Entrevista por telefone – Nova prática utilizada pelos recrutadores



  

Uma prática cada vez mais comum entre os RH’s de empresas é a realização de entrevistas por meio de telefone. O que muitos candidatos não imaginam é que aquelas perguntas aparentemente inofensivas já fazem parte do processo de seleção das empresas, muito menos que muitas pessoas não seguem para a próxima etapa de seleção.

As entrevistas por telefone são consideradas para que as empresas poupem  tempo em seus processos e possam otimizar seus recursos disponibilizados nos casos de entrevistas presenciais. Comumente esta etapa de seleção é usada pelas empresas para realizarem algumas verificações como se o candidato possui ou não conhecimentos citados no currículo, disponibilidade e pretensão salarial. As entrevistas via telefone são mais comuns nas primeiras etapas dos processos seletivos e pode ser que as empresas faça uso desta oportunidade também para passar mais informações sobre as vagas, como benefícios oferecidos, salários etc, além de verificar também se há de fato interesse do candidato por meio da forma com que o mesmo se porta mediante as perguntas realizadas, se o candidato tem domínio da língua, bem como as palavras empregadas durante a entrevista.

Em entrevista fornecida ao site G1, a coordenadora de recrutamento & seleção da Talent Group, empresa de recrutamento, seleção e terceirização de mão de obra, Janaína Andrade, diz: “A entrevista por telefone ainda não é utilizada por todas as empresas, no entanto, é uma tendência a ser seguida. O mercado anda muito aquecido e, muitas vezes, o profissional que enviou o currículo para a oportunidade não possui os pré-requisitos imprescindíveis, porém, isso só poderá ser confirmado através de uma análise detalhada do currículo e tirando todas as dúvidas com o candidato no contato telefônico”.




Embora a entrevista por telefone não seja utilizada para avaliações detalhadas do candidato, as avaliações básicas são sem dúvida bem analisadas, portanto, é de suma importância coerência e disposição do candidato para conseguir impressionar o recrutador e garantir a vaga pretendida. 

Por Jaime Pargan

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment