Como ser mais organizado no ambiente de trabalho? Confira as dicas

Os impactos da falta de organização no trabalho

Ser desorganizado pode dificultar sua capacidade de chegar onde você quer estar profissionalmente, diminuir sua produtividade, custar tempo e dinheiro ao seu empregador e pode até ser ruim para sua saúde física e mental.

Muitas pessoas desejam avançar em suas carreiras, mas não irão longe a menos que sejam organizadas. A desorganização pode fazer com que os funcionários esqueçam datas, confundam tarefas, falhem prazos e, por sua vez, isso os torna pouco confiáveis.

A falta de organização afeta a produtividade

Em vez de poder trabalhar, a desorganização o deixará vasculhando documentos e tentando encontrar uma área livre de bagunça em sua mesa. Passar todo esse tempo sendo não produtivo faz com que sua eficiência sofra, o que não parecerá bom para seu chefe.

Trabalhar em um ambiente de escritório limpo e arrumado reduzirá a quantidade de tempo que você gasta caçando arquivos e aumentará sua capacidade de fazer as coisas.

O tempo é um recurso valioso que pode ser caro para uma empresa quando é desperdiçado. A desorganização resulta em uma falha na priorização de tarefas, na conclusão de projetos dentro do prazo e na preparação de suas atividades do dia-a-dia.

Em geral, as pessoas organizadas têm uma atitude mais otimista em seu ambiente de trabalho, e são muito mais produtivas. Gradualmente, integre estes hábitos à sua rotina diária de trabalho e você verá que começará a obter melhores resultados em suas rotinas de trabalho.

Por fim, quando as pessoas são desorganizadas, isso as faz sentir mais ansiedade e estresse. Consequentemente, este tipo de exaustão mental pode ter um custo para o corpo. Dores de cabeça e dores nas costas induzidas pelo estresse são sintomas físicos comuns que podem ser mais prevalentes em pessoas menos organizadas.

Dicas para ser mais organizado e a obter melhores resultados em seu trabalho

1. Para começar, é muito importante que você mantenha sua mesa arrumada. Ter seus utensílios visíveis e organizados adequadamente o ajudará a ser mais prático em seu trabalho. Uma dica: use armários para seus documentos, você evitará empilhá-los em sua mesa.

2. Trabalhe com objetivos que você estabeleceu. Identifique suas tarefas diárias e atribua uma certa quantidade de tempo a cada uma delas. Mantenha estes objetivos específicos e realistas.

3. Faça listas de tarefas e classifique-as de acordo com a importância. Por exemplo, você pode classificá-las em tarefas pendentes, tarefas urgentes… A adoção desta rotina será muito útil e aumentará sua produtividade.

4. Veja qual é seu tempo mais produtivo e execute as tarefas mais difíceis. Por exemplo, se seu melhor horário é logo pela manhã, reserve um tempo para escrever esses densos relatórios.

5. Escolha um horário durante seu dia de trabalho para verificar seu e-mail. A verificação constante de sua caixa de entrada fará com que você perca a concentração. Evite consultar continuamente seu e-mail, você verá como economizará tempo.

6. Mantenha um calendário físico à vista. Será muito útil para anotar datas importantes, dias de reunião, compromissos, datas de entrega… Ter seus dias marcados constantemente à vista o ajudará a memorizar a agenda para as próximas semanas.

7. Concentre sua energia em uma tarefa de cada vez. Por exemplo, se você tiver que fazer uma série de telefonemas, concentre-os em um único bloco. Você economizará muito tempo.

8. Faça algumas pausas. Ao planejar seu dia, inclua algumas pausas para que você possa descansar e limpar sua mente. Se você integrar este hábito, será mais produtivo. É claro, não abuse dessas pausas.

9. Aprenda a dizer não. Você é uma só pessoa e às vezes não podemos fazer tudo. Se você acha que abranger mais vai acelerar sua tarefa ou sabe que não vai terminar, basta dizer não para que haja coerência entre seus compromissos e objetivos.

10. Comemore seus triunfos. Se você pode alcançar seus objetivos, por que não comemorar? Este hábito o ajudará a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e lazer.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais