O mercado brasileiro está se recuperando e conforme dados divulgados pelo IBGE o número de desempregados está caindo. Felizmente a economia nacional está crescendo e os setores tão afetados com o fechamento do comércio está conseguindo se recuperar.
Em um panorama diversos setores estão em crescimento e o número de contratados (e vagas que estão sendo projetadas) são empolgantes, confira os dados abaixo.
O mercado de trabalho está se recuperando de maneira robusta e que a reabertura da economia está ajudando praticamente todas as categorias, principalmente, aquelas dependentes do atendimento presencial e que foram as mais prejudicadas pelo fechamento do mercado devido à pandemia, como o comércio, o setor hoteleiro, os restaurantes e bares, lembrando também, dos serviços domésticos.
As corporações que mais efetuaram demissões durante o período da pandemia estão resgatando as suas contratações com objetivo de recuperar a mão de obra, como, por exemplo, o caso dos restaurantes, bares e hotéis.
As vagas recuperadas encontram-se no segmento nomeado pelo IBGE de "alojamento e alimentação", quando analisada em comparação ao segundo trimestre do ano antecedente, o segmento apresenta alta de 23,1%.
As contratações nos setores de serviços são as que mais estão auxiliando na derrubada da taxa de desemprego do Brasil. Esse segmento conta também com o mercado hoteleiro e restaurantes, que sofreram muito devido ao fechamento e restrições implantadas por governadores de estado durante a pandemia. Conforme a situação que os comerciantes se encontraram, tiveram que demitir, contudo, no período de pós-pandemia estão conseguindo se recuperar e estão realizando contratações.
O segmento apelidado pelo IBGE de "outros serviços" é o segundo que mais cresceu na contratação de novas oportunidades de emprego. Incluindo serviços como pet shops, salões de beleza, manicures, lavandeiras entre outras. E por fim, para um recorte rápido, o terceiro colocado no crescimento foi a categoria do comércio geral.
Somando às três categorias apresentadas acima, os números revelam que juntas elas empregaram cerca de 16,44 milhões.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?