Vantagens de contratar um trabalhador com deficiência

Inclusão social: Razões para contratar pessoas com deficiência

A inclusão de pessoas com deficiência em sua organização terá um impacto muito positivo em sua empresa. 

Pesquisas mostram que os benefícios de contratar pessoas com deficiências incluem melhorias na lucratividade (por exemplo, lucros e rentabilidade, rotatividade e retenção, confiabilidade e pontualidade, fidelidade dos funcionários, imagem da empresa), vantagem competitiva (por exemplo, clientes diversos, fidelidade e satisfação do cliente, inovação, produtividade, ética de trabalho, segurança), cultura de trabalho inclusiva e conscientização da capacidade.

As principais vantagens que um trabalhador com deficiência tem sobre um trabalhador sem deficiência são as seguintes:

  • Alta motivação para trabalhar
  • Desejo de auto-aperfeiçoamento
  • Capacidade de enfrentar novos desafios
  • Grande interesse e vontade de aprender
  • Grande disponibilidade para trabalhar
  • Pessoas constantes em seu trabalho.
  • Pessoas que tendem a ser mais pontuais do que outras.
  • Pessoas mais produtivas do que outros funcionários.
  • Pessoas que solicitam licenças e autorizações com menos frequência do que aquelas sem deficiência.
  • Pessoas altamente responsáveis.

Veja algumas razões para contar com pessoas com deficiência na equipe

Melhora o Ambiente de Trabalho

A integração das pessoas com deficiência na empresa gera uma melhoria no ambiente de trabalho, muda a atitude dos trabalhadores e elimina muitos estereótipos, fruto da grande responsabilidade e perseverança que essas pessoas desenvolvem. A deficiência diminui quando a pessoa que a possui tem capacidade de tomar decisões sobre sua vida, com recursos externos que lhe proporcionam bem-estar, como tecnologia, ausência de barreiras físicas, novos conhecimentos, recursos econômicos, entre outros.

Reduz riscos de acidentes de trabalho

Os funcionários com deficiências têm menos probabilidade de entrar em acidentes relacionados ao trabalho. Estudos concluíram que os funcionários com deficiências são mais conscientes da segurança no local de trabalho.

Incentivos fiscais

As empresas que contratam pessoas com deficiência podem receber créditos fiscais ou outros incentivos. As empresas elegíveis podem receber certos créditos fiscais para ajudá-las na contratação e acomodação de trabalhadores com deficiência.

Gera maior comprometimento

O trabalhador com deficiência geralmente é mais fiel ao seu trabalho do que um trabalhador sem deficiência. Apresentam menor rotatividade, o que evita custos e tempo de treinamento. Por esta razão, a inclusão laboral é um processo que deve incluir igualmente as condições de tarefas, salários e horas que qualquer outro trabalhador cumpre.

Permite ter trabalhadores eficientes em tarefas específicas

Algumas pessoas com deficiência têm características especiais que lhes permitem adquirir habilidades superiores ou únicas às de outros funcionários. Exemplos: pessoas com deficiência auditiva são ideais para trabalhar em locais de alto ruído sem sofrer danos que levem a doenças ocupacionais por esse motivo. Aqueles com síndrome de Down realizam tarefas repetitivas muito bem. Pessoas com deficiência físico-motora podem realizar tarefas que exigem passar muito tempo em um só lugar, e pessoas com deficiência visual trabalham melhor em locais escuros do que outras pessoas.

Aumentam a diversidade no local de trabalho

 Tanto os trabalhadores com e sem deficiências se beneficiam igualmente de um ambiente de trabalho diversificado. Ao trabalhar ao lado de funcionários com deficiências, os indivíduos que não são deficientes se tornarão mais conscientes sobre como tornar o local de trabalho e outros ambientes mais inclusivos e acessíveis a todos.

Melhora a reputação corporativa

A imagem da organização não é apenas afetada positivamente no mercado, mas também dentro dele. Desenvolve-se o orgulho de pertencer a uma empresa que respeita e integra pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência são tão capazes quanto qualquer outra pessoa! Esta é a razão mais simples, mas difícil para os empregadores entenderem sobre a contratação de trabalhadores com deficiência.

 

 

 

 

 

 

Posts Recentes

Desempregado? Veja como o Bolsa Trabalho pode te ajudar

Com R$ 540 mensais e cursos de capacitação, o Bolsa Trabalho promete ser o suporte que você precisa para mudar… Leia Mais

Começar a carreira na Usiminas: vagas para Trainees, Estagiários e Aprendizes

Quer começar a carreira na Usiminas? Veja as vagas disponíveis para Trainees, Estagiários e Aprendizes e inscreva-se já! A Mineração… Leia Mais

Vagas de estágio em Direito na PGE-AM: inscrições abertas

A PGE-AM abre inscrições para o 41º Processo Seletivo de Estágio em Direito. Inscreva-se até 15 de julho! A Procuradoria… Leia Mais

Junte-se à Usiminas: vagas para trainees, estagiários e aprendizes

Usiminas abre inscrições para programas de trainee, estágio e aprendizagem. Participe e desenvolva sua carreira com os melhores. A Usiminas,… Leia Mais

Inscrições abertas para estágio em jornalismo na EPTV

A EPTV está com inscrições abertas para 30 vagas de estágio em jornalismo. Candidatos devem estar cursando comunicação e residir… Leia Mais

Electrolux oferece vagas de estágio sem exigência de experiência anterior

A Electrolux oferece vagas de estágio em engenharia, negócios, TI, marketing e mais. Inscrições até 25 de junho. A Electrolux… Leia Mais