Por uma perspectiva humana e de vulnerabilidade, empatia é comunicar aquela incrível mensagem de cura de “você não está sozinho”. Os três tipos de empatia que os psicólogos definem são: Cognitiva, Emocional e Compassiva.
Ao refletir sobre suas próprias experiências em casa, no escritório ou com amigos e família, provavelmente não demorará muito para você perceber os diferentes tipos em sua própria vida.
A Empatia Cognitiva versa sobre o pensamento e a emoção. Ela é definida pelo conhecimento ou compreensão em nível intelectual. Como a maioria de nós sabe, compreender a tristeza não é a mesma coisa que sentir a tristeza.
A Empatia Emocional, como o próprio nome diz, envolve sentir diretamente as emoções que outra pessoa está sentindo. É quando você se sente fisicamente junto com a outra pessoa, como se as suas emoções fossem contagiosas.
Na maioria das vezes, a Empatia Compassiva é a ideal. Com este tipo de empatia não apenas entendemos a situação difícil de uma pessoa e nos apegamos a ela, mas somos espontaneamente comovidos a ajudar, se necessário.
Em qualquer empresa, você inevitavelmente terá colegas com os quais você trabalha diariamente. Não importa o quanto você esteja ocupado com seu próprio trabalho, há momentos em que um colega de trabalho vai até você para pedir ajuda. A grande pergunta é: Você deve ajudar?
Em um ambiente acirrado com a filosofia de “cada um por si, Deus por todos”, você pode pensar duas vezes em ajudar os outros. É compreensível que um funcionário pense primeiro em si mesmo, mas embora possa parecer a melhor decisão a curto prazo, pode não ser a melhor a longo prazo.
Um melhor relacionamento entre os membros da equipe é desejável, especialmente em um ambiente de equipe onde o sucesso dos projetos depende do trabalho conjunto dos membros.
Ajudar os outros mostra que você não é apenas um bom funcionário sozinho, mas também um jogador de equipe que está pronto para ajudar os outros.
Você pode ter coisas que faz à sua maneira, mas ajudar os outros lhe permite ver como eles fazem as coisas. Você pode até aprender um novo truque, ao mesmo tempo em que ajuda alguém no processo.
Se você quer continuar ajudando os outros enquanto mantém seu bem-estar como sua primeira prioridade, então você precisa encontrar o equilíbrio perfeito entre ajudar e não ajudar. É importante estar atento ao tempo que você gasta ajudando os outros – isso está prejudicando seu desempenho? Nunca ajude às custas de sua própria carreira.
Encontrar tempo para ajudar seus colegas de trabalho não é uma tarefa simples. Ainda assim, você provavelmente descobrirá que é a coisa certa a fazer, e você nunca sabe – alguém pode retribuir o favor quando você precisar dele algum dia.
Criar uma atmosfera de honestidade fomenta um ambiente de auto-responsabilização e responsabilidade. Quanto mais transparente for o ambiente de trabalho, mais felizes serão os funcionários. Quanto mais felizes são os funcionários, mais produtivos eles serão. Em última análise, a honestidade constrói confiança na empresa e confiança na liderança.
Expressar a verdade permite a todos nós identificar o problema e trabalhar como uma equipe para melhorá-lo.
1. É importante dar um ao outro a liberdade de ser honesto, mesmo que não concordemos com sua avaliação. Fazer um funcionário sentir que sua opinião é julgada não fomentará um ambiente onde ele se sinta aberto para expressar suas ideias e/ou preocupações.
2. Se os funcionários virem que suas opiniões e pensamentos são importantes, e a liderança e o pessoal tomarem as medidas para melhorar ou implementar suas ideias, eles serão fortalecidos. Funcionários capacitados são funcionários que têm um desempenho acima da média e sentem um forte senso de lealdade para com sua empresa.
3. Se um funcionário quer expressar uma opinião, seja ela boa ou ruim, ele precisa respaldar suas opiniões com fatos e substância. Agarrar só para agredir não leva ninguém a lugar algum. Os funcionários devem estar preparados para oferecer soluções para as questões que eles vêem.
4. Seja por e-mail, newsletter ou reunião trimestral do pessoal, todos deveriam dizer o que pensam que está funcionando e talvez o que não está funcionando. É importante focar no positivo, assim como reconhecer o negativo. A comunicação é a maneira mais importante de fomentar este ambiente honesto.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?