Saiba aqui a origem e significado da palavra Trainee.

O mercado de trabalho enfrenta uma intensa recessão e junto com isso temos a preocupação em encontrar uma boa posição, tanto que para aqueles que estão no Ensino Médio, Técnico ou Superior existe a chance de encontrar vagas dentro de Programas Técnicos ou senão nos Programas de Trainee.

No caso do "Trainee", qual o significado dessa palavra?

Essa palavra de origem inglesa, significa especificamente “Treinamento” e para entender precisamos explicar a diferença de um programa para o outro, onde o estágio técnico pode ser realizado tanto para estudantes do Ensino Médio quanto do Ensino Superior e no final do programa o estagiário pode ou não ser contratado pela empresa, enquanto que o Trainee já é voltado para estudantes que estão no nível Superior, com grandes chances de ser efetivado.

Em outras palavras, o trainee é um tipo de programa onde a remuneração normalmente é bem superior que a apresentada no estágio e para ter a oportunidade de conseguir disputar uma vaga é preciso que o candidato seja um jovem recém formado, no máximo entre 2 e 3 anos, ou que esteja prestes a se formar, cursando o penúltimo ou o último ano do curso.

Outros pontos encontrados nesse tipo de programa é que na maioria das vezes é determinada uma idade limite para participar, onde normalmente vai de 22 até 30 anos, sendo que dependendo da política da empresa existe a possibilidade de candidatos com uma idade superior terem a chance de disputar uma vaga.

Você sabe se comunicar em um segundo ou terceiro idioma?

Então se prepare, pois como esse é um programa muito disputado e é certeza absoluta que o candidato deve saber se comunicar na Língua Inglesa, pois por padrão a maioria dos negócios são centrados nesse tipo de comunicação e dependendo da empresa e do seu ramo de atuação existe a chance de se comunicar em outros tipos de linguagens, como a espanhola, principalmente das atividades do Mercosul e também de outros idiomas de destaque nos últimos anos, como o Chinês, o Francês, o Alemão, o Japonês e o Italiano, por exemplo.

O que acontece nesse tipo de programa?

Nesse programa, como o próprio nome diz, o trainee vai ser preparado/ treinado, ou seja, durante um tempo que vai de 1 até 3 anos (no máximo!) vai passar por tarefas sempre com a orientação e supervisão de um superior, que vai o aconselhar e ao mesmo mostrar quais são os caminhos corretos para conseguir chegar em uma decisão satisfatória, ou seja, nesse programa temos o “Job Rotation”, que significa que o trainee vai passar por todas as áreas da empresa, onde vai aprender um pouco sobre cada uma e com isso decidir onde vai trabalhar, fora que no final do programa deve apresentar ainda um projeto de conclusão e depois ao ser aprovado vai executar um cargo júnior ou até mesmo se tornar um gerente ou quem sabe se tornar um coordenador, sendo que com o registro na CLT.

Por Fernanda de Godoi


Mais um Programa de Trainee 2014 está sendo aberto esta semana. A seleção da vez é para a empresa Equatorial Energia, que nada mais é do que o grupo que controla as concessionárias de energia do Pará (Celpa) e do Maranhão (Cemar).

As oportunidades são para os profissionais graduados entre 2012 e 2014. Outro fator importante requisitado é que os candidatos possuam conhecimentos avançados em inglês e informática.

Vale lembrar que as vagas são para as áreas de Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Ciências Contábeis e Economia.

Os interessados deverão ficar atentos ao prazo de encerramento das inscrições, que acontecerá no dia 10 de outubro. Até lá, os candidatos poderão efetuar os seus cadastros em um dos seguintes sites: www.cemar116.com.br, www.celpa.com.br ou www.equatorialenergia.com.br.

Os candidatos passarão por diversas etapas de seleção e aqueles que forem aprovados no final irão trabalhar em cidades do Maranhão e também do Pará. Portanto, é preciso ter disponibilidade para morar em um dos estados citados.

Para conferir mais informações sobre o processo seletivo da Equatorial Energia, clique aqui.


Muita gente faz uso e vê os programas de trainees como uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho, principalmente se o profissional for um recém-formado em busca de experiência em grandes empresas. De qualquer maneira os processos de seleção para esse tipo de profissional têm se tornado cada vez mais concorridos e poucos conseguem (até mesmo pelo fato da grande concorrência) passar pelo desafio com sucesso. Mas você já parou para pensar no que exatamente as empresas e os próprios candidatos andam buscando para as vagas abertas?

A empresa de consultoria Seja Trainee, realizou durante o período de novembro de 2013 até o mês de fevereiro de 2014 uma pesquisa na qual participaram 1.060 candidatos para diversos programas de trainee. Desse número 813 acabaram se tornando finalistas e a partir daí foi possível identificar quais são as principais características dos profissionais que se destacaram nas seletivas. Confira abaixo algumas informações apontadas pelo estudo.

Falar inglês e falar muito bem. Essa foi uma das principais características identificadas pelo estudo. De acordo com os dados levantados mais de 98% dos candidatos que se destacaram tinham inglês em nível avançado ou ainda fluência na língua.

A maior parte dos candidatos selecionados tem uma faixa etária relativamente jovem. Grande parte deles não passa dos 24 anos de idade, moram no estado de São Paulo e se formaram ou ainda estudam em universidades públicas.

Outro ponto que foi levantado pela pesquisa é em relação à área de formação do profissional. Foi constatado que da base de candidatos, 49% são provenientes da área de humanas, 47% da área de exatas e apenas 4% de biológicas.

Ainda de acordo com as informações apontadas na pesquisa esses jovens profissionais levam em consideração diversos fatores na hora de decidir participar de algum programa de trainee. Segundo as informações 60% analisam a marca, a cultura cultivada pela companhia e sua própria área de formação. Dentre outros motivos que levam a escolha estão a estrutura do programa, o segmento de atuação e por último a remuneração.

Quando esses mesmos profissionais já pensam em si como trainees o que mais os atrai são as chances de desenvolvimento oferecidas pelas empresas. Dentre as iniciativas mais valorizadas pelos participantes estão o coaching com 54% e na sequência os treinamentos com 44%.

Por Denisson Soares





CONTINUE NAVEGANDO: