Como conseguir ser promovido trabalhando em home office?

É possível ser promovido no trabalho sem ir ao escritório?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que o trabalho remoto não torne os funcionários invisíveis ou atrapalhe o crescimento.

Funcionários estabelecidos que conhecem bem seu chefe tendem a preferir o trabalho remoto porque se sentem confortáveis ??em sua função e desejam equilibrar o trabalho com as responsabilidades familiares ou outras obrigações pessoais. Para quem está começando a carreira, trabalhar de forma isolada pode dificultar a integração em uma organização e, posteriormente, a possibilidade de promoção.

As empresas se tornaram mais abertas ao trabalho remoto durante a pandemia. Agora, ao planejar como será o trabalho no futuro, eles estão prestando mais atenção ao que significa construir uma carreira sem as oportunidades tradicionais de networking, orientação e visibilidade que acompanham a ida a um escritório físico em tempo integral. Alguns de seus funcionários também estão pensando mais sobre o que o trabalho remoto ou híbrido de longo prazo pode significar para o futuro.

É mais difícil ser promovido em home office?

Em um estudo recentemente publicado pela Universidade de Stanford, os resultados mostraram que os funcionários que trabalham em casa são mais produtivos e mais felizes, mas têm 50% menos chances de serem promovidos em comparação com aqueles que entram regularmente em um escritório.

O estudo incluiu trabalhadores da CTrip, a maior agência de viagens em Xangai, China, com aproximadamente 16.000 funcionários. Durante nove meses, mais de 500 desses funcionários foram autorizados a trabalhar em casa por quatro dias na semana. No estudo, os trabalhadores que decidiram ficar em casa ou estar no escritório tinham a mesma carga de trabalho.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que trabalhavam de casa eram na verdade 13% mais produtivos quando comparados com as pessoas que estavam no escritório. Eles trabalhavam mais minutos por turno e realizavam mais ligações por minuto. No total, os funcionários que ficavam em casa eram mais felizes, porque podiam trabalhar nas horas que lhes eram melhores. Por exemplo, algumas pessoas são aves precoces enquanto outras são corujas atrasadas, o que significa que são mais produtivas dependendo de seu relógio biológico ou quando seus cérebros trabalham melhor.

Apesar de todas as vantagens que resultaram das pessoas trabalharem em casa, o estudo mostrou que aqueles que estavam no escritório foram promovidos duas vezes mais frequentemente do que aqueles que preferiram trabalhar em casa.

Isto pode ter muito a ver com o fato de que quando se trabalha de casa, perde-se o “face to face” que normalmente se teria com os outros no escritório. Sem esses contatos físicos regulares, é menos provável que você construa relacionamentos ou faça conexões com seus colegas de trabalho. Você também levará mais tempo para ouvir sobre as próximas oportunidades.

Como conseguir uma promoção trabalhando em casa?

O home office  tem seus prós e contras. Não ir ao escritório tem algumas vantagens para o funcionário, mas pode ser uma grande barreira para o avanço na carreira dentro da empresa pois não estar no escritório torna mais difícil conseguir a atenção do chefe e provar seu valor profissional.
Ser promovido de casa é um assunto difícil, mas é possível se você seguir algumas orientações.

1. Defina Metas

Víctor Espinosa, Diretor de Desenvolvimento Corporativo da empresa de serviços de recursos humanos Nexian, acredita que agora mais do que nunca é necessário estabelecer metas a serem alcançadas, para que o profissional fique claro sobre suas funções e os resultados a serem alcançados. “Desta forma, a empresa poderá medir qualitativa e quantitativamente seu valor a fim de avaliar uma promoção”, diz ele.

Reforce a confiança

Ao ter tais metas definidas, a relação de confiança empresa-empregado se tornará muito mais tangível, pois, independentemente dos horários e tempo de dedicação, o trabalhador terá que cumprir os prazos estabelecidos para a entrega dos projetos, demonstrando seu compromisso profissional, sem a necessidade de sua presença no escritório.

Reforce os laços de comunicação

É importante que o funcionário encoraje a comunicação com seus chefes, informando sobre a situação do trabalho pendente, até mesmo propondo reuniões regulares para informar seus superiores hierárquicos sobre o ritmo de atividade.

Mantenha-se atualizado

Uma das principais desvantagens do trabalho de casa é a perda de oportunidades de compartilhar informações que ajudam a melhorar a experiência no local de trabalho. Por este motivo, “atualmente, o treinamento desempenha um papel fundamental quando se trata de concorrer a cargos de direção”, diz Víctor Espinosa. A atualização para aplicar novos conhecimentos ao nosso trabalho diário será levada em consideração quando se tratar de apoiar uma promoção.

Tenha atitude

Uma das qualidades mais valorizadas pelos chefes, além dos resultados, é o papel do funcionário dentro da empresa e sua vontade de realizar seu trabalho, algo que precisa ser demonstrado muito mais em casa, mantendo uma constante proatividade. Também é essencial ser flexível e aberto a mudanças que possam surgir, transmitindo um senso de dever em todos os momentos.
Não será fácil aspirar à progressão na carreira em um momento de transição comercial.

Em resumo, não importa o quão bem você faça seu trabalho, criar relacionamentos e fazer com que as pessoas reconheçam e pensem em você será importante para o futuro de sua carreira.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais