Inteligência Emocional no local de trabalho

Promover a inteligência emocional nas empresas é uma boa maneira de melhorar o ambiente de trabalho.

Eles entendem melhor os outros, adaptam-se melhor às situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, levam uma vida mais saudável… As pessoas com inteligência emocional elevada têm muitas vantagens. Isto também é verdade no local de trabalho.

No ambiente de trabalho, há sempre momentos de tensão, estresse e hostilidade. Portanto, promover a inteligência emocional nas empresas é uma boa maneira de melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Pharmaceutical Education provou que uma forte propensão em inteligência emocional aumenta a capacidade de tomar decisões sólidas, construir e manter relações de colaboração, lidar efetivamente com o estresse e lidar em maior grau com as constantes mudanças.

Em suma, ela permite que um indivíduo não só tenha um bom desempenho no local de trabalho, mas também na realização de várias outras metas e objetivos em sua vida.

Por que a Inteligência Emocional é importante no local de trabalho?

A inteligência emocional começa de dentro para fora com cada indivíduo. Envolve o reconhecimento de vários aspectos de seus sentimentos e emoções e o tempo necessário para trabalhar os elementos de autoconsciência, auto-regulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

Como a Inteligência Emocional Ajuda os Gestores?

Líderes que levam tempo para entender diferentes perspectivas trabalham para estabelecer um meio-termo em desacordos. Ao prestar atenção em como os outros respondem uns aos outros, você pode tentar ajudar as pessoas a se sentirem ouvidas, o que, por sua vez, as ajudará a estarem mais dispostas a transigir.

Portanto, os trabalhadores que souberem administrar suas emoções terão mais sucesso na liderança de uma equipe. Eles não apenas serão mais capazes de realizar habilidades de persuasão e motivação, mas também terão uma melhor compreensão dos membros de sua equipe, como se relacionar com eles e como ajudá-los com seus problemas.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.