Informações falsas no currículo são descobertas pelos selecionadores



  

Muita gente coloca informações falsas no currículo e isso pode trazer consequências sérias, maiores do que apenas não ser selecionado no processo seletivo. Em alguns casos a empresa pode até mesmo ir à delegacia e o candidato pode responder a processo.

Mentir no currículo, além de ser algo que pode fazer o interessado passar vergonha, fará a empresa perder tempo, sendo necessário recomeçar a seleção.

Veja abaixo quais são as mentiras mais comuns e como as empresas podem descobri-las.

Muitos profissionais mentem quanto ao nível de língua estrangeira no currículo, contudo um teste oral ou a vivência na empresa podem revelar a farsa. Você pode contornar a situação, se decidir matricular-se em um curso intensivo da língua informada no currículo. Talvez isso segure a vaga, mas nunca é bom mentir no currículo.

O mesmo vale para cursos que realizaram em instituições ou dentro da empresa onde trabalhavam. Se você entender de um programa de computador, por exemplo, informe no currículo que possui a experiência ou que possui noções de como funciona, mas nunca que fez um curso específico. No caso dos cursos nas empresas, a empresa nova pode solicitar o certificado ou mesmo entrar em contato com para verificar.




Pior que inventar o curso é mentir sobre a formação, como títulos de graduação ou pós-graduação, que podem ter sido trancados antes de terminar. Mesmo se forem falsificados as certificações é possível constatar a mentira com a instituição de ensino.

Outras mentiras envolvendo o período em que permaneceu em um cargo na antiga empresa, os motivos da saída e salários podem ser facilmente descobertas ao entrar em contato com o RH da antiga empresa. Se mentir quanto às referências, colocando algum parente ou amigo para dar veracidade as informações também não funciona. A empresa contratante pode pesquisar o contato no site ou em outro local, revelando a farsa. 

Portanto, tome cuidado quanto às informações que menciona no seu currículo.

Por Robson Quirino de Moraes

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment