Dicas para conquistar inteligência emocional no trabalho





Não é raro encontrarmos nos dias de hoje pessoas que não têm controle emocional diante das situações cotidianas. No entanto, a vida se torna mais fácil ao saber controlá-la e esse é um aspecto bastante avaliado dentro das empresas. Desta forma, vamos abordar alguns sinais de quem a possui no local de trabalho.

A princípio é importante enfatizar que a inteligência emocional começa com autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia. Isso é o que gerencia nossas emoções e pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade ou nosso sucesso, além de revelar o modo em que agimos diante das inúmeras atividades diárias.


Entretanto, não são apenas essas características que revelam se uma pessoa tem inteligência emocional, uma vez que existem outros fatores, como ter curiosidade sobre pessoas que não conheço, iniciando com perguntas e empatia; ter características de líder, isto é, possuir talento, ética profissional e ambição por sucesso na vida; possuir autoconhecimento, ou seja, saber onde estão suas forças e fraquezas. Ser honesto consigo mesmo. Quando a pessoa se conhece ela aprende a como trabalhar com mais eficácia; prestar atenção a todas as atividades do dia a dia, seja ela no trabalho, seja na aula ou outra atividade qualquer; saber identificar os motivos de quando estiver chateado; ter bons relacionamentos com a maioria das pessoas com quem convive; criar o hábito de prestar atenção nos outros e ajudá-los quando for preciso, bem como demonstrar pequenos hábitos de empatia e compaixão pelo próximo; aprender a ler as expressões faciais das pessoas, isto é, saber o que os outros estão sentindo; não alimentar pensamentos e emoções negativas.

Ao cair é necessário levantar-se rapidamente; saber como é uma pessoa desde o início da amizade; ter plena confiança no próprio instinto; estar sempre automotivado diante das situações diárias; e, por fim, saber ou aprender a dizer não.

Esses são os principais aspectos das pessoas que almejam ter inteligência emocional e garante o sucesso na vida.


Por Luciana Viturino

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment