Farmacêutico – Profissão e curso superior



O Farmacêutico identifica e manipula substâncias químicas para produzir medicamentos e cosméticos, colaborando também na produção e conservação de alimentos comuns ou dietéticos, campo este que vem sendo ocupado cada vez mais por Bioquímicos ou Farmacêuticos Bioquímicos.

Para se tornar um profissional Farmacêutico é necessário ter características próprias como atenção a detalhes, boa visão, bom olfato, capacidade de concentração alta, capacidade de observação, curiosidade, espírito de investigação, facilidades para as ciências exatas, gosto por pesquisas e estudos, habilidade e firmeza manual, método e senso de responsabilidade.



É importante ter o curso superior em Farmácia Bioquímica, sempre estar atualizado por meio da leitura de revistas especializadas, adquirir conhecimentos em inglês para se sobressair na carreira e no mercado de trabalho.

Nos cursos relacionados à Farmácia, os assuntos e matérias mais abordados são: Medicamentos (desenvolvimento, tecnologia e controle de fármacos), diagnóstico clínico e aspectos sociológicos. Uma outra linha existente é a área de medicamentos fitoterápicos e estudos químicos de ervas.

Para ser pós-graduado na área de Farmácia é necessário que o aluno seja graduado em cursos como Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas ou Química. 



O profissional pode atuar na área de alimentos realizando exames químicos e microbiológicos para análises de aspectos nutricionais, área de análises clínicas realizando diversos testes em laboratórios para diagnósticos clínicos, área de farmácia preparando medicamentos de acordo com a prescrição de profissionais da saúde, área de farmácia industrial produzindo medicamentos e produtos de higiene pessoal para o ambiente, área de vigilância sanitária cuidando da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.

O setor privado está com perspectivas maravilhosas para a área, mais precisamente para os profissionais que atuam nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. O crescimento da demanda por esses profissionais está diretamente ligado à exigência da lei para que os estabelecimentos farmacêuticos  contratem esses profissionais com o objetivo central de garantir a qualidade dos produtos. 

Por Paulo Victor Bragança

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment