Perguntas frequentes em entrevistas de emprego – O que responder?




Ninguém aprecia aquela incomoda sensação de estar sendo avaliado por alguém. E para muitos essa sensação se assemelha à sensação ao se submeter a uma entrevista de emprego, por isso essa é uma etapa tão temida para quem busca sua colocação no mercado de trabalho.

A grande incógnita que mora na cabeça de um candidato é quais são as respostas para garantir a vaga. A resposta para isso é que não há respostas certas ou erradas em uma entrevista de emprego. Isso dependerá do perfil que a empresa busca não considerando apenas características técnicas, mas também (e principalmente), comportamentais.


Para alguns responder a questionamentos como: “Quais são seus pontos fortes e onde você enxerga chances de desenvolvimento”, “O que você almeja para os próximos cinco anos” são verdadeiras palavras cruzadas para embaralhar a mente de quem já está tenso com a sensação de ser analisado.

Para ajudar na hora de responder a algumas perguntas daremos a seguir dicas que podem proporcionar maior confiança durante a entrevista:

1.       QUAIS SÃO OS SEUS PONTOS FORTES?


A esta pergunta é indispensável sinceridade sempre buscando ilustrá-los exemplificando situações cotidianas que podem torná-los favoráveis à empresa. Evite se prolongar muito na resposta, uma característica e um exemplo rápido bastam para análise do recrutador. Outra dica é evitar usar os fadados: perfeccionismo, liderança, trabalho em equipe etc.

2.       QUAL É O SEU MAIOR DEFEITO?

Este é um dos pontos mais críticos, porque apontar defeitos podem criar uma imagem não muito real do profissional. A dica para responder a este questionamento é citar um ponto a desenvolver e qual ação você tem desempenhado para melhorar este aspecto negativo.

3.       ONDE VOCÊ SE VÊ DAQUI CINCO ANOS? E DAQUI DEZ ANOS?

Uma pesquisa antecipada sobre a hierarquia da empresa é fundamental para esta resposta, pois garante o prévio conhecimento dos cargos existentes dentro daquela organização. Citar que deseja ser Diretor de Marketing em uma empresa que não possui o cargo pode não cair bem. Uma opção também é manter o foco naquilo que você deseja está fazendo neste período e não em cargos específicos.  

Por Jaime Pargan

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *