Qual a melhor maneira de comunicar a demissão a um funcionário?

Demitir um funcionário é quase sempre um processo muito desagradável. Veja as dicas de como fazê-lo corretamente.

Todo mundo gosta de dar boas notícias, e não há pessoa de recursos humanos que se recuse a contratar um trabalhador. No entanto, as coisas mudam quando a decisão é oposta e o que está em jogo é a demissão de um funcionário: parece que não é o momento certo para repassar essa informação ao envolvido. Muitos carecem de firmeza suficiente para encerrar o processo profissional na empresa e têm dificuldade em saber como demitir um trabalhador.

Planejando a demissão

Uma vez tomada a decisão de demitir um trabalhador, todo o RH deve estar ciente disso, a fim de agilizar os procedimentos para sua saída da empresa. Também é aconselhável preparar toda a documentação que será entregue ao trabalhador o mais rápido possível.

Agende uma reunião privada com o funcionário: independentemente do porte da empresa, a comunicação da demissão deve ser feita pessoalmente. É necessário convocar uma reunião com o trabalhador logo após a decisão de demiti-lo. Deixar o tempo passar só servirá para produzir algum vazamento ou boato que torne a atmosfera mais rara.

Informando a demissão ao trabalhador

Chegou o momento que você decidiu que está na hora de demitir um membro com baixo desempenho de sua equipe. Você cobriu suas bases em termos de documentação, e coordenou com o RH. Mas agora você tem que ter a temida conversa. Qual é a melhor maneira de dar a notícia? Quem deve estar na sala com você? O que você diz e não diz? E como você diz ao resto da equipe?

Mesmo quando a justificativa é clara, você está sentado e dizendo a alguém que ele não está mais recebendo um salário e que quando ele acordar de manhã, não terá mais para onde ir. Isso é difícil. Como gerente, você tem que ter em mente o que é certo para a empresa. Você tem que se concentrar no fato de que a demissão faz sentido nos negócios e esperamos que seja do melhor interesse da pessoa e de sua equipe seguir em frente.

Quando o mal supera o bom e quando o funcionário está causando mais problemas do que está resolvendo, é hora de esse funcionário ir embora. É claro que a demissão deve ser o passo final em um processo justo e transparente que começou muito antes da verdadeira conversa de desligamento – e deve haver um rastro de papelada para provar isso.

Os gerentes raramente se arrependem de ter agido muito rapidamente em uma rescisão, mas se arrependem de ter esperado muito tempo. Se você ainda estiver tendo dificuldade em reunir a coragem para agir, pense em sua equipe. Afinal, eles são aqueles que estão pegando a folga e talvez trabalhando mais horas porque a pessoa [que você precisa despedir] não está fazendo seu trabalho corretamente.

Dicas de frases para usar na demissão

As palavras que você usa para despedir um funcionário devem ser simples e diretas. A sugestão pode ser começar dizendo: “Tenho algumas más notícias para você. Hoje é seu último dia por aqui“. Então diga o motivo da rescisão em uma simples frase. Seja transparente, por exemplo: “Nós o desligamos porque você não atingiu seus objetivos de vendas“. É importante usar o pretérito pois exclui argumentos sobre segundas oportunidades.

A demissão pode ser uma tarefa difícil para você, mas para a pessoa que está sendo demitida, pode ser ainda mais traumática. Portanto, tenha empatia. Ofereça-se para ser útil. Se você realmente acredita que alguém é uma boa pessoa que tem talentos e habilidades que poderiam ser úteis em outro lugar, diga-lhe que você ficará muito feliz em fornecer uma referência, ou oferecer-se para fazer apresentações.

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