Como aumentar a diversidade de gênero na empresa?

A importância da diversidade na Gestão de Pessoas

A diversidade no local de trabalho abrange a variedade de diferenças entre os funcionários, tais como raça, educação, gênero, orientação sexual, antecedentes educacionais, religião e muito mais, de acordo com o People Scout.

Parte da importância da gestão da diversidade inclui a capacidade de uma ampla base de experiência cultural para impulsionar a inovação. Quer um funcionário seja gerente, nível médio ou de entrada, quando todos na força de trabalho têm um histórico semelhante, o processo criativo que impulsiona a inovação e a resolução de problemas é semelhante. Uma nova perspectiva que não corresponda a este “pensamento de grupo” é mais provável de melhorar o negócio de uma forma única.

As empresas que abraçam a autêntica diversidade descobrirão que não basta ter apenas o número necessário de “minorias” no local de trabalho. A importância da diversidade no local de trabalho levou as empresas a desenvolver funções de “chief diversity officer” que tocam mais do que apenas o recrutamento e os recursos humanos.

Estes CDOs terão, ao invés disso, maior controle sobre áreas como estratégia, marketing e vendas. Eles aperfeiçoarão as aplicações dos canais para recrutar uma base de talentos diversificada. As empresas que têm diversidade entre o pessoal administrativo atenderão mais facilmente às necessidades de uma ampla base de clientes, já que as ideias e atitudes dentro da empresa refletirão mais de perto as do público em geral.

Talvez a razão mais convincente para empregar uma força de trabalho diversificada seja a inteligência cultural. Quando colegas de trabalho e clientes são diversos, as oportunidades não apenas para aprender, mas para apreciar os valores que outras culturas consideram sagrados são ilimitadas. A adoção desses valores como parte da mensagem central da empresa e do produto promove o entendimento entre as culturas. Quando uma empresa opera com a diversidade em mente, a oportunidade de valor compartilhado – tanto no lucro quanto na sociedade – é grandemente expandida.

Como alcançar a equidade de gênero na empresa?

Aqui estão cinco maneiras de melhorar a igualdade entre os sexos no local de trabalho:

1. Fazer uma lista restrita mais longa ao recrutar

As desigualdades de gênero podem ser inerentes a processos informais de recrutamento, particularmente em indústrias dominadas por homens.

2. Eliminar a diferença de remuneração entre os sexos

A diferença salarial entre homens e mulheres mede a diferença de salário médio entre empregados e empregadas. Em 2020, as mulheres no mundo inteiro ganhavam 81 centavos por cada dólar americano ganho pelos homens, de acordo com o Statista. As faixas salariais podem encorajar as candidatas e os funcionários a negociar seu salário, dando uma indicação de expectativas razoáveis para um determinado papel.

3. Usar avaliações baseadas em habilidades

Os empregadores deveriam usar avaliações baseadas em habilidades e entrevistas estruturadas ao recrutar, para reduzir o risco de enviesamento injusto.

4. Ter homens mentorados por mulheres

Deixe as mulheres serem mentoras de homens. A tutoria no local de trabalho pode se revelar inestimável para ajudar um funcionário a progredir em sua carreira. Se incentivarmos mais mulheres mentoras de homens, talvez possamos gerar mais empatia, mais cooperação e apenas mais vontade de nos vermos como pessoas e de trabalhar para o sucesso de todos.

5. Fazer do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal uma prioridade

A melhoria do equilíbrio trabalho-vida pode beneficiar tanto homens quanto mulheres. A igualdade de gênero no local de trabalho também se amplia consideravelmente depois que as mulheres têm filhos – uma questão que pode ser resolvida por políticas de licença parental compartilhada e permitindo que os pais trabalhadores partilhem os cuidados dos filhos de forma mais igualitária.

Diversidade de gênero na gestão de equipes

Há vários benefícios para sua organização quando você faz da diversidade de gênero no local de trabalho uma prioridade.

1. Amplie sua reserva de talentos

Deve ser óbvio, mas as organizações ainda não compreendem que, ao não dar ênfase à diversidade de gênero, elas estão na verdade limitando a quantidade de talentos que estão entrando em sua organização. Ao garantir que você tenha uma mistura saudável de mulheres, homens, transgêneros e pessoas não binárias em sua equipe, você pode se beneficiar destes diferentes pontos de vista e aumentar o nível de criatividade e inovação de sua equipe.

2. Perspectivas múltiplas

Mulheres, homens, trans, e pessoas não binárias têm todos um ponto de vista diferente, que vem de diferentes experiências de vida. Por exemplo, não há uma pessoa no mundo que possa contestar o fato de que as mulheres experimentam comprar um carro de maneira diferente do que os homens. Ao garantir que você tenha diversidade de gênero em sua equipe, você pode se beneficiar destes diferentes pontos de vista e aumentar a criatividade e a inovação em sua equipe.

3. Colaboração aprimorada

Grupos com mais mulheres são melhores em se revezar em conversas, o que, por sua vez, as ajuda a compartilhar conhecimentos e habilidades entre si. E colaborar cara a cara em projetos torna-se muito mais fácil quando a organização pode abrir uma linha de comunicação tão importante.

4. Melhore a retenção de seu pessoal

Que empresa não quer ter uma taxa de rotatividade de funcionários significativamente menor? Quando você pode reter seus funcionários, você economiza muito em termos de tempo e dinheiro gasto não apenas no recrutamento de novos candidatos, mas também no treinamento deles para se atualizarem. Ao colocar ênfase em ter uma cultura inclusiva, você pode elevar o moral e aumentar as oportunidades para os funcionários, o que, por sua vez, levará a taxas mais altas de retenção de funcionários e economizará seu tempo e dinheiro a longo prazo.

5. Melhore a reputação da empresa

Quando sua organização ganhar a reputação de ter uma força de trabalho mais diversificada, você terá à sua disposição uma poderosa ferramenta de recrutamento.

Posts Recentes

Ford busca mulheres talentosas para programa de estágio 2024

A Ford anuncia seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, focado em acelerar o desenvolvimento de mulheres em diversas áreas da… Leia Mais

GTFoods contrata: 100 vagas disponíveis para início imediato em Maringá

Mega fábrica em Maringá oferece 100 oportunidades de emprego para quem quer começar a trabalhar agora. A GTFoods, uma das… Leia Mais

O que Elon Musk prevê para o mercado de trabalho com a IA

Elon Musk prevê um futuro sombrio onde os empregos serão opcionais, graças à inteligência artificial. O avanço das tecnologias de… Leia Mais

Mercantil Atacado e GBarbosa oferecem oportunidades de emprego na Bahia

GBarbosa e Mercantil Atacado oferecem novas vagas de emprego em diversas cidades da Bahia. Confira as oportunidades e benefícios. Conseguir… Leia Mais

Quer trabalhar na Klabin? Confira as vagas abertas nas fábricas do Paraná

Descubra as novas vagas de emprego na Klabin, uma das maiores produtoras de papéis para embalagens do Brasil. Procurar um… Leia Mais

Vagas de estágio e emprego na Sejuv: inscrições abertas

Jovens acima de 16 anos podem se inscrever para vagas de estágio e emprego na Sejuv; salários de até R$… Leia Mais