As diferenças entre Gestão e Liderança

Para que os gerentes sejam eficazes, eles precisam perceber que parte de seu trabalho é ser um líder.

“Gerente é mais do que um título”, diz Edward C. Hopson, fundador da Hopson Communications and Coaching. “Eles são obrigados a liderar as pessoas, o que significa demonstrar as habilidades e atributos que encorajam as pessoas a segui-los”.

Significa ser alguém que os funcionários respeitam, que pode resolver desentendimentos com mais do que, “porque eu sou o chefe”. Mas com demasiada frequência, as organizações nomeiam gerentes que fazem pouco mais do que gerenciar um processo – recursos, inventário, entregas – em vez de liderar as pessoas. Eles não estão preparados para lidar com as pessoas que fazem parte do trabalho.

As pessoas que são inspiradas pela liderança tendem a ter um compromisso mais profundo para alcançar objetivos – sejam eles departamentais ou organizacionais. Elas estão mais comprometidas com a missão e a visão e trabalham para torná-la realidade.

Quando um gerente é mais orientado para o processo e luta com a liderança de pessoas, aqueles que gerenciam tendem a ver o trabalho que fazem como apenas um trabalho. Eles se agarram ao seu papel e são mais propensos a fazer apenas o que é necessário, em vez de gastar qualquer esforço extra.

Um líder precisa estar em sintonia com as necessidades das pessoas que ele administra, tanto quanto precisa estar em sintonia com a missão da organização. Quando as pessoas são tratadas como indivíduos, elas se sentem como se fossem mais do que apenas engrenagens em uma roda.

Isso significa abrir exceções, por exemplo, ser flexível com alguém que precisa buscar seu filho na escola, ou ajustar um acordo de pagamento e comissão para ajudar alguém que trabalhou duro ao longo dos anos a passar por um período desafiador. Quando os funcionários experimentam isso, os valores não precisam ser escritos e recitados para que apareçam no comportamento em toda a organização.

Como ser um Gerente Líder?

A vida como gestor é um desafio, e o que funciona em uma equipe, ou com um indivíduo, raramente se aplica a todos. A chave para gerenciar bem as pessoas é entender as pessoas.

Você precisa saber o que as faz funcionar, o que as motiva, e quando e como elas são mais produtivas. Muitas vezes isso é mais fácil de dizer do que fazer.

Você também não pode negligenciar suas próprias motivações e desenvolvimento, pois a progressão na carreira não pára quando você alcança essa cobiçada função gerencial.

1. Seja humano;
2. Tire o máximo proveito de sua equipe;
3. Seja o melhor que você pode ser;
4. Seja estratégico;
5. Estabeleça metas;
6. Represente a empresa;
7. Seja justo, honesto, transparente e ético.

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