Engenharia Ambiental – Profissão, Cursos e Mercado de Trabalho




A profissão de engenheiro ambiental é considerada uma das profissões do futuro, devido ao crescimento do mercado de atuação nesta área.

A engenharia ambiental é voltada ao desenvolvimento sustentável, ou seja, ela leva em conta os limites naturais e as necessidades do meio-ambiente.


O engenheiro ambiental desenvolve métodos para atenuar os danos e proteger o ambiente das ações do homem. Preservar a qualidade da água, do solo e do ar são as principais metas destes profissionais.

Os cursos de engenharia ambiental têm duração média de cinco anos e estágio obrigatório. Os salários iniciais são em média de R$2500 e o mercado está em ascensão.

Por Rosana Radke


Relacionados



2 comentários em “Engenharia Ambiental – Profissão, Cursos e Mercado de Trabalho

  • A profissão de Engenharia Ambiental é mesmo promissora, mas no meu caso até agora não foi bem assim, me formei em 2006, fiz pós na área, fiz curso de auditoria e mesmo assim ainda não tive uma única oportunidade e só fui chamada pra entrevista uma única vez e participei de um processo seletivo também. E não foi por falta de alguma experiência pois fiz 5 anos de estágio. Se vc pretende se formar nesta área pesquise bem a melhor faculdade, pois isso conta muito. E não pense que vc vai começar ganhando 2.000 por mês pois pode não ser assim.

  • Olá também sou formada em engenharia ambiental (2013) e estou cursando pós graduação em engenharia de segurança do trabalho, também estou tendo muita dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. O que tenho percebido por parte das empresas é a exigência de experiência o que tem tornado um obstáculo, mesmo com dois anos de estágio na área ambiental não tenho tido sucesso. Isso não me fará desistir, foram cinco anos de estudo.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *