O Farmacêutico identifica e manipula substâncias químicas para produzir medicamentos e cosméticos, colaborando também na produção e conservação de alimentos comuns ou dietéticos, campo este que vem sendo ocupado cada vez mais por Bioquímicos ou Farmacêuticos Bioquímicos.

Para se tornar um profissional Farmacêutico é necessário ter características próprias como atenção a detalhes, boa visão, bom olfato, capacidade de concentração alta, capacidade de observação, curiosidade, espírito de investigação, facilidades para as ciências exatas, gosto por pesquisas e estudos, habilidade e firmeza manual, método e senso de responsabilidade.

É importante ter o curso superior em Farmácia Bioquímica, sempre estar atualizado por meio da leitura de revistas especializadas, adquirir conhecimentos em inglês para se sobressair na carreira e no mercado de trabalho.

Nos cursos relacionados à Farmácia, os assuntos e matérias mais abordados são: Medicamentos (desenvolvimento, tecnologia e controle de fármacos), diagnóstico clínico e aspectos sociológicos. Uma outra linha existente é a área de medicamentos fitoterápicos e estudos químicos de ervas.

Para ser pós-graduado na área de Farmácia é necessário que o aluno seja graduado em cursos como Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas ou Química. 

O profissional pode atuar na área de alimentos realizando exames químicos e microbiológicos para análises de aspectos nutricionais, área de análises clínicas realizando diversos testes em laboratórios para diagnósticos clínicos, área de farmácia preparando medicamentos de acordo com a prescrição de profissionais da saúde, área de farmácia industrial produzindo medicamentos e produtos de higiene pessoal para o ambiente, área de vigilância sanitária cuidando da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.

O setor privado está com perspectivas maravilhosas para a área, mais precisamente para os profissionais que atuam nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. O crescimento da demanda por esses profissionais está diretamente ligado à exigência da lei para que os estabelecimentos farmacêuticos  contratem esses profissionais com o objetivo central de garantir a qualidade dos produtos. 

Por Paulo Victor Bragança


A área de cosmética capilar está em constante crescimento no Brasil, dessa maneira, profissionais neste âmbito são requisitados com boas oportunidades de emprego. Assim, Farmacêuticos com experiência na indústria cosmética devem ficar atentos a esta oportunidade de trabalhar em Contagem (MG) na área de desenvolvimento de cosmética capilar.

A vaga é destinada para pessoas que já tenham graduação em Farmácia. Especialização na atividade de cosmética capilar é desejável, mas não será fator eliminatório. É fundamental que o candidato esteja aberto a aprender e crescer juntamente com a empresa, além de ser uma pessoa que saiba trabalhar bem em equipe com bastante responsabilidade com as suas atividades.

Não há restrições quanto ao sexo, idade e estado civil. Se o candidato já mora em Contagem será diferencial.

A remuneração oferecida é no valor de R$ 2.500, mais os benefícios de vale-transporte, refeição e plano de saúde. O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira das 08h  às 18h.
Os interessados que atenderem ao perfil solicitado, devem comparecer no seguinte endereço para entrevista: Rua Inglaterra, 856 Eldorado, Contagem (MG)

Também poderão enviar o currículo para o e-mail [email protected], especificando a função “Farmacêutico” no campo “assunto”.

Por Camila Caetano


A grande rede de farmácias do sul do Brasil, a PanVel farmácias está com uma excelente oportunidade para profissionais  crescerem profissionalmente.

A empresa está com processo de seleção em aberto para a contratação de Farmacêuticos e Formandos em Farmácia.

As vagas são para Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior do estado.

Como requisitos é necessário ter formação superior em farmácia ou estar finalizando o curso.

Como benefícios a empresa oferece salário excelente, plano de saúde Unimed, Participação nos lucros, vale-transporte, entre outros benefícios.

Além disso a empresa oferece oportunidades a portadores de necessidades especiais.

Para participar deste processo basta encaminhar seu currículo e especificar no assunto a vaga pretendida para [email protected].

Por R.D.


A Rede Dimed, fundada em 1967 e uma das pioneiras no Brasil a atuar no segmento de atacados de medicamentos, com cerca de cinco mil itens disponíveis em seu mix, está com oportunidades abertas para suas unidades no Interior do RS. As vagas são para farmacêuticos na cidade de Passo Fundo, interior do Rio Grande Do Sul.

A rede exige que os interessados tenham Ensino Superior completo. A empresa pede ainda que o candidato tenha identificação com a área de distribuição, preferencialmente alguma vivência no ramo, e também disponibilidade de horários. A empresa oferece salário compatível com o mercado, plano de saúde da Unimed, refeição no local e participação nos lucros e resultados da rede.

Para participar da seleção os interessados devem enviar currículos para o e-mail [email protected], ou entrar em contato pelo telefone (51) 3218 9503.

Por R.D.


O Farmacêutico, ao contrário do que imaginam muitas pessoas, não é o dono de uma farmácia ou drogaria e nem o atendente de um desses estabelecimentos. Trata-se de um profissional envolvido com a Saúde Pública no sentido que atua participando na elaboração,  produção e controle, não só de medicamentos, mas de alimentos, cosméticos e produtos para higiene pessoal. Sua atuação é vista, ainda, no campo das Análises Clínicas e toxicologia de produtos.

Pelo que se pode notar, o Farmacêutico é um profissional de grande importância, cujo trabalho, afeta diretamente a vida de todas as pessoas, embora muitas delas não o saibam.

Há muitos cursos reconhecidos e de qualidade na área de Farmácia e uma boa pesquisa indicará à pessoa interessada qual a melhor opção. Muito interessante é que se busquem informações sólidas e atualizadas e para tanto é indicada uma consulta ao site do CRF (Conselho Regional de Farmácia). Todos os Estados brasileiros possuem um CRF, pesquise.

Por Lindomar Vieira

O profissional da área de Farmácia trabalha com a manipulação e composição de remédios, cosméticos e produtos industrializados, além de produtos de higiene, como pastas de dente e sabonetes.

Pode-se trabalhar em farmácias, na manipulação de remédios, em industrias trabalhando na composição química dos produtos e no desenvolvimento de novos produtos de beleza.

O curso tem duração de quatro anos e inclui matérias como biologia, física e química. Além de matérias como: química orgânica e toxicologia. Além das matérias mais especificas, o aluno tem outras diversas opções como cosmetologia e controle de qualidade. Para mais informações acesse o site da Universidade Anhembi – Morumbi http://portal.anhembi.br.

Por: Susan Mélany





CONTINUE NAVEGANDO: