em seguida, cadastre uma senha. A senha deve ser com seis dígitos e numérica e será usada para consultar o saldo do FGTS;
-
Após o cadastro da senha deve clicar em "Não sou um robô";
-
Você receberá mensagem confirmando seu cadastro através do e-mail indicado por você. A seguir, deve clicar no link que lhe foi enviado;
-
Feito o cadastramento, deve abrir o App novamente e informar o CPF e a senha que cadastrou;
-
Próximo passo é responder alguns questionamentos relacionados com a vida funcional;
-
Ao terminar de responder o questionário, deve ler e concordar com os termos de uso do aplicativo. Para poder prosseguir com o uso do aplicativo , clique em "concordar".
Pronto. Agora você pode fazer uso do App FGTS. Com o aplicativo você pode fazer a consulta do saldo, atualização de endereço sem necessidade de comparecimento a alguma agência, em caso de saque pode fazer transferência para outro banco e ainda pode baixar e salvar saldo em PDF.
Consultar o saldo do FGTS pelo computador
Também é possível realizar a consulta do saldo do FGTS pelo PC. Caso seja um cliente da Caixa, o trabalhador pode verificar seu saldo através do Internet Banking no computador. Se preferir pode também pedir que as informações cheguem em seu celular, através de SMS. Dessa forma, saberá se o dinheiro está sendo depositado pelo patrão, verificar seu saldo e se existe algum saque que esteja disponível.
Aqueles que desejarem, podem consultar o saldo no site da Caixa, seguindo os passos:
-
Entre no site da Caixa informando seu CPF ou NIS;
-
Em seguida, cadastre uma senha;
-
Após ler os termos, deve clicar em "aceito";
-
Preencha todos os campos com seus dados;
-
O próximo passo é criar uma senha alfanumérica (letras e números);
-
Após esse cadastro, volte a página para fazer de novo o login e pronto: já pode conferir seu saldo.
O FGTS é um direito do trabalhador
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi criado em 1966 visando proteger o trabalhador. Trata-se de um valor que toda empresa deve depositar na Caixa Econômica Federal em nome dos seus empregados. Esse dinheiro depositado pode ser sacado em certas situações, como por exemplo: por ocasião da demissão do funcionário sem justa causa, quando o trabalhador se aposenta, doenças graves tais como câncer ou AIDS e também comprar imóvel.
A Caixa Econômica Federal é a gestora desse dinheiro, o que dá mais segurança ao trabalhador, em razão da Caixa ser um banco tradicional, com 159 anos de existência. O trabalhador tem o direito de acompanhar o saldo de sua conta e agora, com o APP FGTS, a Caixa Econômica oferece mais facilidades para isso.
Monique Paulenak da Silva