Programa conta com 322 vagas para São Paulo e ABC Paulista.

O PADEF – Programa de Apoio às Pessoas com Deficiência foi criada em 1995 com o propósito de promover a inclusão das pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Com o objetivo de despertar a conscientização dos empresários, sendo esses os principais agentes para essa inclusão. O programa desenvolve diversas atividades, não apenas inclui as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas promove eventos e palestras com o objetivo de garantir à inclusão e capacitação de ambas às partes.

A importância do programa de inclusão se torna relevante devido ao grande número de pessoas com alguma deficiência, segundo uma pesquisa do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizada em 2010, mais de 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência. Sendo no Estado de São Paulo mais de 9,34 milhões de pessoas com deficiências.

– Vagas de disponíveis:

O programa de inclusão PADEF, localizado no Estado de São Paulo, está com vagas em aberto. O programa tem parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e ao todo estão disponíveis 322 oportunidades de empregos para pessoas com deficiência. As localidades das vagas serão na capital paulista e na Região do ABC.

As vagas de empregos são para as diversas funções como: auxiliar de escritório, atendente de balconista, recepcionista, operador de telemarketing, auxiliar de limpeza e vendedor. Vale lembrar que além dessas vagas existem outras que podem ser verificadas no site.

– Como participar:

Para participar das vagas as pessoas com deficiências deveram se cadastrar pelo site www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Os empregadores podem fazer o cadastro, sendo assim, estão aptos para disponibilizar novas vagas, porém é necessário possuir CNPJ. Para as pessoas que preferem fazer o cadastro pessoalmente poderão ir aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) ou na sede do PADEF localizado na Rua Boa Vista, 170 – 1º andar, Bloco 4, no centro de São Paulo. O funcionamento ocorre de segundo a sexta-feira, das 8h às 16 horas. A documentação necessária para participar são o RG, CPF, Carteira de Trabalho e Laudo Médico com o Código Internacional de Doenças ( CID).

O PADEF se encarrega de encaminhar os candidatos para os empregadores, antes o programa disponibiliza dinâmicas em grupos e palestras de sensibilização para que ocorra a integração.

Gisele Alves de Brito


Neste momento o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), que atua em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), oferece 509 oportunidades de emprego, sendo todas as propostas efetivas e direcionadas para as pessoas que possuem necessidades especiais.

As propostas disponíveis são para trabalhar em São Paulo (capital), Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Vale do Paraíba e na capital do estado do Rio de Janeiro.

Todas as vagas que estão abertas são para atuar nas funções de Porteiro, Auxiliar de Cozinha e Operador de Atendimento.

Os interessados em se inscrever precisam ter mais de 18 anos e o ensino fundamental ou médio completo. Não existe a necessidade de ter experiência anterior, sendo preciso apenas ter a disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia.

Algumas vagas são para trabalhar de segunda a sexta-feira, e outras propostas são para atuar também aos finais de semana. Todos esses detalhes serão devidamente explicados no momento da realização do processo seletivo.

Todos os profissionais que forem contratados vão receber o salário em um valor compatível com o mercado e os benefícios que são assistência odontológica, assistência médica, seguro de vida, participação de lucros, férias, décimo terceiro e etc.

A contratação vai ser feita pelas leis da CLT, e o registro é feito desde o primeiro dia de trabalho. O período de experiência vai ter a duração de 90 dias, e após esse prazo todos aqueles que desempenharem bem as suas atividades serão efetivados por tempo indeterminado.

Caso tenha gostado da proposta faça o quanto antes o cadastro do seu currículo acessando o site www.avape.org.br. A seleção vai ser feita através de entrevista pessoal.

Obs.: Saiba que as vagas oferecidas para esse público são constantemente atualizadas nesse portal. Acesse constantemente e com certeza você vai encontrar uma proposta que combine com o seu perfil. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Mais oportunidades para pessoas com necessidades especiais no estado de São Paulo. Desta vez as vagas são oferecidas pelo PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), que é coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Ao todo, são 251 chances de emprego, em vagas disponíveis para a região metropolitana de São Paulo, que oferece 10 vagas, além de 209 vagas para a capital, 19 para Campinas, 2 para Franca e mais 1 para Ribeirão Preto.

Entre os postos estão o de Auxiliar Administrativo e de Escritório, com 28 oportunidades para a capital. É exigido dos pretendentes apenas o Ensino Médio incompleto. Em Jandira há 5 oportunidades de Auxiliar de Estoque, exigido apenas o Ensino Fundamental incompleto. Em Franca há uma vaga para Empacotador com Ensino Fundamental incompleto.

O PADEF é um programa que surgiu em 1995 e de lá para cá já mediou a contratação de mais de 13,5 mil pessoas com deficiência, sendo uma grande aliada para sua inserção no mercado de trabalho. Os trabalhadores com deficiência podem realizar avaliação de perfil profissional no PADEF, além de orientação para obtenção de laudo médico e as exigências do mercado atual. É possível também receber orientações na entrevista, encaminhamento para cursos de aperfeiçoamento e para vagas disponíveis. Através do programa, os portadores de deficiência podem solicitar a emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego e não somente a divulgação de oportunidades de emprego.

Há um trabalho voltado também para empregadores que desejam oferecer oportunidades para pessoas especiais. O PADEF realiza a pré-seleção e encaminhamento de candidatos, disponibilizando salas para processos seletivos, orientação para análise de funções e palestras.

Para concorrer a uma das vagas os interessados pode se cadastrar nos sites www.empregasaopaulo.sp.gov.br/maisemprego, www.mte.gov.br, nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), Poupatempo ou na sede do PADEF que fica na Rua Boa Vista, 170 – 1º Andar – Bloco 4 – Centro – São Paulo.

Por Robson Quirino de Moraes





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