Perfil dos trainees mais requisitados pelas empresas

  

Muita gente faz uso e vê os programas de trainees como uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho, principalmente se o profissional for um recém-formado em busca de experiência em grandes empresas. De qualquer maneira os processos de seleção para esse tipo de profissional têm se tornado cada vez mais concorridos e poucos conseguem (até mesmo pelo fato da grande concorrência) passar pelo desafio com sucesso. Mas você já parou para pensar no que exatamente as empresas e os próprios candidatos andam buscando para as vagas abertas?

A empresa de consultoria Seja Trainee, realizou durante o período de novembro de 2013 até o mês de fevereiro de 2014 uma pesquisa na qual participaram 1.060 candidatos para diversos programas de trainee. Desse número 813 acabaram se tornando finalistas e a partir daí foi possível identificar quais são as principais características dos profissionais que se destacaram nas seletivas. Confira abaixo algumas informações apontadas pelo estudo.

Falar inglês e falar muito bem. Essa foi uma das principais características identificadas pelo estudo. De acordo com os dados levantados mais de 98% dos candidatos que se destacaram tinham inglês em nível avançado ou ainda fluência na língua.

A maior parte dos candidatos selecionados tem uma faixa etária relativamente jovem. Grande parte deles não passa dos 24 anos de idade, moram no estado de São Paulo e se formaram ou ainda estudam em universidades públicas.




Outro ponto que foi levantado pela pesquisa é em relação à área de formação do profissional. Foi constatado que da base de candidatos, 49% são provenientes da área de humanas, 47% da área de exatas e apenas 4% de biológicas.

Ainda de acordo com as informações apontadas na pesquisa esses jovens profissionais levam em consideração diversos fatores na hora de decidir participar de algum programa de trainee. Segundo as informações 60% analisam a marca, a cultura cultivada pela companhia e sua própria área de formação. Dentre outros motivos que levam a escolha estão a estrutura do programa, o segmento de atuação e por último a remuneração.

Quando esses mesmos profissionais já pensam em si como trainees o que mais os atrai são as chances de desenvolvimento oferecidas pelas empresas. Dentre as iniciativas mais valorizadas pelos participantes estão o coaching com 54% e na sequência os treinamentos com 44%.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment