Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego Online




Confira dicas fundamentais de comportamento e postura diante de um processo seletivo online.

Para driblar as dificuldades impostas pela pandemia, muitas empresas mudaram sua modalidade e seus processos de trabalho, apostando no ambiente digital como uma saída promissora.


Mas não foi apenas a realização das atividades que mudou, o modo de recrutamento também ganhou adaptações. Em salas virtuais, brasileiros desempregados puderam, de casa, realizar suas entrevistas de trabalho.

No intuito de ajudar pessoas a se saírem bem nessa hora, trouxemos 6 dicas fundamentais de comportamento e postura diante de um processo seletivo online, acompanhe.

Como se comportar em entrevistas de emprego online?

Listamos seis dicas que ajudarão você e aumentarão suas chances de contratação durante uma seletiva online. Separe o seu currículo e veja como deverá se comportar perante os seus recrutadores.

Escolha um lugar favorável

A dificuldade de estar em casa, geralmente, é ter que dividi-la com muitas outras pessoas. Na hora de uma entrevista online isso se torna ainda mais inconveniente, pois encontrar um lugar adequado é difícil.

Porém, você vai precisar encontrar na sua casa um lugar vazio, silencioso, iluminado e arejado, como um quarto com janelas ou um escritório, se for o caso. Converse com sua família e explique a necessidade de fazerem silêncio até o final da reunião.

Mantenha uma boa postura

Lembre-se de que está diante de uma oportunidade de trabalho, deve se mostrar disposto e atento. Evite deixar os ombros muito relaxados ou manter-se encostado na cadeira com os braços soltos.

O ideal é manter a postura ereta, com braços sobre a mesa e o olhar atento para responder prontamente aos recrutadores. Isso mostrará sua disposição para o trabalho, seu interesse na vaga e seu compromisso com aquele momento.

Seja claro

Sempre que for questionado, comunique-se de maneira clara. Use palavras simples e fale sempre a verdade. Algumas pessoas tentam parecer intelectuais e constroem discursos extensos e cheios de palavras rebuscadas. Fuja disso.

A ansiedade costuma bater nesses momentos e uma fala muito elaborada pode se transformar em um desastre. Use da simplicidade, pois, mesmo com o nervosismo, suas respostas serão compreendidas.

Regule o tom de voz

Seu tom de voz falará muito sobre você durante a entrevista. Será medido nele sua capacidade de obedecer hierarquias, seu instinto para liderança, sua disposição para o trabalho e muito mais.

Portanto, tente manter um tom positivo e seguro, evite falar alto ou responder com rispidez. Seja educado e firme, mostrando que sabe suas competências e reconhece a autoridade de seus recrutadores naquele momento.

Evite demonstrar muitas preocupações com a aparência

Algumas mulheres tendem a ficar olhando para si mesmas, arrumando o cabelo ou mexendo na roupa enquanto respondem. Claro que é permitido esse tipo de movimento, mas evite ao máximo.

Você deve se arrumar antes da entrevista e garantir que ficará bem durante toda ela. Geralmente, são 20 ou 30 minutos de reunião, então não dá tempo de o cabelo se desfazer ou de borrar a maquiagem, pode ficar tranquila!

Teste todos os equipamentos antes da entrevista

Perder a vaga de emprego por causa de um problema técnico pode ser um desastre. Para evitar isso, teste muito bem todos os seus equipamentos e garanta que estão funcionando perfeitamente. Faça isso um dia antes e com algumas horas de antecedência também.

Além disso, lembre-se e desligar suas notificações durante a entrevista e fechar todas as abas inutilizadas para evitar o travamento da máquina. Pense em como seria constrangedor ficar com a imagem congelada diante dos entrevistadores ou mesmo sumir de repente. Garanta que só estarão abertas as janelas necessárias à entrevista.

Todo cuidado é pouco durante uma entrevista online, onde muitos imprevistos podem acontecer. Esteja atento a tudo, mantenha uma boa postura e dê o máximo de si. Pode ser mais difícil do que uma reunião presencial, mas é possível se sair bem seguindo as dicas acima.

Por Ana Barbara da Cunha Luciano

Entrevista online

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *