A energia relacional refere-se ao sentimento positivo e à sensação de maior desenvoltura experimentada como resultado direto de uma interação com outra pessoa. Algumas pessoas parecem aumentar nossa energia, positividade e senso de desenvoltura enquanto outras ou não têm impacto ou drenam nossa energia.
Estudos sobre energia relacional mostraram que a energia positiva emanada de um indivíduo pode ter um impacto positivo direto sobre a motivação de outros no trabalho. De fato, vários estudos mostraram que os níveis de energia dos indivíduos podem ser contagiosos.
As equipes frequentemente têm um desempenho que corresponde à energia percebida dentro da equipe. Em outras palavras, quando se considera que há uma energia negativa, as equipes tendem a ter um desempenho significativamente pior do que as equipes que são consideradas como compostas por indivíduos com uma energia positiva.
A energia positiva aumenta significativamente:
– Recursos;
– Resiliência;
– Rentabilidade;
– Criatividade;
– Flexibilidade;
– Produtividade;
– Capacidade de aprendizagem.
A energia positiva não apenas aumenta a produtividade individual, mas também:
– Atenua os efeitos do estresse;
– Aumenta o engajamento dos funcionários;
– Aumenta a velocidade com que os funcionários executam as tarefas;
– Aumenta a satisfação no trabalho.
Positividade é uma ideia, um conceito, uma filosofia. Mas como é que um líder transpira ou lidera com positividade?
1. Os negócios e a vida são sempre incertos e em rápida evolução. Ao invés de se preocupar com tudo, aceite esta realidade e não a combata, mas a abrace.
2. Passe 100% do seu tempo concentrado nos resultados da condução através das alavancas que você pode controlar. Aprenda a afastar o que você não pode. Empurre sua equipe para fazer o mesmo.
3. Você mesmo determina em grande parte se você e sua equipe terão um dia bom ou um dia ruim. Comprometa-se com um dia ensolarado e o sol provavelmente brilhará.
4. Permanecer calmo permite abraçar a realidade. As marés mudam. O universo parece favorecer uma ação decisiva e controlada sobre o pânico.
5. Ninguém está certo 100% do tempo, e ninguém ganha 100% do tempo. Quanto mais se tenta, mais se falha – e mais se ganha. Essa é a matemática.
6. Ultrapasse o fracasso rapidamente. Acontece e vai acontecer novamente. Não se preocupe, não se questione. Avance, aprenda e faça melhor.
7. Tenha gratidão e comemore as pequenas vitórias. Seja incrivelmente grato por tudo o que você tem: sua empresa, equipe, clientes, família, amigos, etc.
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