Espírito de Equipe e Competição no Ambiente de Trabalho

  

Existe uma cultura que se instaurou nos meios profissionais que incentiva as pessoas a produzirem cada vez mais e melhor. Enquanto visa à Competitividade, é saudável e altamente recomendável, mas nota-se que, muitas vezes, essa busca pela Qualidade é entendida como Competição entre os colegas de trabalho. Pior é perceber que muitos Líderes de Equipe, consciente ou inconscientemente apóiam esse tipo de comportamento entre os seus Liderados.




Quando se passa a incentivar o Espírito de Competição, pode-se perder em Competitividade, pois que essa decorre da união de forças dentro da corporação para concorrer com o ambiente externo. Se quisermos competir lá fora temos que fortalecer o Espírito de Equipe, internamente. A Competição é externa e nunca interna.

Quando uma liderança incentiva a competição dentro do grupo, fica estabelecido que interessa apenas quem pode mais, produz mais e aparece mais. Num tal ambiente, pode se ter superprodução, destaques e ambição aflorada, mas na hora de unir forças para contornar alguma crise surgida, não haverá com quem se reunir, pois numa  Constelação cada estrela quer  manter seu próprio brilho sem visão do Sistema completo, sem vínculos, sem Espírito de Equipe.

Por Lindomar Vieira

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment