Dicas para elaborar uma boa carta de apresentação profissional



Sempre que nos inscrevemos a uma vaga de emprego pela internet, ou enviamos nosso currículo via e-mail é muito importante que elaboremos uma carta de apresentação, isso porque ela permite que realizemos uma apresentação mais precisa de nossas habilidades, além de promover também o marketing pessoal que pode diferenciá-lo na oportunidade de uma futura entrevista presencial.

De acordo com a consultora de RH do portal Vagas.com, Fabíola Lago, a carta de apresentação pode ter significância diferenciada de uma empresa para outra: “Algumas simplesmente ignoram  totalmente e para outras pode ser decisiva em uma contratação”, declara a profissional em entrevista ao G1.



No momento de elaborar uma carta de apresentação que seja bem vista pelo recrutador, alguns critérios devem ser considerados para que seu esforço não seja ignorado. Erros ortográficos, apresentações muito longas, são alguns dos exemplos daquilo que pode não favorecer sua apresentação. No caso de fluência em outras línguas, caso o candidato não possua, a dica é não citar este item na carta, ao invés de declarar que não possui este requisito. Em casos onde a carta de apresentação for enviada via e-mail para inclusão no banco de vagas da empresa, ou seja, quando não se destina a uma vagas específica, a dica é colocar no Assunto do e-mail “Currículo – Área de Recursos Humanos”.

Se o candidato está em busca de sua primeira experiência profissional, aconselha-se que o mesmo insira em sua carta ponto de destaque de sua vida acadêmica, por exemplo, ou projetos que apontem iniciativa do futuro profissional. Em casos em que o candidato esteja sendo indicado por um amigo ou parente é importante que esta informação seja explicita no início do e-mail “Conforme indicação do fulano de tal”, lembrando que esta informação deve seguir no e-mail apenas com autorização da pessoa que o indicou.

Uma dica muito forte é também demonstrar na carta interesse em atuar na empresa e também interesse na vaga. Fazer uma pesquisa sobre a empresa e demonstrar algum conhecimento sobre a mesma na carta pode ser um ponto favorável ao candidato. 



Por Jaime Pargan

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment