Cursos Tecnólogos estão em alta no Brasil




Quando fazemos um apanhado geral dos últimos anos temos percebido o destaque para o mercado de trabalho voltado para os tecnólogos. Dois anos atrás foram mais de 640 mil estudantes que tomaram a decisão de se matricularem em um curso dessa espécie. Analisando o período situado entre os anos de 2010 e 2012 vemos um crescimento no número de matrículas que chega a faixa de 17%. No mesmo período as matrículas para os cursos de graduação aumentaram apenas 9%. Um dos principais motivos que levaram a esses números é o fato de que cursos para tecnólogos geralmente são mais rápidos.

De lá para cá o crescimento só aumentou. E isso levando em consideração a procura dos estudantes por esses cursos quanto a busca por parte das empresas em relação a esses profissionais.


Outro fator interessante de ser observado é que muitos profissionais precisam e em muitos casos com urgência, de um diploma, mas em contrapartida, não pretendem pelos mais variados motivos passar quatro anos ou mais dentro de uma sala de aula.

Muitos estudantes apontam que a escolha por algum curso de tecnólogo é exatamente a rapidez do mesmo, o que acaba por contribuir para outras áreas da vida. Alguns pretendem concluir o curso e abrir um negócio na área, outros deixam a faculdade de lado e fazem um curso de tecnólogo em uma área onde a necessidade de profissionais é grande. Uma fatia significativa das pessoas que fazem um curso de tecnólogo são aquelas que precisam conciliar trabalho, família e estudos.

O principal diferencial desse tipo de curso é sua equivalência com um curso superior. Ou seja, o curso de tecnólogo nada tem com o curso técnico que basicamente é equivalente ao nível médio.


O estudante de um curso de tecnólogo pode terminar o seu e se quiser partir para uma pós-graduação, fazer especialização, doutorado e por aí vai. Isso é possível porque é um curso superior como outro qualquer, mesmo com tempo reduzido.

De acordo com informações do Ministério da Educação entre os setores que mais empregam tecnólogos estão os de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Eletrônica e Tecnólogo em secretariado escolar dentre diversos outros.

Conforme a área um tecnólogo no Brasil pode chegar a ganhar por mês salários de mais de R$ 12 mil.

Por Denisson Soares

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *