Características que profissionais de sucesso devem ter



Trabalhar em uma grande empresa não é apenas seu sonho. A lista de candidatos é infindável no que diz respeito a isso. Entretanto, um aspecto que muito raramente ouvimos é que “as melhores empresas são as melhores devido aos funcionários que trabalham nela”. Isso é óbvio, mas muito pouco falado. Um dos principais pontos que o profissional deve observar é que essas empresas também buscam por certas características em seus prováveis colaboradores. Estar a par delas pode garantir ou ao menos tornar mais fácil o caminho para a conquista de uma tão sonhada vaga.

Abaixo listamos alguns aspectos que são importantes para os profissionais ficarem atentos uma vez que uma gama muito grande de empresas que buscam por gente com tais características.



– Seja íntegro e coerente:

O profissional que tem essas duas “virtudes” acaba por demonstrar que está apto a ter um bom relacionamento. Um dos principais motivos de se dar valor a esse ponto é que ainda contribui e muito para que as pessoas se comprometam mais com ele. Ou seja, a cooperação e o trabalho se tornam mais produtivos.

– Seja flexível:



Com a concorrência no mercado às vezes é necessário que funcionário faça um pouco mais. Ser flexível não diz respeito apenas ao horário, mas a capacidade de lidar com problemas, de improvisar quando for necessário. Pra poder fazer isso o profissional tem que estar bastante ciente do que anda acontecendo na empresa onde trabalha além, é claro, de sempre tentar conhecer cada vez mais a fundo os problemas que afetam a mesma.

– Seja confiante e conheça a si mesmo:

Profissionais medrosos, tímidos ou que não fazem a mínima ideia de até onde podem ir acabam ficando “no canto”. É preciso assumir riscos, ter maiores responsabilidades. Mas é preciso também saber como lidar com eles. Se o profissional tem problemas nessa parte é indicado que busque a razão dos mesmos. Se necessário até mesmo um especialista. Não é que a pessoa seja louca ou emocionalmente instável, mas deve haver algo que a impeça de ser mais produtiva, de tomar decisões e assumir desafios que nem ela saiba o que é. Em muitos casos é mais fácil perceber o “obstáculo” olhando pelo lado de fora.

São diversas as coisas que um profissional pode fazer para ingressar, se manter ou prosperar em uma empresa. O principal é sempre buscar saber mais. Se colocar na posição de quem tem sempre algo para aprender e não de quem sabe de tudo.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment