Apesar de trabalhar em vários estágios durante a faculdade, obter boas notas e provar que estão sempre um passo à frente dos outros, nunca é suficiente para as empresas enquanto contratam. A questão de quanta experiência você tem desmotiva os mais novos e pode afastar as oportunidades que estão à sua frente.
Ao entrar no mercado de trabalho, os jovens devem considerar vários aspectos, incluindo a empresa e o cargo para o qual desejam se candidatar, o tipo de cultura empresarial que a organização administra e a experiência necessária.
Veja algumas maneiras pelas quais os profissionais podem superar a barreira da experiência:
Em outras palavras, não espere para ser contratado. Expressar seus dons de forma não tradicional – iniciar encontros, blogs, consultoria – é uma ótima estratégia para ganhar experiência rica através da iniciativa – sem necessidade de orientação ou permissão. É também uma poderosa oportunidade para mostrar sua ética de trabalho, conhecimento e capacidade de trabalhar em rede.
Líderes de todas as gerações podem concordar coletivamente que os resultados são o objetivo mais importante (apesar de diferenciarmos em como chegamos lá), portanto, concentre sua comunicação – via currículo e pessoalmente – em seu impacto.
Pergunte-se: Você acha que merece a posição ou está preso a um ciclo vicioso de autodestruição? Em entrevistas, há uma linha tênue entre demonstrar autoconsciência a respeito de suas “fraquezas” e brilhar em suas inseguranças.
Na economia de hoje cada vez mais competitiva, a maneira mais rápida de se tornar inestimável para uma empresa é ajudando a fazer crescer o negócio. Quer você esteja entrevistando para um novo emprego ou procurando uma promoção, destaque um interesse genuíno em construir relacionamentos e colaborar com potenciais interesses comerciais, mesmo que isso esteja além do escopo de sua atual descrição de trabalho.
Concentre-se nas habilidades que você tem. Os requisitos de uma oferta de emprego não precisam ser rigorosamente cumpridos, e é até possível que na entrevista você seja questionado sobre coisas que não constavam na oferta. Não é necessário, portanto, que você preencha todas as qualificações e requisitos que aparecem em uma oferta de emprego. Em vez disso, você pode se concentrar nas habilidades que possui e mostrar que elas podem ser transferidas (por exemplo, imagine que você realmente gosta de trabalho colaborativo, para poder mostrar que se encaixaria muito bem em qualquer equipe).
Para se destacar dos demais candidatos, é necessário apresentar qualidades como gentileza, profissionalismo, capacidade de resposta e acompanhamento.
Veja aqui como destacar as suas soft skills.
As empresas valorizam os trabalhadores que participam de trabalhos voluntários, como as dedicadas à responsabilidade social, organização de eventos acadêmicos, como fóruns, congressos e seminários. Também podemos destacar a prática de esportes, que pode ser de nível profissional ou semiprofissional. Todas essas ações devem ser incluídas no currículo, pois falar sobre liderança, trabalho em equipe e valores sólidos capacitam o candidato inexperiente.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?