Cursos serão realizados entre os meses de março e abril.

Para aqueles que desejam incrementar o currículo profissional para tentar conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho, temos uma ótima oportunidade para isso. Durante os meses de março e abril, a Pro Telhanorte está oferecendo cursos gratuitos para todos os profissionais e pessoas que desejarem aprimorar os conhecimentos nas áreas de construção e reforma de casas ou prédios.

Todo o curso de capacitação será realizado na cidade de São Paulo e todas as aulas são oriundas de uma grande parceria feita com os principais fornecedores do setor, pois eles detém toda a teoria e prática para ensinar e capacitar da melhor maneira a todos os interessados no assunto.

As vagas são limitadas e serão ministradas palestras sobre sistemas da rede de esgoto predial e de água quente para casas e apartamentos dos mais variados tipos e tamanhos.

A programação dos cursos é no dia 21 de março das 19 até às 21 horas e a pauta do curso é Sistemas Prediais de Esgoto 2. No dia 06 de abril, também no mesmo horário, será abordado o tema de Sistemas Prediais de Água Quente 1. As aulas tem duração de 2 horas e são 40 vagas para cada turma dos cursos, que serão realizados na filial Pro Telhanorte Marginal.

Todos os participantes receberão o certificado de conclusão do mesmo, o que pode ser de grande valia na hora de arrumar um emprego ou aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho, caso a pessoa seja da área.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente na sede da Pro Telhanorte, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 7849, bairro Água Branca, pelo telefone de contato (11) 2505 3502, que vai funcionar das 13 até às 16 horas, ou pelo e-mail [email protected].

Vale reforçar que não se deve deixar para fazer a inscrição na última hora, pois pode-se correr o risco de não ter mais vagas, perdendo uma grande oportunidade de trocar experiências e aprender um pouco mais sobre a área que se pretende atuar ou que já atua. Não deixe essa oportunidade de aprendizado passar em branco e faça logo a sua inscrição no curso de preparação, podendo ter um diferencial na hora de conseguir uma vaga em alguma empresa.

Bom curso para todos.

Rodrigo Souza de Jesus


O mercado de trabalho torna-se mais competitivo, e nos mostra a cada dia que devemos estar um passo a frente dos demais concorrentes. Sempre em busca de novas informações, especializações, investindo em outras línguas para o diferencial na hora da entrevista do tão sonhado emprego. Hoje a maioria das pessoas buscam cursos universitários, cursos técnicos profissionalizantes, para conseguir entrar no mercado de trabalho de maneira mais célere e obter melhores resultados.

É notório o crescimento e investimento nos estudos que o brasileiro tem feito nos últimos tempos e isso tudo para poder alcançar a tão idealizada liberdade e estabilidade financeira. Ao se fazer essa observação a sensação de orgulho invade, pois está acontecendo de forma gradativa e positiva. Outro ponto essencial é que nosso país está buscando o conhecimento cada vez mais. Um dos fatores que influenciam isso é o fato de o profissional querer se destacar. Empresas estrangeiras instalaram suas filiais aqui no Brasil, e antes o que mais acontecia era que além de inaugurar filiais as oportunidades dentro da própria empresa para profissionais genuinamente brasileiros não existia.

Contudo essa realidade se modificou, e os profissionais decidiram começar com essas mudanças e chamar a atenção dessas empresas. Não há segredos para ser bem sucedido, ter o emprego dos sonhos, mas para se destacar e conseguir o sonho desejado tem que ter em mente que precisa se dedicar muito e ter disciplina para alcançar grandes resultados. A priori é investir em si mesmo, buscar cursos que aprimorem os conhecimentos, saber qual é o grande diferencial que podemos fazer na empresa ou no escritório que queremos trabalhar, ter capacidade de adaptação, saber resolver problemas em um curto espaço de tempo, ter sempre noção de pontualidade e compromisso com atividades a serem prestadas para a empresa e, acima de tudo, o mais importante é gostar de trabalhar na área escolhida, pois nada adianta ter um bom currículo, mas não gostar do que faz. Afinal, o trabalho nada mais do que é uma realização pessoal e vai refletir em tudo e em todos que nos cercam, nos proporcionando grandes realizações futuras.

Por Luciana Viturino


O curso de Master of Business Administration (MBA) é conhecido como uma pós-graduação latu sensu e tem o objetivo de dar ao profissional uma maior visão acadêmica para uma prática mais detalhada do mercado de trabalho. É comum diversas instituições de ensino oferecerem esse tipo de curso de especialização no país, pois antigamente ele era restrito apenas às grandes universidades do exterior.

Como aqui no Brasil ainda não existem critérios de avaliações para esse tipo de especialização, é necessário tomar algumas precauções antes de escolher um curso de MBA.

Por não haver fiscalização do MEC, alguns cursos de MBAs se tornam muito discretos, comprometendo sua qualidade, e isso varia de escola para escola. Existem escolas de negócios tanto boas quanto ruins no nosso país, assim como na Europa e nos Estados Unidos. Mas no Brasil a situação se popularizou por uma questão de marketing. As empresas começaram a usar o termo de forma indiscriminada para cursos parecidos e sem nenhum critério de ser considerado um MBA.

Cursar um MBA pode ser importante, pois ajuda o profissional a construir os rumos de sua carreira e sua visão de empreendimento. E dependendo do curso e da área, isso pode ter um impacto muito positivo e significativo. As empresas sabem que uma boa formação profissional é fundamental para garantir um bom espaço no mercado de trabalho. Logo, um curso de MBA ajuda muito, pois sua dinâmica é baseada em estudos de casos que são considerados reais, dando ao profissional uma abordagem mais prática para tornar o conhecimento adquirido aplicável.

Infelizmente,  muitas especializações aqui no Brasil não são tão valorizadas, por isso é necessário ter muito cuidado na hora de escolher um curso e prestar atenção na sua qualidade. Não é à toa que muitos brasileiros estão indo estudar MBA fora do país, em escolas de negócios  de grande visibilidade.

Um MBA faz muita diferença no dia a dia de uma carreira, além disso, fazer cursos de especialização de alto nível facilita na hora de fazer contatos profissionais e de criar um network de grande valor. No contexto social em que vivemos,  isso é muito relevante, por isso, esse assunto deve ser levado em consideração.

Por Daniela Almeida da Silva


A cada dia o mercado de trabalho e a economia estão se expandindo cada vez mais. Para acompanhar essas mudanças, é preciso que os profissionais se atualizem e fiquem de olho nas tendências da sua área de atuação e no que o mercado está exigindo dela.

Muitos profissionais não sabem, mas às vezes fazer um curso atrás do outro pode não ser a melhor forma de se atualizar. Esta atitude, quando exagerada, acaba acarretando em perda de dinheiro e tempo.

De acordo com Mariá Giuliese, diretora executiva da empresa Lens & Minarelli, a busca de uma qualificação profissional não deve ser algo aleatório. Para te ajudar a fazer uma boa escolha, leia as dicas a seguir que foram elaboradas por profissionais da área de recursos humanos e desenvolvimento profissional:

1. Você deve descobrir o que realmente quer: para você fazer uma boa escolha profissional é preciso ter autoconhecimento. De acordo com Mariá, o profissional precisa unir formação e vocação antes de procurar qualquer especialização. Se você optar por fazer um curso profissional tenha muita clareza de suas metas antes. A consultora ainda afirma que a escolha do profissional precisa estar totalmente ligada à sua formação acadêmica. A dica é não seguir modinhas da atualidade, ou seja, cursos que a maioria das pessoas estão fazendo no momento só para atingir um certo status no mercado. Se você ir por esse caminho só estará reproduzindo as escolhas e os comportamentos dos outros. O mercado precisa de algo diferente, inovador e inédito.

2. Pesquise a tendência do mercado e o que ele procura no momento: ainda se todas as suas escolhas forem boas, não se sinta como se fosse o único dentro de uma caixinha de vidro, pois qualquer hora ela poderá quebrar. É preciso saber que a qualquer momento um outro profissional pode aparecer com uma nova ideia, um novo conceito e você pode ficar para trás. Por isso não fique parado e acomodado e tenha sempre uma visão de mercado. Faça uma análise antes de escolher um curso, senão você pode passar por um constrangimento por não poder colocar seu conhecimento em prática. Saber que o curso irá contribuir para a sua carreira é importante fundamental para seu crescimento, e você ainda poderá tirar proveito disso. Um curso que não tenha nada a ver com a área de um profissional pode apontar falta de objetivos da parte dele.

3. Faça pesquisas: antes de mais nada você precisa conhecer bem a instituição que escolheu para fazer o curso. Não se limite apenas ao nome da instituição, pesquise sobre o corpo docente dela, a grade programática, os aspectos, entre outros. Converse com pessoas que já frequentaram essa instituição e que já fizeram o curso que você escolheu. Peça opiniões dos colegas de trabalho e até de seu chefe, se for preciso. Segundo Mariá, o profissional deve investigar se seu curso está mais ligado à parte teórica do que à parte prática, ou vice-versa. O curso precisa atender às suas necessidades e expectativas.

O profissional que tem o costume de se atualizar constantemente tem a chance de manter sua estabilidade em um emprego, além de ser bem visto no mercado de trabalho. A busca por novos conhecimentos e desafios proporciona troca de informações entre as pessoas e estimula a criatividade na carreira. 

Por Daniela Almeida da Silva


Quando fazemos um apanhado geral dos últimos anos temos percebido o destaque para o mercado de trabalho voltado para os tecnólogos. Dois anos atrás foram mais de 640 mil estudantes que tomaram a decisão de se matricularem em um curso dessa espécie. Analisando o período situado entre os anos de 2010 e 2012 vemos um crescimento no número de matrículas que chega a faixa de 17%. No mesmo período as matrículas para os cursos de graduação aumentaram apenas 9%. Um dos principais motivos que levaram a esses números é o fato de que cursos para tecnólogos geralmente são mais rápidos.

De lá para cá o crescimento só aumentou. E isso levando em consideração a procura dos estudantes por esses cursos quanto a busca por parte das empresas em relação a esses profissionais.

Outro fator interessante de ser observado é que muitos profissionais precisam e em muitos casos com urgência, de um diploma, mas em contrapartida, não pretendem pelos mais variados motivos passar quatro anos ou mais dentro de uma sala de aula.

Muitos estudantes apontam que a escolha por algum curso de tecnólogo é exatamente a rapidez do mesmo, o que acaba por contribuir para outras áreas da vida. Alguns pretendem concluir o curso e abrir um negócio na área, outros deixam a faculdade de lado e fazem um curso de tecnólogo em uma área onde a necessidade de profissionais é grande. Uma fatia significativa das pessoas que fazem um curso de tecnólogo são aquelas que precisam conciliar trabalho, família e estudos.

O principal diferencial desse tipo de curso é sua equivalência com um curso superior. Ou seja, o curso de tecnólogo nada tem com o curso técnico que basicamente é equivalente ao nível médio.

O estudante de um curso de tecnólogo pode terminar o seu e se quiser partir para uma pós-graduação, fazer especialização, doutorado e por aí vai. Isso é possível porque é um curso superior como outro qualquer, mesmo com tempo reduzido.

De acordo com informações do Ministério da Educação entre os setores que mais empregam tecnólogos estão os de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Eletrônica e Tecnólogo em secretariado escolar dentre diversos outros.

Conforme a área um tecnólogo no Brasil pode chegar a ganhar por mês salários de mais de R$ 12 mil.

Por Denisson Soares


Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 1912, atuando no sofrimento humano, tendo como missão prevenir e atenuar o sofrimento humano, está oferecendo bolsas de estudo para o curso Técnico de Segurança do Trabalho.

Segundo dados do site da Cruz Vermelha, reproduzido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon), em 2013 houve um aumento no número de mortes de trabalhadores em comparação ao ano anterior. Dessa forma, a instituição compreende a importância deste profissional e oferece bolsas de estudo para o referido curso.

O curso em questão busca formar profissionais que serão responsáveis pela capacidade do trabalhador e proteção da integridade do mesmo, visando à prevenção de acidentes e à promoção da saúde.

As inscrições para o referido curso podem ser feitas até o dia 16/07, por meio do link www.cvbsp.org.br/media/inscescola.php.

A prova acontecerá no dia 20 de julho, das 13h às 17h, no Centro Formador da Cruz Vermelha de São Paulo, localizado na Avenida Onze de Junho, 1.337, Vila Clementino. A taxa de inscrição é no valor de R$ 15,00.

De acordo com o regulamento do presente certame, a prova será constituída de prova de conhecimentos gerais e redação. A de conhecimentos gerais terá a seguinte composição: 60 questões de múltipla escolha, valendo 1,0 ponto cada resposta certa, sendo 15 questões de matemática, 15 questões de português, 10 questões de geografia, 10 questões de história, 10 questões de biologia, totalizando 60 pontos.

No total, a Instituição oferecerá 250 bolsas, sendo 100 vagas para o período matutino, 100 para o vespertino e 50 para o noturno.

Segundo o regulamento, a lista dos participantes beneficiados com as bolsas de estudos será divulgada através do site e nos murais do Centro Formador da Cruz Vermelha, em data pré-estipulada que será informada no dia da prova, e estará acessível para todos os interessados.

O regulamento do certame pode ser acessado pelo seguinte link: www.cvbsp.org.br.

Para mais informações acesse www.cvbsp.org.br.

Por Thiago José Fernandes


O Senac do estado de São Paulo está oferecendo através do Programa Via Rápida de Emprego, do Governo Estadual e em ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), um total de 25.600 novas vagas para cursos gratuitos até o mês de dezembro deste ano.

De acordo com  as informações divulgadas pelo Senac as oportunidades estão sendo distribuídas entre 27 cursos de capacitação. Os cursos serão promovidos por 51 unidades da instituição as quais atendem mais de 220 municípios pertencentes ao estado.

Entre as funções/áreas para as quais os cursos estão sendo direcionados estão os de Agente de Turismo, Camareira, Recepção e Atendimento, Informática Básica, Desenhista de Moda e também Gestor de Projetos Sociais.

A oportunidade aberta pelo Senac de São Paulo poderá ser aproveitada por candidatos que tenham a partir de dezesseis anos, que sejam alfabetizados e que sejam residentes no referido estado.

Como participar:

Como dito anteriormente as vagas permanecerão em aberto até o final do ano. Nesse período os candidatos que quiserem se inscrever deverão preencher o formulário de participação que está sendo disponibilizado no site do Via Rápida Emprego. O endereço eletrônico é o seguinte www.viarapida.sp.gov.br. Lembrando que as candidaturas só serão recebidas via internet.

Sobre o Via Rápida Emprego:

O Programa Via Rápida Emprego surgiu no mês de julho de 2011. É resultado de uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo. A coordenação do Programa  Via Rápida Emprego está a cargo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que, por sua vez, tem como função oferecer capacitação profissional de forma gratuita para as pessoas que buscam meios de ingressar no mercado de trabalho através da própria qualificação ou ainda abrir seu próprio negócio.

De acordo com as informações divulgadas até o presente momento o Programa já atendeu cerca de 140 mil pessoas com cursos sendo ofertados em mais de 640 municípios paulistas. Para 2014 o Programa tem uma previsão de 162 mil novas vagas. Nesse número estão inclusas as 80 mil que serão a distância e também 17 novas unidades móveis. Por fim, o Via Rápida ainda conta com uma ferramenta online voltada para a intermediação de mão de obra – o Vaga Certa.

Por Denisson Soares


O Instituto Federal Sul Rio Grandense está com as inscrições abertas para o curso de Auxiliar Administrativo, que será oferecido pelo Pronatec com a oferta de 19 vagas com disponibilidade de horário somente no turno da tarde e a carga horária de 160 horas a ser cumprida.

Os candidatos precisam ter o seguinte perfil: idade entre 16 e 59 anos no ato da inscrição; ter concluído o 1º ano do Ensino Médio; pessoas com reincidência do seguro desemprego pela terceira vez em menos de dez anos, e por isso vêm encaminhadas pelo SINE, DRT ou Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pessoas assistidas pela Bolsa-Família e encaminhadas pelo CRAS local, ou que seja aluno de escola pública a partir de 16 anos encaminhado pela Secretaria de Educação (SEDUC). 

O curso de Auxiliar Administrativo tem como objetivo formar assistentes na área administrativa para atuar em empresas, onde exercerão atividades práticas de controle de gestão financeira, organização de arquivo, revisão de documentos e outras atividades. E durante o curso, o aluno vai ter aulas de como se comportar no ambiente de trabalho, relações interpessoais, noções de atendimento, português, matemática e conhecimento especifico da área.

Com data de início para 9 de junho, o programa tem parceria com o município através do plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial, o curso é totalmente gratuito. O local de inscrição é na Sala do Empreendedor, no Sine ou na Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social. Para qualquer outra informação, ligue para os números de telefone 3983-1030 ou 3983-1003.

O candidato tem direito apenas a uma vaga e deverá levar no ato da inscrição o cartão cidadão, carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de residência.

Por Jaqueline Mendes


Muitas pessoas estão perdendo a oportunidade de conseguir um bom emprego por não ter um curso de qualificação. E por imaginar que necessitam custear os estudos em uma instituição privada, muita gente deixa de estudar. Por isso que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece diversos cursos gratuitos por todo o Brasil.

Através das parcerias com o SENAI, SENAC, SENAR E SENAT os cursos são oferecidos em escolas públicas ou em instituições privadas de educação. E podem ser divididos em três modalidades: técnico para quem terminou o ensino médio, cuja duração mínima é de um ano; técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; ou a formação inicial e continuada para a qualificação profissional de trabalhadores, estudantes de ensino médio ou beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Em cada município há vários cursos em oferta pelo Pronatec. São vários tipos de cursos como Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Apicultura, Técnico em Aquicultura, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Biblioteca, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Cafeicultura, Técnico em Calçados, Técnico em Carpintaria, Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Radiologia e entre outras áreas.

Não deixem de acessar o portal através do site pronatec.mec.gov.br e saber mais sobre os cursos em sua cidade. Confira as datas de inscrição e realize o cadastro para garantir a sua vaga em um curso técnico gratuito.

Enfim, pelo Pronatec, o aluno estuda gratuitamente e ainda consegue uma grande oportunidade de conseguir um bom aperfeiçoamento profissional e aumentar as chances de conquistar um emprego melhor.

Por Jaqueline Mendes


Uma parceria entre o Facebook e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai auxiliar mais de um milhão de pequenos empreendedores brasileiros para a utilização da maior rede social do mundo como um meio de realizações de negócios.

A parceria prevê o lançamento, ainda neste ano, de um curso online e gratuito para as pessoas que desejam colocar o mundo virtual em suas micro e pequenas empresas como forma de abranger as possibilidades de comércio. Os empreendedores terão a oportunidade de utilizar a plataforma feita em português e com itens de interatividade, como o jogo, um modo fácil e agradável de aprender a usar a rede social como um veículo profissional.

A plataforma vai reunir um curso virtual e alguns encontros presenciais em todo o país para melhor aprendizagem, orientação e suporte nas dúvidas dos empreendedores que possuem alguma dificuldade no processo de implementação da rede social como um meio de desenvolvimento de seus negócios. As apresentações presenciais vão acontecer nas unidades do Sebrae espalhadas por várias regiões do Brasil. Quando o aluno concluir o curso, ele ainda vai receber créditos para utilizar em anúncios no Facebook como uma forma de iniciar a divulgação do comércio na página virtual.

O diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Facebook para a América Latina, Patrick Hruby afirma que a parceria é uma alternativa para que os empreendedores brasileiros se iniciem nos negócios virtuais e consigam encontrar seus consumidores. "Queremos crescer junto com o mercado e contribuir para a inclusão digital de micro e pequenas empresas brasileiras. Hoje, o Facebook chega a oito de cada dez internautas brasileiros e isso representa uma oportunidade enorme para que os empresários encontrem seus consumidores".

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a internet, em especial as redes sociais, está passando por um processo de transformação em um grande comércio virtual e que isso, em pouco tempo, vai acabar se tornando um meio digital empresarial. “A utilização de estratégias de marketing digital e relacionamento com clientes em ferramentas virtuais populares, como o Facebook, passaram a ser obrigatórios na rotina dos empreendedores. A parceria entre Sebrae e Facebook é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios", conclui. 

Por Carolina Miranda


Com a alteração nas regras o trabalhador que solicitar o benefício do seguro-desemprego pela terceira vez terá obrigatoriamente que se matricular em cursos de formação.

Apesar de nos últimos anos o Brasil ter melhorado significativamente em alguns setores no que diz respeito às taxas de desemprego o fato é que ele existe. Um dos maiores problemas, no entanto, é o chamado desemprego reincidente. Muitos profissionais não se mantêm fixos em uma determinada colocação devido à sua falta de qualificação profissional. Algo que é imprescindível para qualquer um que quiser se manter no mercado de trabalho atual com sua competitividade cada vez mais acirrada.

Principalmente com o objetivo de promover o incentivo à mão de obra qualificada e tentar diminuir um pouco a questão do desemprego reincidente, o governo recentemente decidiu mudar alguns pontos nas regras para quem necessita do seguro-desemprego. A partir de agora o recebimento do benefício está condicionado à matrícula do trabalhador em cursos de formação. O ponto apresentado se torna válido apenas para o profissional que fizer a requisição do benefício pela terceira vez em um período estipulado de 10 anos.

De acordo com as informações contidas no decreto publicado no Diário Oficial, o curso a que o trabalhador estará sujeito deverá ser habilitado pelo Ministério da Educação e ser de formação e inicial e continuada ou ainda de qualificação profissional. A carga horária mínima aceitável será de 160 horas. O inscrito no curso também deverá ter uma frequência satisfatória.

Esse programa está sendo colocado na prática com o apoio da Casa Civil. O MEC por sua vez deverá garantir que os trabalhadores que passaram pelo curso de formação sejam recolocados no mercado de trabalho. Isso deverá ser feito por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o caso do trabalhador que não realizar o curso ou que quebrar alguma das regras estabelecidas pelo governo o seguro-desemprego deverá ser cancelado. Atualmente, as pessoas que têm direito ao seguro são aqueles trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa. O benefício tem seu valor variável entre 1 salário mínimo e R$ 1.163,76. As cifras correspondem à média dos últimos salários recebidos pelo profissional antes da demissão.

Por Denisson Soares


A SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo) iniciou as chamadas de candidatos que irão participar dos próximos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Via Rápida Emprego. No total, serão convocados 1.426 interessados para formação de turmas em São Paulo e em outros 29 municípios.

Na capital paulista serão selecionados 224 candidatos para os seguintes cursos:

  • Auxiliar de Modelista de Roupas.
  • Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Tecidos.
  • Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Couro Sintético.
  • Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores.

Os primeiros comunicados de convocação já foram enviados. Os candidatos que receberem o aviso devem dirigir-se ao local designado no comunicado, portando RG e CPF para efetuar a matrícula.

Os cursos, que terão início no dia 24 de setembro, serão ministrados por profissionais do Senai. Todo o material necessário para os alunos acompanharem as aulas será cedido pelo governo. Além do material, os selecionados receberão um auxílio transporte no valor de R$ 120. 

Os alunos que não possuírem emprego, seguro desemprego ou algum outro benefício, receberão durante a permanência no curso um valor de R$ 210.

Os interessados devem acessar o site  www.viarapida.sp.gov.br.

Por Marina Lara


Em São Paulo, a Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí irá lançar o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento Docente (CADES). Esta empreitada tem a intenção de capacitar profissionais de qualquer área para lecionar em universidades.

Durante as aulas, os inscritos terão contato com aulas de dramatização, elaboração de planos de ensino, métodos de ensino, além de novos modelos de aprendizagem como o Problem Based Learning (PBL) e Andragogia.

As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados, durante todo o dia. Ao final do curso, o aluno será contemplado com um certificado de extensão universitária. Posteriormente o aluno poderá progredir para a formação Latu Senso.

Para fazer a sua inscrição no CADES, que vai até o fim desta semana, você deve telefonar para (11) 4522 2212, ou enviar um e-mail solicitando o cadastro para – [email protected].  

A Faculdade de Ciências Gerenciais está situada na Av. Jundiaí, número 1465, no Jardim Ana Maria, em Jundiaí (SP).

Para mais detalhes acesse o site – www.fcg.edu.br.


A Contmatic Phoenix, empresa especializada em desenvolvimento de softwares administrativos e de gestão realiza durante julho uma série de cursos na sede da empresa localizada na cidade de São Paulo.

Nos dias 18 de junho e 2 de julho, das 9h às 16h, acontece o curso sobre Formas de Tributação com ênfase em Apuração com investimento de R$ 250. Ainda no dia 18, mas das 8h30 às 17h30, a Contmatic realiza um curso voltado para Abertura e Encerramento de Empresas, por R$ 200 e com carga horária de 8 horas/aula.

Na área tributária, será ministrado o curso Compensação e Restituição do INSS, nos dias 27 e 28 de junho, das 19h às 22h e que pede investimento de R$ 200. Já na área trabalhista, são duas opções de aulas: Justa Causa que acontece nos dias 29 e 30 de junho, das 18h30 às 22h30 e sai por R$ 200; Rescisão de Contrato de Trabalho e Sistema Homolognet será nos dias 28 e 30 de junho e 1º de julho, das 9h às 15h20 com investimento de R$ 250.

As aulas serão ministradas na Rua Padre Estevão Pernet, 215, no Tatuapé. Informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (11) 2942.6720 ou pelo site www.cursoscontmatic.com.br. A empresa oferece descontos de 30% para estudantes de cursos técnicos e superior e 60% para estudantes de instituições conveniadas com a empresa.

Por Danielle Vieira


O crescimento da economia brasileira, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 obrigaram o governo e iniciativas privadas a repensarem como, nos dias atuais, está o nível de qualificação da mão de obra dos trabalhadores. Muitos empresários andam insatisfeitos com o patamar apresentando; alguns até importam ferramentas humanas estrangeiras para suprir algumas carências.

Para estimular jovens ao mercado de trabalho, o Instituto Walmart em sociedade com vários órgãos de ensino anunciou a abertura de inscrições para o curso ‘Liderança no Varejo’, com início marcado para o próximo mês e duração de oito meses.

Jovens de 18 a 24 anos que quiserem participar do curso por meio da Escola Social de Varejo devem comparecer até 06 de maio, das 09h às 17h, na Rua República, 201 (Cidade Baixa, Porto Alegre – RS). Para a efetivação da inscrição é necessário apresentar o documento de identidade e CPF, além de ter Ensino Médio em curso ou completo. Outro pré-requisito é o interessado residir em Porto Alegre ou cidades próximas.

Informações e dúvidas mais detalhadas podem ser tiradas por meio do telefone (51) 3433-6963.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Associação Paulista de Supermercados


A falta de mão de obra qualificada pode prejudicar o avanço das empresas e, consequentemente, do próprio país. Inúmeros empresários reportam ambos os casos e parte deles decide investir em cursos dentro do próprio ambiente corporativo a fim de melhorar a eficiência e o lucro.

Quando não há estímulos no ambiente de trabalho para tal, o jeito é buscar um ou mais meios de estudo que propiciem bons frutos, de maneira independente. A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) de Porto Alegre promove, entre os dias 25 e 28 deste mês, o terceiro módulo do curso ‘Consultor de Vendas Externas’.

Realizado das 18h30 às 22h30, ou seja, total de 12 horas/aula, o curso busca incentivar o aluno a conhecer e dominar as várias etapas de um processo de venda consultiva. Os subtemas aplicados envolvem desde táticas de abordagem ao consumidor e técnicas de persuasão até o gerenciamento do pós-venda.

Os associados da Acomac pagam R$ 75 pelo curso; os não-associados R$ 100. Para efetivar a inscrição é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou diretamente pelo telefone (51) 3386-1658.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Anamaco


Seja para dar um impulso na carreira, obter melhores salários ou se aprimorar para o mercado de trabalho, cada vez mais profissionais buscam cursos de especialização para atender a demanda do mercado de trabalho. Pensando nisso, o Senac-MG está com turmas abertas para cursos de pós-graduação.

As vagas oferecidas são para os seguintes cursos de pós-graduação: Administração Pública, Gestão Ambiental, e Gestão Estratégica de Pessoas. As aulas serão realizadas às segundas e terças-feiras, com horário das 18h50 às 22h25.

O investimento para cada curso de pós é de R$ 80,00 de taxa de matrícula, mais 15 parcelas mensais de R$ 429,00. As inscrições já estão abertas e os interessados devem se dirigir com documentos ao Núcleo de Pós-Graduação e Educação à Distância da instituição, que fica na rua dos Guajajaras, 40, 15º andar, Centro- Belo Horizonte-MG.

A relação completa dos documentos exigidos pela instituição está relacionada no site:   www.mg.senac.br.

Por Selma Isis


O modo de se vestir, de se comportar, abordar temas, tudo isso e muito mais, são fatores preponderantes para uma boa entrevista de trabalho. Nem todas as pessoas já sabem como se portar diante destes assuntos.

Pois bem, o Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo, está recebendo inscrições dos interessados em participar das suas oficinas sobre comportamento em entrevistas de emprego. Os alunos terão aulas de marketing pessoal, identificação do perfil profissional, orientação e planejamento de carreira, economia doméstica e empreendedorismo.

Para ser um dos participantes desses cursos você deverá apresentar mais 16 anos de idade. As orientações irão acontecer nas unidades do centro na Lapa, Interlagos, Luz, Jabaquara, Casa Verde, Penha e Itaim Paulista. Para efetuar o seu cadastramento, vá até uma das unidades citadas do centro, munido de RG, carteira profissional e CPF.

Para verificar os endereços do Centro de Apoio ao Trabalho, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

Não perca essa boa oportunidade. 

Por Oscar Ariel


Quer se preparar para o mercado de trabalho, mas está sem muitos recursos financeiros? Uma boa opção é usar a Internet para preencher o currículo. Muitas empresas exigem como requisito básico o conhecimento de um outro idioma e na rede há boas opções de cursos totalmente gratuitos.

O site JurisWay.com traz cursos gratuitos de inglês, língua portuguesa, entre outros, todos voltados para o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

A instituição utiliza o método de aprendizado em casa com o uso de vídeo aulas, material de estudo em pdf e exercícios a serem resolvidos online em sistema de perguntas e respostas. Ao final, é emitido um certificado online a ser impresso pelo aluno.

O site ZapEnglish.com usa as mesmas mitologias, mas tem uma didática mais voltada para o jovem como aprendizado de expressões idiomáticas, textos e trechos de filmes, mas também é gratuito.

Por Lidianne Andrade


Cresce o mercado de cursos a distância, esta é a conclusão do MEC – Ministério da Educação. O Censo de Educação Superior constatou um aumento de 30,4% no tipo de curso não presencial, a partir do ano de 2008.

Até o ano de 2009, essa modalidade acadêmica era vista com certa estranheza tanto pelas empresas como pelos estudantes. Mas atualmente percebe-se o desenvolvimento dessa nova ferramenta educacional, pois comprova a capacidade de disciplina e responsabilidade do estudante.

Por isso, para se escolher um bom curso a distância, entre no site do MEC e faça a pesquisa sobre a instituição que te interessa, compreenda a estrutura do curso e determine horários de estudo regulares.

Por Silvia Fonseca


Nas cidades de Santos e Sorocaba, e região do Vale do Paraíba, será realizado o curso “Redes Sociais – Como utilizá-las a favor de seu negócio”, promovido pela Universidade Secovi.

O objetivo do curso é apresentar dicas e técnicas aos profissionais do mercado imobiliário quanto ao uso das Redes Sociais, bem como a sua importância nos negócios, que, sem dúvida alguma, auxiliam na divulgação institucional e de vendas da empresa.

O curso é destinado a diretores, executivos, gerentes, funcionários de imobiliárias de compra e venda de terceiros, de incorporadoras, dentre outros, e será ministrado por Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro, que é consultor, engenheiro, corretor de imóveis, possui 18 anos de experiência no mercado imobiliário, dentre outros.

Saiba mais
Santos
Data: 16/11 (3ª feira)
Horário: das 18 às 22 horas
Informações e reservas: (13) 3321 3823
Email: [email protected]

Vale do Paraíba
Data:30/11/2010 (3ª feira)
Horário:das 19 às 22 horas
Informações e reservas:(12) 3922-6605 / 3942-9975 / 3943-1043
E-mail: [email protected]

Sorocaba
Data: 06/12/2010 (2ª feira)
Horário: das 18 às 22 horas
Informações e reservas: (15) 3211-0730 /3211-1033
E-mail: [email protected]

Por Lucimara B. da Costa


As inscrições estão abertas para o curso de Aprendiz Industrial da Companhia do Metropolitano de São Paulo, ou simplesmente, Metrô. São 24 vagas para estudantes que tenham concluído ou que irão concluir o ensino fundamental, até dezembro de 2010.

Do total de vagas, 14 são para as áreas de Eletricista e Mecânico, que é para candidatos com idade de 14 anos, e as demais 10 para o setor Administrativo, que aceita pessoas entre 18 e 24 anos. Durante o curso os estudantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 510.

As inscrições podem ser feitas até essa sexta-feira, dia 8 de outubro de 2010, na Escola Senai 'Carlos Pasquale' (Rua Muniz de Souza #3 – Bairro do Cambuci) ou no site www.sp.senai.br. Não há taxa. As provas acontecerão no dia 24 de outubro de 2010.

Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


A Unifesp terá cursos de extensão para capacitação dos funcionários públicos das prefeituras da Região Sudoeste e Sul da Grande São Paulo. Os cursos serão gratuitos. Os cursos de extensão e as aulas da Universidade da Terceira Idade são abertos ao público. Os cursos são divididos em áreas como cultura, esportes, saúde e educação.

 A prefeitura de Embu das Artes divulgou as cidades participantes: Itapecerica da Serra, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu, além da zona sul de São Paulo.

O Campus de Extensão Universitária da Região Sul e Sudoeste da Grande São Paulo – Unifesp/Embu das Artes, como ficou registrado, irá funcionar no Complexo Cultural Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass, em Embu das Artes.

É uma boa oportunidade para melhorar e adquirir mais conhecimentos.

Fernanda T. Sodré


Cada vez mais populares os cursos à distância estão em franca expansão no Brasil. Somente no último ano, 500 000 pessoas realizaram cursos à distância. Com cerca de 1500 cursos a disposição há opções que são oferecidas por instituições renomadas, e que valorizam sim o currículo. Dentre eles, seguem exemplos de ótimos investimentos.

Multimídia Digital – Oferecido pela Universidade do Sul de Santa Catarina, tem duração de quatro semestres e custa R$ 420 reais por mês. Ensina as técnicas de mídias digitais, e é uma das áreas que mais cresce no mundo.

MBA Executivo Empresarial – A Fundação Dom Cabrau disponibiliza o curso que tem carga horária de 1145 horas e custa R$ 48 700. É indicado para gestores de marketing, finanças e recursos humanos.

Gestão de Pessoas – Disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, este curso prepara o profissional para comandar equipes, identificando habilidades individuais e cobrando desempenho. Tem carga horária de 30 horas e custa R$ 680.

Contabilidade Financeira e Gerencial – Oferecido pela Ibmec visa preparar o estudante para controlar as finanças de uma empresa. Pode se feito por quem não tem graduação e custa R$ 680.

Por Fernanda Peixoto


Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que qualifica o profissional para atuar na indústria de petróleo e gás natural.

Ao todo serão qualificados 27.915 aprovados, distribuídos em 13 estados do Brasil (Ceará, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo).

São 20.601 vagas para o nível básico, 6.474 para o nível médio e técnico e 840 vagas para candidatos de nível superior, cuja idade deve ser superior a 18 anos. O curso, que é gratuito, dá direito a bolsa-auxílio de R$300 para aprovados de nível básico, R$600 para os de nível médio e R$900 para os de nível superior.

Acesse o site www.cesgranrio.org.br www.prominp.com.br ou vá até um dos postos credenciados até o dia 12 de setembroÉ cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$24, R$40 ou R$60 para concorrer às vagas de nível básico, médio e superior, respectivamente.

Por Lisa


Seguir a diplomacia significa representar o país internacionalmente, viajar, conhecer novas pessoas e marcar o mundo e agregar valores. Para conseguir tornar-se um diplomata não é fácil, porém não impossível.

As matrículas estão abertas para o curso preparatório para o concurso de admissão à carreira de diplomata. Disponível nas cidades nas cidades Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro , Salvador, São Paulo e Vitória com cursos presenciais, telepresenciais e online.

Maiores informações no site www.cursoclio.com.br.

A central de atendimento nas regiões metropolitanas: 4002 2707

Nas demais localidades: 0800 021 1208. 

Não perca esta oportunidade, pode se tratar da chance de sua vida!

Por Teresa Almeida


A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) recebe inscrições para o Curso de Especialização em Capacitação de Agente de Pessoal.

O objetivo do curso é capacitar os alunos para desempenhar, de forma prática e eficaz, a função de agente de pessoal, possibilitando o conhecimento das leis em vigor, que regem esta tarefa, além de permitir elaborar atos administrativos. É necessário possuir, como pré-requisito, Nível Graduação.

O Curso tem como Conteúdo Programático:

  • O papel e as atribuições do agente de pessoal;
  • Designação e Dispensa;
  • Atos Administrativos e Instrução Processual;
  • Ingresso no Serviço Público;
  • Acumulação de Cargos;
  • Frequência e Movimentação;
  • Direitos e Deveres dos Servidores – férias, licenças, afastamento, readaptação;
  • Horário – Redução de Carga Horária;
  • Adicional por Tempo de Serviço;
  • Aposentadoria. 

Clique aqui para efetuar a sua a Inscrição.

Demais informações no site: www.ceperj.rj.gov.br.

Por Gegislene Dias


O Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal escolheu Foz do Iguaçu, a capital turística do Paraná para a implantação de mais um Projeto "Olá Turista”. O objetivo da ação é oferecer cursos gratuitos a comunidade de agentes turísticos da região visando o aprimoramento para s recepção dos turistas.

Podem participar do Projeto profissionais como recepcionistas, camareiros, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos dentre outros.

O curso de idiomas é formado por módulos básico, regional e profissional com vocabulário estruturado em cima das demandas de conversação exigidas pelos turistas estrangeiros que visitam a região. Para se inscrever, acesse o site do Programa no www.olaturista.org.br até o dia 31 de julho de 2010 e participe. Essa campanha de aprimoramento precisa de você!

Por: Camila Porto de Camargo


O Instituto de Oportunidade Social, que conta com o apoio da empresa TOTVS, está com 700 vagas abertas para cursos de capacitação em Tecnologia da Informação.

Os cursos são direcionados a jovens de baixa renda entre 15 e 21 anos. Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas.

De acordo com o Instituto de Oportunidade Social, os cursos terão duração de seis meses e proporcionarão aos candidatos conhecimentos em procedimentos dos departamentos de Compras, Financeiro, Estoque, Faturamento, Contabilidade, Call Center, entre outros, para que eles possam encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho voltado às àreas abrangentes no curso.

Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de julho em uma das unidades do projeto, localizadas nos bairros de Santana, Itaquera, Diadema, Santo Amaro ou Saúde). Informações sobre inscrições ou endereços através do telefone: 2099-7549.

Por Luana Neves


Uma pesquisa divulgada em maio deste ano revela que os Profissionais que têm formação técnica ou superior, tem 48%  a mais de chance nas seleções de emprego que participa. E essa pesquisa revela ainda que esses profissionais ganham em média 12% a mais do que os demais.

Foi diagnosticado também que 90% ou mais dos alunos de formação técnica conseguem emprego ainda enquanto concluem o curso ou em poucos meses após o termino do curso.

Hoje existem inúmeras instituições que oferecem cursos de tecnologia, qualificação ou profissionalização, gratuitamente ou por um custo muito baixo. Confira algumas:

 Vale a pena se profissionalizar!

Por Carla Gisele Leme


Estão abertas no Estado de São Paulo mais de dezoito mil vagas para cursos profissionalizantes, em áreas diversas, através do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

Este, procura beneficiar brasileiros desempregados, com idade entre 30 e 59 anos, que ainda não possuam ensino fundamental completo.

Através do programa, os beneficiados realizam o curso, recebem bolsa-auxílio, refeição e vale-transporte, e ainda já concluem o curso concorrendo a uma vaga de trabalho.

Os cursos têm uma carga horária média de 230 horas, onde estão inclusos conhecimentos gerais e os específicos da área pretendida.

As inscrições podem ser feitas através do site do Emprega São Paulo, ou através do comparecimento a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Por Elizabeth Preático


Você já programou suas férias de inverno? O Centro Universitário Belas Artes do Estado de São Paulo tem uma ótima opção para os meses de julho e agosto! Direcionado a estudantes de cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, a Belas Artes Paulista está com inscrições abertas em 6 cursos dentre eles: Modelando o Espaço de Dormir; Marketing na Construção Civil; Projeto Conceitual da Estrutura de Concreto Armado, Projeto Paisagístico; AutoCAD 2009 e Iluminação no Paisagismo.

Os valores dos cursos variam de R$ 101,00 a R$ 756,00 dependendo da área. Cada participante receberá ao final do curso certificação comprobatória da instituição, conforme a freqüência. Escolha o seu curso livre de inverno 2010 através do site da Belas Artes e faça a diferença no seu currículo!

Por Camila Porto de Camargo


Quem estiver interessado em abrir o seu próprio negócio, deve estar atento a uma série de detalhes que podem fazer a diferença no sucesso do negócio.

Dados do Sebrae apontam que cerca de 70% das empresas abertas fecham as portas em até cinco anos de existência. Para evitar que esta situação ocorra, o Sebrae oferece informação, dados, consultorias e cursos para que o candidato a empresário saiba por onde começar e como evitar os principais erros de quem está abrindo um negócio.

Além disso, os cursos ajudam na montagem do Plano de Negócio, recurso essencial para avaliar a viabilidade econômica da futura empresa.  

Para fazer e conhecer os cursos do Sebrae, acesse  www.ead.sebrae.com.br.

Por Aline Anginski


É comum sentirmos um certo embaraço quando precisamos fazer uma apresentação, falar em público, mesmo quando é para expor um assunto diante de pessoas conhecidas como no caso da sala de aula. As vezes, parece que a voz vai falhar e a informação fugir da mente, muitas pessoas chegam até a ficar afônicas com rouquidão, tamanho o pânico de não conseguir literalmente vender seu peixe.

Essa ideia de que quem discursa bem nasceu pra isso, pode até ser verdade mas não devemos descartar que com o treinamento certo, mesmo sem o dom natural ou a desenvoltura espontânea, podemos também aprender a falar em público e para tal, existem cursos de oratória.

A Fundação Mundes/ RJ, está recebendo inscrições para o curso Técnicas de Oratória, que terá inicio em 21 de julho com carga horária de quinze horas, o tel é: (21) 2532-5125 / 2533-3768 , e-mail de contato: [email protected] .

Por Silvia Baptista


Numa época em que o esporte toma conta das nossas mentes, falando no futebol que nesse momento está em seu principal torneio que é a Copa do Mundo, vemos o quanto mobiliza as nações, não só o Brasil mas todo o planeta, podemos assim dizer que mesmo os países em que suas Seleções não estão participando, também acompanham a cobertura dos jogos, claro que talvez não com a mesma ênfase como os países que lá estão representados por suas equipes.

Por trás de todo esse aparato, estão empresas e inúmeros profissionais trabalhando na cobertura do evento e novos torneios estão se aproximando. Os próximos torneios no Brasil serão os Jogos Mundiais Militares em 2011, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Será preciso muitas contratações de mão-de-obra e, dentre elas os profissionais da imprensa, pensando nisso, a Fundação Mudes abre inscrições para o curso Operações de Imprensa para Eventos Esportivos, para o preparo nessa área.

O curso será de 4 de setembro a 30 de outubro, informe-se pelo tel:(21) 2533-3768

Por Silvia Baptista


A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com inscrições abertas para o curso de férias “Fale Francês”. Dividido nos níveis básico, intermediário, avançado e conversação, o curso desenvolverá aspectos relacionados a compreensão e expressão oral, bem como atualidades e assuntos relacionados ao cotidiano da língua francesa.

O curso é destinado a estudantes concluintes do ensino médio e terá início no dia 12 de julho de 2010 das 19h às 22h na Unidade Consolação (Rua da Consolação, 881, São Paulo).

O curso instrumental dirigido a professores e estudantes de Pós-Graduação terá início no dia 19 de julho de 2010 das 19h às 22h. Faça a sua inscrição pelo site da PUC no cogeae.pucsp.br ou pelo e-mail no [email protected]. Participe!

Por Camila Porto de Camargo


A unidade da ESAMC de Santos está com processo seletivo aberto para 12 cursos de MBA Executivo em diversas áreas de conhecimento. Dentre os cursos com duração de 18 meses e carga horária de 420 horas/aula estão: Auditoria; Gestão de Comunicação com o Mercado; Gestão de Produção; Gestão de Cidades; Gestão de Marketing; Trade Marketing dentre outros.

Este processo seletivo é destinado a graduados em instituições de ensino superior no país. Para se inscrever, é necessário a apresentação de documentos de identificação pessoal dos candidatos, bem como cópias do currículo, diploma de curso superior, 1 foto 3×4 e comprovante de residência.

Adquira informações sobre descontos pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (11) 3269-5759.

Por Camila Porto de Camargo


A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em parceria com a Duo Informação e Cultura, agência de consultoria, planejamento e gestão está promovendo um curso de Educação para a Diversidade na modalidade à distância. O curso é voltado para profissionais ligados a diversas facetas educacionais dispostos a debater o papel da educação com relação a promoção e proteção da diversidade cultural.

Esse diálogo intercultural terá como objetivo promover o aprofundamento no conhecimento das diversas experiências institucionais presente no evento, bem como da sociedade civil. As aulas estão programadas para os dias 24 de junho a 15 de agosto de 2010. O prazo de inscrição é até o dia 7 de junho de 2010 ou enquanto durarem as vagas. Portanto, não perca tempo e garanta uma das vagas.

Fonte: IG

Por: Camila Porto de Camargo


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no mês de junho de 2010, o Instituto Ecológico Aqualung programou uma série de cursos relacionadas a esta área de conhecimento. Os cursos são de curta duração (10h/aula) e acontecerão no bairro Jardim Paulista em São Paulo (Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 3.175).

Os cursos oferecidos serão: Norma ISO 14001: 2004 – Interpretação dos Requisitos (dia 10 de julho de 2010); OHSAS 18001:2007 – Interpretação dos Requisitos (dia 17 de julho de 2010); Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional (dia 24 de julho de 2010) e Norma ISO 9001-2008 – Interpretação dos Requisitos (dia 31 de julho de 2010). O investimento a ser realizado é de R$ 300,00 com emissão de certificado ao final de cada curso.

Para maiores informações, acesse o site do Instituto no www.institutoaqualung.com.br.

Fonte: EPTV.COM

Por: Camila Porto de Camargo


O Instituto Votorantim realizou juntamente com a Fundação Getúlio Vargas uma pesquisa sobre o mercado profissional brasileiro, que foi divulgada na última quarta-feira, 26 de maio de 2010.

Dentre os resultados analisados, a pesquisa revelou que as pessoas que possuem cursos profissionalizantes, tem 48% mais chances de aderirem ao mercado de trabalho, conseguindo também melhores salários e melhores chances de contratação através de carteira assinada.

No mercado brasileiro, os segmentos automobilístico, de finanças, petróleo e gás são os que têm maior quantidade de trabalhadores com cursos profissionais. No fim as pessoas acabam buscando os cursos técnicos porque o mercado está cada vez mais exigente e para contratar alguém, geralmente exige-se alguma habilidade e experiência, o que muitas vezes não se consegue através de um curso de graduação mais voltado para a teoria.

Fonte: www.noticias.r7.com

Por Elizabeth Preático


Bacharéis em Direito e advogados pernambucanos interessados em se especializar têm a oportunidade de fazê-lo ainda este ano. A Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) vai iniciar mais dois cursos de pós-graduação (Latu sensu).

Estão abertas as inscrições para os cursos de “Direito de Família e Sucessões” e “Direito Civil e Processo Civil”. O primeiro tem o início previsto para a próxima sexta-feira (28). As aulas desse curso acontecerão nas manhãs das sextas-feiras, das 8h às 12h.

O curso de Direito Civil e Processo Civil terá as aulas iniciadas no próximo dia 10 de junho. Os encontros, semanais, acontecerão às quintas-feiras, também das 8h às 12h.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na sede da Esmape, na Rua do Imperador Dom Pedro II, 221 – Santo Antônio – Recife – PE. Site: www.esmape.com.br.

Por Alexandre de Souza Acioli


Instituição de ensino pertencente ao Grupo Ser Educacional, a Escola Técnica Joaquim Nabuco está com inscrições abertas para a seleção de candidatos para diversos cursos técnicos. A escola tem duas unidades: uma delas funciona no centro do Recife, a outra no município do Paulista.

As escolas oferecem 11 cursos, nove deles comuns às duas unidades: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Biblioteconomia, Rede de Computadores, Secretariado, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Desenvolvimento de Software, Informática para internet e Recursos Humanos,

Também são oferecidos os cursos de meio Ambiente e Segurança do Trabalho, na unidade do Recife, e Enfermagem e Transações Imobiliárias, em Paulista.

Informações e inscrições no site www.joaquimnabuco.edu.br

Por: Alexandre de Souza Acioli


A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com matrículas abertas para o curso de segurança pública. Promovida pela Coordenadoria Geral de Especialização, aperfeiçoamento e extensão (Cogeae), o objetivo do curso é formar gestores de liderança na área de segurança pública.

O curso terá início no dia 24 de junho de 2010 na Unidade Cogeae Santana. A PUC-SP oferece ainda 40 bolsas de estudo custeadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, o FNSP para candidatos que trabalhem nos seguintes órgãos municipais: Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana ou Municipal de São Paulo.

Faça já a sua inscrição pelo site da PUC-SP no www.pucsp.br ou pelo e-mail [email protected]. Garanta já o seu lugar!

Fonte: IG

Por: Camila Porto de Camargo


O Senac de São Paulo ministra até o dia 19 de junho um curso de assessoria de imprensa. O programa de ensino é denso e completo, tornando-se peça fundamental para quem deseja trabalhar efetivamente na área. Inicia-se desde o fundamento ou prospecção do cliente, estratégias de marketing e comunicação, mídia e inclusive trabalha com o ônus, problemas e crises inerentes a vida de quem trabalha diretamente com a assessoria de imprensa, assim como também com projetos e a execução dos mesmos.

O cursos possui carga horária de 30 horas, possui vagas limitadas e custa R$495,00. Mais informações no site www.sp.senac.br.

Por Teresa Cecília Almeida

Fonte: www.sp.senac.br 


Preparo é a palavra chave para os jovens que visam uma colocação no mercado de trabalho, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo firmou parceria com o SENAC para realizar o curso gratuito de formação do Programa Educação para o Trabalho.

O curso será realizado no CEU Parelheiros, Zona Sul da capital paulista, no segundo semestre deste ano. Os jovens devem ser alunos do ensino fundamental ou médio e estar na faixa etária entre 15 e 21 anos.

Para se inscrever os estudantes devem comparecer pessoalmente, de segunda a sexta, das 14h as 16h, ao CEU Parelheiros, localizado na Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço. A data limite é o dia 31 de maio de 2010.

O curso terá início no dia 20 de julho com turmas no horário das 9h as 12h e das 13h30 as 17h. A duração será de cinco meses. Para saber mais ligue (11) 5926.0509.

Por Mauro Tavares

Fonte: G1 Empregos


Jovens a partir de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental II na rede de ensino pública são o alvo do Serviço Social da Indústria (Sesi) para o seu programa de capacitação em Pernambuco. A entidade, ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmou convênio com o Governo do Estado com esse objetivo.

A expectativa do Sesi é atender cerca de 10 mil jovens, com os cursos de reforço para as disciplinas de Matemática, Português e Raciocínio Lógico. O edital para concorrer as vagas será publicado nos próximos dias. O programa vai atender estudantes das cidades do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém.

A pretensão do Sesi é preparar essa mão de obra para concorrer as seleções promovidas pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e às vagas que serão criadas com a chegada de novos empreendimentos estruturadores em Suape, entre eles a construção da Refinaria Abreu e Lima.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Estão abertas inscrições para o curso de Analistas em Processos e Qualidade, do Instituto de Engenharia e Gestão – IEG. O curso será realizado de 12 de junho a 7 de agosto, aos sábados, no período matutino ( das 9 horas às 13 horas) ou no período vespertino (das 14 horas às 18 horas). O local será o Hotel Regina, situado no Flamengo, Rio de Janeiro – RJ.

O curso abordará temas e disciplinas fundamentais para a capacitação da área, como Metodologias de Processos, Engenharia de Processos e Indicadores de Desempenho. Os projetos de consultoria e pesquisas realizadas pela IEG serão a base para o curso oferecido. O curso terá duração de 32 horas aula e preparará profissionais que desejam atuar no ramo de Processos e Qualidade.

Informações adicionais pelo site do IEG. As inscrições podem ser feitas através das centrais de atendimento do IEG nos telefones: (21) 2223-1528 e (21) 2223-2895.

Rafael TOTP


A Escola de Imagem abriu inscrições para o curso de Diagramação de álbuns e foto livros, com aulas do dia 24 a 28 de maio (segunda  a sexta-feira), no período noturno: das 19 horas até às 22 horas.

O curso abrangerá a prática e a teoria na organização de imagens em revistas, livros e jornais, ensinando a dispor estes elementos gráficos da forma mais atrativa ao leitor. A orientação sobre layout e montagens de álbuns para fotógrafos também será um tema abordado no curso. A base deste curso será o software Photoshop, que contém importantes ferramentas de uso para a utilização para estas finalidades. O curso oferecerá apostilas em formato PDF e certificados de conclusão.

Os requisitos são o conhecimento básico de Windowws e Adobe Photoshop, e a carga horária é de 12 horas. Informações adicionais sobre inscrições e conteúdo do curso no site da Escola de Imagem ou pelo telefone: (31) 3264.6262.

Rafael TOTP


Está acontecendo, desde o início desta semana, no Centro de Inovação Microsoft (MIC), em Pernambuco, o “Curso de Capacitação em Virtualização”. A capacitação é destinada a funcionários das empresas inscritas no Programa Microsoft Sol BizSpark – voltado para o segmento das pequenas e médias empresas.

As demais empresas que participam da capacitação tiveram que pagar  R$ 100,00, por funcionário. Durante o curso, os participantes estão recebendo aulas dos seguintes produtos: Windows Server 2008 2 Hyper-V e SCVMM System Center Virtual Machine Mananger 2008 R2.

O curso acontece até a próxima sexta-feira (14). As empresas interessadas em conhecer e participar das próximas capacitações devem buscar informações encaminhando solicitação para um dos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected] e/ou. Também pelo telefone: +55. 81. 2128.3820.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Uma capacitação, ainda nova no mercado, foi lançada recentemente pela seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). Trata-se do Curso de Direito Desportivo, voltado para os advogados e bacharéis em Direito interessados em enveredar pela área do desporto.

O curso está sob a responsabilidade da Escola Superior de Advocacia da OAB-PE. Por enquanto é somente uma capacitação de curta duração, com apenas 20 horas-aula. A primeira turma do curso foi iniciada na última segunda-feira (10) e se estenderá até o dia 26 de maio.

As aulas estão acontecendo às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. São ministradas pelos professores Fábio Menezes e Sá Filho e Fernando Tasso de Souza Neto.

Por: Alexandre de Souza Acioli


O Centro Universitário Senac de Santo Amaro (SP), está com uma surpresa de dar água na boca! O órgão está oferecendo um curso de confeitaria, válido como extensão universitária pela escola francesa, “Ecole Lenôtre”, a primeira escola de gastronomia da França. O foco do curso é desenvolver técnicas de preparo e fermentação de paes, folhados, brioches, amanteigados e receitas tradicionais francesas.

Além dessa oportunidade que é imperdível, o curso terá outras atividades como intercambio para alunos Senac São Paulo, workshops, além da emissão de certificado internacional da Ecole Lenôtre. O início das aulas será dos dias 7 a 11 de junho de 2010. As inscrições estão sendo realizadas pelo site do Senac São Paulo.

Fonte: IG

Por: Camila Porto de Camargo


Pra quem é da área de comunicação e marketing e deseja aproveitar as próximas férias para atualizar sua formação profissional, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) oferece 120 opções de cursos de férias, sendo 20 cursos inéditos, nas áreas de Marketing, Administração, Comunicação e Criatividade e Propaganda.

Há 53 cursos na área de Marketing, 37 nas áreas de Comunicação, Criatividade, Design e Propaganda e 34 para a área de Administração e Relações Internacionais.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/ferias até o dia 20 de junho de 2010, onde também se encontra a lista completa de cursos. As aulas serão entre 12 e 31 de julho de 2010, no capus Professor Francisco Gracioso, na Rua Dr. ÁLVARO Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Por Mauro Tavares

Fonte: IG Empregos


Neste final de semana, acontecerá em Salvador (BA) a ‘Oficina de Hipermídia e Redes Sociais’. A capacitação terá carga horária de 12 horas-aula e será realizada pela empresa Comunique-se.

A oficina será realizada nos próximos sábado (15) e domingo (16), no auditório do Hotel Bahia do Sol. No conteúdo programático estão a história do Jornalismo Online, técnicas de produção de textos para a web, conceitos e particularidades das novas mídias e a utilização das principais redes sociais.

As inscrições para o evento continuam abertas e os interessados podem realizá-las diretamente no site http://migre.me/ogyu, onde também é gerado o boleto de pagamento.

Por: Alexandre de Souza Acioli


130 oportunidades abertas para cursos de qualificação para o mercado de trabalho voltadas para deficientes através do Programa Qualifica. Os cursos preparam profissionais para o cargo de operador de supermercado, operador de telemarketing, atendimento e área administrativa.

Para participar os interessados precisam ter ensino fundamental completo e idade acima de 18 anos. A inscrição deve ser feita no site www.microlins.com.br/qualifica ou através do e-mail [email protected].

O Programa Qualifica é um projeto social da Microlins Franchising e os aprovados serão contratados pelas empresas parceiras. Entre os benefícios oferecidos estão: vale-transporte, refeição, plano odontológico e plano de saúde, além de salário fixo.

Por Mauro Tavares

Fonte: G1 Empregos


Infelizmente, inúmeros empresários têm proferido discursos reportando falta de capacitação da mão de obra especializada em diversos segmentos de atuação pelo Brasil. Em vista desse fator, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) da Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de 1.635 inscrições a oitos cursos gratuitos de habilitação profissional.

Integrante do projeto Jovens Paulistanos, o intento tem por fim beneficiar a população com idade superior a 16 anos. O cadastro só poderá ser feito de 10 a 20 de maio em todas as unidades da entidade, sobretudo nos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) móveis. As aulas serão conferidas entre 24 do atual mês até 22 de junho.

As oportunidades de curso são para auxiliar de almoxarifado, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de departamento pessoal, informática para o mercado de trabalho e operador de caixa. Além disso, segundo reporta a assessoria de imprensa da Semdet, existem vagas para organização de eventos, obviamente aos que querem ingressar na área de turismo.

Os participantes dos cursos mencionados receberão material didático, kit escolar, lanche e auxílio transporte.

Por Luiz Felipe Erdei


A consultora Reginah Araújo está relizando um curso de oratória na cidade de Santos-SP, O curso acontecerá ente os dias 11 e 13/05/2010, das 19:00 às 23:00 horas, no Espaço Cultural Galeria Santista, na Avenida Conselheiro Nébias, 609.

Cada vez mais necessário para uma vida profssional de sucesso em gestão e administração de empresas, o curso de oratória ensinará os participantes a se tornar em pessoas mais seguras e confiantes, além disso, o curso ajudará ainda os participantes a perderem vícios de linguagem e cacoetes. Ainda para potencializar as habilidades dos participantes serão utilizadas técnicas de psicodrama apoiadas teatro e fábulas.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (13) 3011.2121 e (13) 7812.8389 com Luis Claudio.

Rafael TOTP


A imprensa recebe, quase que semanalmente, discursos de empregadores relatando a falta de mão-de-obra qualificada no vasto mercado de trabalho. Alguns trabalhadores, por outro lado, descrevem que tal “característica” se deve à falta de acesso a cursos de qualificação, algumas vezes caros, algumas vezes impossíveis de realização devido à falta de tempo.

Por conta disso, quase que integralmente, a CCR ViaLagos deu início em 3 de maio, segunda-feira, ao curso gratuito dentro do projeto “Escola de Vida”, que no transcorrer de nove meses permitirá ao cursando 400 horas de aulas multidisciplinares preparatórias para o mercado de trabalho.

Ao todo, 60 alunos entre 16 e 21 anos terão aulas de informática, montagem e manutenção de microcomputadores, atendimento ao cliente e telemarketing, este último bastante disponível no mercado de trabalho. Vocação profissional e palestras envoltas ao emprego serão ministradas, com certificado ao final do curso.

Por Luiz Felipe Erdei


Mais de 50 jovens poderão aprender um novo ofício através da CPTM. A empresa abriu inscrições para alunos aprendizes em 3 cursos diferentes. O período destes cursos variam entre 12 e 24 meses.

As vagas serão distribuidas entre os cursos de formação de técnicos em sistemas eletroeletrônicos, sistemas mecânicos de transporte sobre trilhos e assistentes administrativos.

Os alunos receberão um salário mínimo durante o 1º ano e um salário mínimo e meio durante o 2° ano. Os candidatos devem ter ensino médio completo e idade entre 17 e 22 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conesul.org até o dia 10 de maio. A taxa é de R$ 12,40, e a prova será no dia 30 de maio.

Raphael Ramirez

Fonte: G1


Atualmente, o setor de Turismo emprega cerca de 7,2 milhões de pessoas e hoje, o grande problema para o aumento do fluxo de vsiitação no país é a qualidade de serviço na recepção e turismo para os visitantes.

Foi pensando nisso, que o programa Bem Receber Copa qualificará profissionais que terão contato direto com turistas que vierem para o Brasil durante a Copa de 2014. A ação pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até o ano de 2013, sendo que a previsão é que haja 870 mil profissionais para atender turistas durante o período, que aguarda cerca de 600 mil visitantes.

A ação será implementada com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo. A partir de janeiro, cinco das entidades já começaram a etapa de planejamento e o programa piloto, com a qualificação de quase 25 mil profissionais da área de turismo receptivo. Também já está em execução o programa Olá Turista!, que tem oferta de 80 mil vagas em cursos de inglês e espenhol para profissionais do setor. 

Por Rafael Takahiro


O Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) no Estado do Rio de Janeiro está ofertando o curso de formação para analistas de marketing. O curso está programado para ser realizado dos dias 15 de maio a 31 de julho de 2010 no endereço do Hotel Regina (Rua Ferreira Viana, 29, Flamengo).

O foco do curso segundo os organizadores é a área de gestão financeira do marketing. No entanto, o mesmo também engloba temas como gestão da marca e o comportamento do consumidor. As inscrições estão sendo realizadas diretamente na central de atendimento do IEG através do telefone (21) 2223-1528 ou (21) 2223-2895.

Fonte: IG

Por Camila Porto de Camargo


O Procon, órgão de orientação e proteção ao consumidor está promovendo um curso a distância em comemoração aos 20 anos da instituição. O curso em parceria com a Escola Nacional de Direito do Consumidor (ENDC) traz uma variedade de temas abordando aspectos relacionados a defesa e orientação dos consumidores brasileiros como: ensino particular, saúde, redes sociais, internet, educação financeira, consumo sustentável dentre outros.

O curso é gratuito. Para se inscrever basta se dirigir a uma das unidades do Procon do Estado até o dia 14 de maio de 2010. A carga horária será de 40 horas/aula comprovada mediante emissão de certificado aos participantes inscritos.

Fonte: Alagoas em Tempo Real

Por: Camila Porto de Camargo


Quem nunca brincou de fazer comidinhas quando criança? Mesmo os garotos, escondido dos seus pais mais conservadores e “machistas”, também mexiam nas panelinhas. Pois é, para alguns esta brincadeira virou negócio de gente grande. Faculdades, escolas específicas, cursos de gastronomia e de cozinha internacional é algo que antes não era comum nos currículos.

Houve um tempo em que aprendia-se com a experiência, agora é necessário graduação além claro do talento.

Grandes Chefs de cozinha viajam para fora do país para estudar no Le Cordon Bleu, estagiar em cozinhas famosas e assumir o comando das panelas de restaurantes que são como empresas que faturam alto com a qualidade e beleza nos pratos e quitutes que criam em seus fornos e fogões. Primeiro de maio, apesar de sábado é também feriado, e dia do trabalho, certamente eles passarão em suas cozinhas, fazendo o que fazem de melhor, cozinhando!


A Catho realizará em maio desse ano (2010) dois importantes cursos de gestão. Os cursos são: Técnicas Avançadas de Negociação e Representação Comercial.

O primeiro, com programa de treinamento que ensinará a melhorar os resultados em uma negociação, terá palestras ministradas por Homero Amato e o segundo, com o objetivo de obter uma visão gerencial no enquadramento de atividades da função de representante comercial, com o Dr. Walter Garcia como palestrante.

As palestras e programas de treinamento acontecem nos dias 12 e 13 de maio, no Hotel Blue Tree Jardins, em São Paulo. As inscrições custam R$ 695, para cada um dos cursos, ou R$ 1290, para os dois, e podem ser feitas no site da Catho (www.catho.com.br/cursos). As vagas são limitadas.

Por Thiago Martins


Até o próximo sábado, 17 de abril, estarão abertas as inscrições para dois cursos muito concorridos entre a população: inglês e informática. Mas aproveite: os cursos que, juntos disponibilizam mais de 2,5 mil vagas, são gratuitos. Eles são oferecidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra (Grande São Paulo) e as aulas serão ministradas entre abril e agosto.

As aulas serão realizadas no período da noite durante a semana; já aos sábados, serão durante o dia. Para participar é preciso ter mais de 15 anos e ter cursado, no mínimo, até a 4ª série do ensino fundamental. A matrícula pode ser feita em alguma das escolas do município onde terão aulas. É preciso levar carteira de identidade e comprovante de residência.

Para mais informações, os números são (11) 4135-2632 e 4135-2675.

Raphael Ramirez

Fonte: R7


Copa do Mundo, economia aquecida, desastres naturais destruindo cidades. Tudo leva ao mesmo resultado: aumento na procura por profissionais do ramo da construção civil. E o Senai-SP está atento a este movimento: vai abrir até o fim de 2010 simplesmente 60 mil vagas em cursos de capacitação para esta área.

O direcionamento dos cursos são para as ocupações de pedreiro, azulejista, encanador, pintor, carpinteiro, instalador de painéis de vedação em gesso, eletricista, entre outros.

As aulas serão realizadas pelas escolas do Senai-SP em espaços cedidos pelas prefeituras de São Paulo, do litoral e  cidades do interior.

Raphael Ramirez

Fonte: G1


Até o dia 13 – terça-feira – a Fundação Vanzolini receberá inscrições para o curso de especialização em Gestão de Projetos.

O curso tratará sobre técnicas eficazes para acelerar o lançamento de produtos, redução de custos e melhoria nos controles, sem depender do valor investido ou do porte do projeto. Com carga horária de aproximadamente 472 horas, as aulas serão dadas de segunda a sexta, das 19h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 11h30.

O curso se iniciará em 14 de maio, na cidade de São Paulo, na Avenida Paulista 967, 5º andar, bem próximo ao metrô Trianon-Masp. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo telefone:  (11) 3145.3700 ou no site da Fundação Vanzolini.

Rafael TOTP


A Organização especializada em Negócios Sociais Artemísia promoverá a Usina de Idéias – curso de formação para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da criatividade – a partir de 29 de maio.

O curso tem como público-alvo os empreendedores, gestores e estudantes interessados no tema de negócios sociais. O conteúdo compreende introdução ao modelo de negócios sociais e de gestão estratégica e aspectos comportamentais.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: artemí[email protected] até o dia 25 de abril. Os candidatos serão avaliados e a lista de aprovados será divulgada no dia 7 de maio.

Rafael TOTP


A Veris Faculdades promove, no próximo dia 13 de abril às 19 horas, em sua própria Unidade em São Paulo (Avenida Paulista, 302 – Bela Vista), a palestra “A crise passou? Reflexos na economia e na sua carreira”.

A palestra abordará temas como a crise nas empresas e os perfis de profissionais que as empresas procuram e será ministrada por José Luiz Niemeyer –  coordenador do curso de Relações Internacionais do IBMEC do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte – e por Marcus Vono – diretor de Recursos Humanos e Carreiras do Grupo IBMEC Educacional.

O evento será de caráter gratuito e será dirigido a pessoas que buscam recolocação profissional ou pretendem estar mais preparados para enfrentar este momento pós-crise. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 0800.723.1818

Rafael TOTP


A Pinus Longaeva – empresa de assessoria e consultoria em saúde e educação – abriu inscrições para o I Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cuidados Paliativos, com o apoio da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da universidade de São Paulo (FMUSP).

O curso terá como objetivo capacitar e educar os profissionais da área de saúde a lidar com as necessidades dos pacientes e familiares que enfrentam doenças avançadas e incuráveis que provavelmente evoluirão à morte.

O curso será dividido em 16 módulos que envolvem os aspectos do processo da morte e contará com a participação de mais de 60 professores na área de Medicina, Terapia Ocupacional, Assistência Espiritual e áreas afins.

O curso terá aproximadamente 220 horas, divididas entre 150 horas de aulas teóricas e 70 horas de atividades como leitura, simulações de atendimentos e vídeos.

As inscrições serão até 14 de abril e podem ser feitas pelo telefone: (11) 2737.0041 e 2478.4320 ou pelo site da Pinus Longaeva.

Por Rafael TOTP


Na última terça-feira, 06 de abril, foram abertas 120 vagas para o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares, pela Polícia Militar da Bahia. Das vagas, 108 são destinadas a alunos do sexo masculino, e 12 para o sexo feminino. Os alunos irão receber bolsa de estudo.

As exigências são que o candidato tenha idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres); 2º Grau completo e carteira de motorista categoria B.

As inscrições podem ser feitas até 26 de abril nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. A taxa é de R$ 85. As provas serão na cidade de Salvador no dia 6 de junho. A matrícula no curso está prevista para o dia 17 de janeiro.

Raphael Ramirez

Fonte: G1


Nos próximos dias 17 e 18 de abril, o Comunique-se estará promovendo no Recife (PE), o curso “Jornalismo 2.0”. A capacitação terá 12 horas-aula e os participantes irão discutir o uso das ferramentas online para divulgar as ações da empresa ou para se promover para o mercado.

Durante a capacitação será discutido o uso das novas mídias e apontadas as melhores estratégias para a utilização de algumas ferramentas de comunicação disponíveis, como o DHitt, Facebook, Orkut e Twitter.

O valor do curso é R$ 245,00, mas pode ser dividido em até seis parcelas, no cartão de crédito. Para se inscrever os interessados devem acessar o site http://migre.me/oHkJ.

Informações também em www.escoladecomunicação.com.br ou pelo telefone 11. 3897.0860.

Por Alexandre de Souza Acioli


O Brasil está em uma de suas melhores fases econômicas, e isto se reflete na qualidade de vida das pessoas. Bom estilo de vida resulta numa boa expectativa de vida: nunca se viveu tanto no país. Segundo o Ministério da Saúde, há no Brasil 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência. Todas estas condições fizeram explodir uma profissão que só cresce no país: a se cuidadores de idosos.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, desenvolveu o Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos, que será ofertado em 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

No curso, que pode variar de 80 a 160 horas, os cuidadores vão aprender administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades, entre outros.

Raphael Ramirez

Fonte:G1


A Madia Marketing School abre inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Marketing Digital, em São Paulo. O curso acontece durante os dias 8 de maio e vai até 7 de agosto de 2010, das 8h30 às 13h30 com aulas aos sábados.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3065-6464 e o custo total do curso é de R$3.990 para matrículas efetuadas até 16 de abril de 2010. Após este período, o valor sobe para R$4.200.

O aperfeiçoamento é dividido em onze módulos que passam por diversas áreas do marketing digital. Ao longo do curso, diversos profissionais da área de marketing de várias empresas, participarão das aulas.

Por Camila Porto de Camargo


Diversos cursos e oficinas na área de informática, redes sociais & internet, lógica de programação, vídeos em softwares, ferramentas de compartilhamento, metareciclagem e direito autoral serão promovidos pelo Ponto de Cultura Digital JuntaDados, de Salvador (BA).

As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de abril e vão contemplar, prioritariamente, pessoas que não tenham vínculo escolar ou funcional com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), local onde funciona o Ponto de Cultura. Estudante da Uneb poderão concorrer às vagas residuais.

Para se inscreve os candidatos devem acessar o site www.juntadados.org, somente até o dia 10 de abril.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Acontece até este domingo (28), no Hotel Villa Rica, no bairro da Boa Viagem, no Recife (PE), o “I Curso de Formação de Coaching do Norte e Nordeste”. Trata-se da primeira e segunda etapa da capacitação iniciada na última quinta-feira (25), em regime intensivo.

A capacitação está sendo promovida pela Cozex e reúne profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, vindos de diversos Estados das duas regiões. Os terceiro e quarto módulos do curso estão programados para o período de 29 de abril a 02 de maio vindouro.

Concluído o curso, os participantes estarão aptos a atuarem como coach, após terem obtido a titulação de “Personal & Professional Coaching”. A promotora da capacitação, a Cozex, é a única empresa nessas duas regiões do Brasil certificada e licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching para promover e formar coaches.

Por: Alexandre de Souza Acioli


A Fundep – Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento oferece muitos cursos de diversas áreas ao longo do ano. Uma dessas opções é o curso de desenvolvimento de roteiros de filmes de ficção, que o Centro de Extensão da Escola de Belas Artes está oferecendo.

As aulas serão realizadas no período de 7 de abril a 2 de junho. E quem estiver interessado pode fazer a sua inscrição até o dia 5 de abril. Para isso acesse o site e saiba as informações completas: http://www.fundep.br, ou entre em contato através do telefone 31 3409-4220.

Você também pode procurar um dos postos de serviços, que ficam na Pampulha e no Centro de Belo Horizonte. Se você se interessa pelo assunto não perca a oportunidade.


Aprender mais com a arte, muitas pessoas sonham com isso. E para quem tem interesse em trabalhar com pintura, pode se inscrever até o dia 5 de abril para participar do curso de iniciação à pintura que o Centro de Extensão da Faculdade de Belas Artes da Federal está oferecendo.

O conteúdo programático inclui técnicas de óleo, aquarela e acrílica. A previsão de duração do curso é de 7 de abril até o dia 2 de julho, também é preciso ter idade superior a 14 anos.

Para saber todas as informações acesse o site da Fundep:  http://www.fundep.br ou procurar os postos de atendimento, no campus da Pampulha ou no Centro.

Mais informações você pode entrar em contato também através do telefone 31 3409-4220


A Prefeitura de Santo André abriu inscrições para quatro cursos gratuitos de qualificação profissional, que juntos somam 503 vagas. Com início programado para a próxima segunda-feira, 29 de março, as turmas são de auxiliar de cozinha, operador de telemarketing, eletricista e pedreiro.

Os cursos têm carga horária de 200 horas, e as aulas serão de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, e a previsão é de que as aulas terminem no fim de maio.

Os interessados devem ir até o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, munidos de carteira de identidade e carteira profissional. Para mais informações logue para os números (11) 4979-3650 e 4979-3608.

Raphael Ramirez


O governo do Rio Grande do Sul abriu nesta semana um curso de qualificação profissional para Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. A intenção é capacitar 320 trabalhadores da rede hoteleira em 31 municípios.

As aulas serão gratuitas para alunos com a idade mínima de 16 anos.  Profissionais com experiência comprovada irão ministrar as aulas.

Os alunos terão direito a material didático, transporte, lanche e no final do curso o certificado.

Porto Alegre será a cidade sede do Rio Grande do Sul. Os jogos acontecerão no estádio do Internacional, o  Beira-Rio.

Mais informações no portal do governo: www.rs.gov.br


Os jovens estão cada vez mais preocupados com seu futuro profissional. Existe a vontade de realizarem o sonho de um curso universitário, mas também a necessidade de entrar no mercado de trabalho.

O primeiro emprego lhes oferece não apenas a independência financeira, mas também, a possibilidade de amadurecer e desenvolver a autoconfiança necessária para lutar por um lugar ao sol, através de sua inclusão em uma ampla rede de relacionamentos e situações diferentes daquelas às quais estavam acostumados. É uma experiência enriquecedora e gratificante!

Existem algumas opções interessantes para ajudá-los nessa empreitada, como o curso Menor Aprendiz oferecido pelo SENAI, que seleciona e prepara os alunos através de cursos de qualificação profissional para ingressarem no mercado de trabalho.

Jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever nas unidades do SENAI em vários cursos diferentes, como por exemplo, o de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Posteriormente terão que participar de uma seleção, e se aprovados, receberão as aulas gratuitamente, ministradas nas próprias unidades de ensino do SENAI, ou em parceria com as prefeituras e a comunidade.  Essa iniciativa visa à formação e desenvolvimento de competências para atuar no mercado de trabalho com a facilidade de que o aluno acaba encaminhado pelo próprio SENAI para as empresas como menor aprendiz.

Segundo o SENAI “a aprendizagem industrial tem por objetivo qualificar ou habilitar os alunos e apresenta aos aprendizes a formação e o trabalho através da teoria e prática”.


O Senac-Rio, em parceria com o Governo Federal, abrem oportunidade para 1.500 jovens cursarem diversos cursos profissionalizantes gratuitamente. São quase 30 áreas de aprendizado distribuídas em várias cidades da região metropolitana do RJ.

Para participar, o candidato precisa acessar o site do Senac-Rio, escolher um dos cursos, turno e onde deseja ou pode cursá-lo. Os requisitos de seleção incluem renda familiar, que não pode passar de R$765 por pessoa e qualificações específicas para cada curso.

Os cursos abrangem várias temáticas e contemplam as áreas de podologia, guia de turismo, frentista, auxiliar de RH, garçom, estética, cabeleireiro, enfermagem, design de interiores e muito mais.

As unidades Senac-Rio com vagas são: Irajá, São Gonçalo, Centro, Bonsucesso, Madureira, Barra da Tijuca e Riachuelo.

Por Camila Porto de Camargo


Especialistas no setor de gastronomia dizem que este é o melhor momento da área. E, para quem está a procura de emprego, saiba que quem se especializa tem grandes chances de arrumar bons empregos no mercado atual.

E, para aqueles que não querem ser empregados, mas sonham em ter seu próprio negócio, já podem ficar mais animados, além de estar num bom momento, o setor parece que tende a melhorar com a Copa do Mundo de 2014 sediada aqui no Brasil. Portanto, quem estiver interessado tem até um tempo para se estruturar e abrir o seu negócio.

Vale lembrar a importância de se qualificar para oferecer com excelência o serviço.

Segue algumas dicas de sites para você se informar sobre os cursos na área:  www.bh.estacio.br, www.mg.senac.br, www.e-iga.com.br.

Boa sorte!


A Sabesp está com 552 vagas vagas abertas para o seu Curso de Aprendizagem Industrial para Agente Administrativo. Os requisitos para se candidatar são: ter entre 14 e 21 anos e estar cursando o ensino médio. O curso tem como objetivo formar agentes administrativos.

São três etapas: prova objetiva, comprovação dos requisitos exigidos, além de exame médico. Os interessados devem fazer a inscrição no site www.intespconcurso.com até o dia 09 de abril. A taxa é de R$ 7,50.

Por Fabrício Fuzimoto


A Votorantim Siderurgia, em parceria com o Senai-RJ, abrem 120 vagas para o programa “Futuro em Nossas Mãos”. As vagas são para candidatos de 19 a 29 anos, que estejam sem emprego ou procurando a 1° oportunidade no mercado de trabalho,  com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam cursando no mínimo a 9° série do ensino fundamental.

Os cursos abrangem a área de noções básicas de solda, práticas de gestão para o mercado e mecânica de manutenção industrial. As vagas serão divididas igualmente entre duas cidades, Barra Mansa e Resende, ambas no Rio de Janeiro.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer entre os dias 22 e 26 de março nos seguintes endereços: Secretaria do Senai – Ruas Sarkis José Sarkis, 156, Jardim Jalisco, Resende. Já em Barra Mansa os candidatos devem comparecer à Secretaria do Senai, Rua Senhor do Bonfim, 130, Saudade.

Por Camila Porto de Camargo


Investindo na educação de jovens entre 18 e 29 anos, a Votorantim Siderurgia abre 120 vagas para cursos gratuitos. É imprescindível que os candidatos estejam desempregados ou em busca do 1º emprego.

Os cursos disponíveis são noções de solda, mecânica de manutenção industrial e práticas de gestão para o mercado. Requisitos básicos para se inscrever: mínimo a 9ª série do ensino fundamental e ter renda familiar média de meio salário mínimo por pessoa.

As inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 26 de março. Os interessados devem comparecer nos endereços abaixo com o RG.

– Barra Mansa
Secretaria do Senai – Rua Senhor do Bonfim, 130 – Saudade – Barra Mansa (RJ)

– Resende
Secretaria do Senai – Rua Sarkis José Sarkis, 156 – Jardim Jalisco – Resende (RJ)

Fonte: G1

Por Rafaela Ometto.


Quem quer melhorar o currículo e investir na capacitação para uma das áreas que mais cresce no país, não pode deixar de participar do programa Students to Business da Microsoft. Há duas modalidades de cursos: presenciais e a distância. Para a modalidade presencial as inscrições se encerram no dia 17 de março, já para os cursos a distância o prazo de inscrição é até 4 de abril.

Obviamente, os cursos são focados nas áreas de Tecnologia da Informação, setor que oferece muitas vagas, com ótimos salários, mas carece de profissionais qualificados. Ao se inscrever, o candidato participa da seleção para o preenchimento das vagas em ambas as modalidades.

No entanto, apenas alguns estados possuem local de treinamento. Portanto, acesse o site do programa (http://proform.msdnbrasil.com.br/) e consulte as cidades participantes.

Por Camila Porto de Camargo


A Miami Ad School – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) abriu as inscrições para seu curso de criatividade em redação publicitária, direção de arte e design gráfico.

O curso será realizado na cidade de São Paulo, e as inscrições podem ser feitas até o dia 31, pois o início das aulas será no dia 12 de abril. Um dos diferenciais do curso é que, após o sexto trimestre, o aluno poderá  fazer intercâmbio em um centro de propaganda ou design internacional, oferecido pela própria instituição.

Os alunos serão avaliados por profissionais de agências consagradas, como a W/Brasil, Young & Rubicam e Fischer+ Fala!, por exemplo, entre outras.

Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600 e inscrições no site da ESPM www.masespm.com.br.

Por Raphael Ramirez


A Apply Solutions abriu inscrições (até o próximo dia 26), para o curso da “Academia SAP Controlling (CO)”. O curso acontecerá entre os dias 05 de abril a 14 de maio e as inscrições poderão ser realizadas pelo telefone 81. 3092.6501 ou pelo e-mail [email protected].

Para participar do curso, é necessário que o aluno possua conhecimentos em pelo menos um dos processos de negócios de controlling – centros de custo, ordens interna, custeio da produção e rentabilidade –, formação superior e inglês técnico para a leitura de textos.

O controlling tem como principal atividade dentro da empresa, o planejamento. O profissional da área terá como principal trabalho o de facilitar a coordenação, monitoração e otimização de todos os processos em uma corporação.

Vale lembrar que no Nordeste, a Apply Solutions é o único parceiro autorizado para certificar e ministrar todas as academias que a SAP oferece. O curso será realizado em Pernambuco


O mercado brasileiro necessita de profissionais capacitados para certas áreas de conhecimento. Com o crescimento do país, a tendência à exportação e o aumento do consumo interno exigem uma rotina de novos produtos e processos constantes.

Cursos de capacitação surgem nas mais variadas áreas e o valor agregado das capacitações compõe o desejo do governo brasileiro. Para haver desenvolvimento no país deve-se manter uma crescente ideologia de aprendizado, de modo que, todos que conseguem a oportunidade de apredizado apliquem estes conceitos em prol do desenvolvimento do mercado e para a sociedade.


Que tal trabalhar nas alturas? O Centro Educacional da Aviação do Brasil (Ceab) abriu 20 vagas para o seu curso de instrutores de bordo para aeronaves. Na ementa do curso há disciplinas como postura e etiqueta, maquiagem, segurança e emergência, regulamentos da profissão, sistema de aviação civil, primeiros socorros, meteorologia e navegação aérea.

As vagas podem ser preenchidaspo candidatos de ambos os sexos. Os currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected]. A seleção será realizada até o dia 16 de março de 2010. O Ceab fica em Pinheiros, na Zona Oeste de SP.

Para outras informações ligue para o telefone (11) 3081-4949.

Raphael Ramirez


Começa nesta quarta-feira (10) o minicurso de “Filosofia da Religião” promovido pela Universidade Federal do Ceará, com duração de dois dias, sempre no horário das 14h às 18h, na biblioteca do Centro de ciências humanas. O curso é direcionado aos estudantes de Filosofia que desejam aprofundar os conhecimentos na área e aumentar seus conhecimentos para assim abrir mais portas no mercado de trabalho, mas qualquer pessoa pode participar.

Os interessados em uma das 70 vagas disponíveis devem realizar as inscrições no Departamento de Filosofia da própria universidade, com o pagamento do valor de R$10,00. Caso as vagas não sejam preenchidas, a coordenação aceitará inscrições no local, antes do evento.

Outras informações ligar: (85) 8740.8471|8854.0838

Por Rossana Fonseca


O Sindicato dos Artesãos de Pernambuco (Sindarpe) vai promover uma Oficina de Ikebana (Arranjos de flores naturais) na Casa da Cultura, no Recife.

A capacitação é aberta ao público e acontecerá no próximo dia 13 de março, das 9h às 12h, no hall da Casa da Cultura.

As pessoas interessadas devem se inscrever na sede do Sindarpe, localizada no segundo andar do prédio da Casa da Cultura. A taxa custa R$ 5,00 – com direito à Oficina e o Arranjo. No final do treinamento haverá sorteios de arranjos florais para o publico em geral.

Por Alexandre de Souza Acioli


A Cozex traz para o mercado Norte/Nordeste, o primeiro curso de formação de coaching. O Personal & Professional Coaching terá certificação da Sociedade Brasileira de Coaching e será ministrado no Hotel Vila Rica, no bairro da Boa Viagem, no Recife (PE).

A metodologia utilizada na capacitação segue os padrões internacionais e com validação científica no campo comportamental. As inscrições estão abertas e poder ser feitas até o dia 15 de março, no site: http://www.cozex.com.br.

O programa, que vai muito além de informações acadêmicas, é dividido em módulos. Os Módulos I e II serão realizados entre os dias 25 e 28 de março e os Módulos III e IV, no período de 29 de abril a 02 de maio. O treinamento contempla 25 sessões de prática e ainda disponibiliza as ferramentas de intervenção e todos os formulários de apoio para condução das sessões para obtenção de resultados.

Em 80 horas/aula, o candidato estará habilitado para atuar como um coach. Pronto para alavancar a performance das pessoas no trabalho e na vida pessoal. Ao término do curso, o candidato obterá o título Personal & Professional Coaching, passando a usufruir de todos os benefícios da maior comunidade de coaches do Brasil.

Mais informações pelos telefones: 81. 3421.4672 e 81. 3421.4389.

Por Alexandre de Souza Acioli


Durante as próximas quatro segundas-feiras (três do mês de março e uma de abril), estará acontecendo o curso “Organização do Estado e dos Poderes”. O evento será promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), no Recife (PE).

O curso é gratuito e estão sendo oferecidas setenta e cinco vagas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 81. 3423.8771 ou do e-mail: [email protected].

Na programação do curso estarão discussões sobre Formação do Estado Brasileiro, Sistema Eleitoral, Partidos Políticos no Brasil, Democracia, Estado Liberal e Organização dos Poderes. As aulas acontecerão das 19h às 21h30, na sede do ITV, no Derby – Recife.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Para quem é de Belo Horizonte e está buscando opções de outras escolas para fazer cursos na área de edição de imagem, a Treinar Informática é uma opção.

Localizada na rua Matias Cardoso, 11 – 6º Andar / esquina com Álvares Cabral – Santo Agostinho, bairro da região central de Belo Horizonte, está oferecendo cursos de Autocad, 3D Studio Max, Ms Project, lógica de programação, ITIL V2 Foundation + ITIL V3 Foundation + COBIT, além de cusos Revit e Informática para a 3º Idade, excel, digitação para concurso, entre outras opções.

Para conhecer mais a empresa e saber as informações completas sobre os cursos entre em contato através do telefone 31 3274-1222 ou envie email para [email protected].


De acordo com o seu porte, muitas empresas optam por ter o próprio setor de recursos humanos, ou terceirizá-lo. A Agah Recursos é uma empresa de Consultoria e Treinamento, que está no mercado desde 1998, vem atuando e se destacando por  seus cursos e serviços prestados.

Ela está promovendo cursos de Grafologia, cargos e salários, responsabilidade social empresarial, análise de desenvolvimento de competências, dinâmica de grupo, e o papel do RH na gestão de qualidades, e preparação de instrutores.

Como podem ver são Cursos bem específicos para o pessoal que já trabalha, ou tem interesse na área. Para saber mais informações acesse o site http://www.agahrecursos.com.br ou pelo telefone 31 3282-4416


O número de cursos e escolas de artes cênicas é grande, principalmente nas capitais da região sudeste, onde o eixo Rio – São Paulo movimenta a maior quantia do mercado cultural brasileiro.

Quem deseja estudar para se manter na área conta tanto com cursos de graduação nas instituições de ensino superior (onde é possível inclusive adquirir diploma de licenciatura, que habilita a dar aulas) quanto com escolas que oferecem cursos de curta duração.

É possível se especializar em diversas atividades da área: cenografia, iluminação, sonoplastia, trilha sonora, figurino, produção, dublagem, dramaturgia, direção, coreografia e produção.

Quem trabalha na área precisa estar constantemente em busca de aperfeiçoamento técnico e teórico. Para saber mais sobre as artes cênicas uma opção é o site: www.teatrochik.terra.com.br.

Por Karina Gonçalves


A cada ano, surge uma nova técnica para ajudar as empresas a ter mais agressividade no competitivo mundo globalizado. Há uns cinco anos, surgiu o coaching (do inglês to coach, que significa treinar). No Brasil, a técnica tomou impulso há uns três anos e atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas.

Ainda incipiente, o Brasil tem apenas oito Coach Masters, formados pela Associação Brasileira de Coaching, sendo dois no Recife: os administradores de empresas Lilia Barbosa e Creocendes Sampaio. E, para ampliar esse número, a empresa Cozex, cujos sócios são Lilia e Sampaio, iniciam o Personal & Professional Coaching – curso de formação em coaching, com certificação da Sociedade Brasileira de Coaching.

O curso terá a duração de 80 horas/aula, ministradas entre os dias 25 e 28 de março (módulo I) e 29 de abril e 02 de maio (módulo II), no Hotel Vila Rica, no bairro da Boa Viagem.

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (81) 3421.4672 ou 3421.4389. Também é possível se inscrever pelo site da Cozex:  http://www.cozex.com.br

Por: Alexandre de Souza Acioli


A Faetec (Órgão de Apoio à Escola Técnica) em parceria com o Jornal Extra, oferece 9.514 vagas para cursos profissionalizantes, sendo que dessas vagas 2200 são para cursos à distância, gratuitos, na cidade do Rio de Janeiro.

Os cursos são para eletricista predial,beleza,montagem,manutenção de micros, bombeiro hidráulico entre outros.Se você ficou interessado e quer saber como fazer sua inscrição e como as vagas serão preenchidas, aí vai a surpresa:Elas serão preenchidas por sorteio.

Você tem de comprar o jornal extra, claro, a cada domingo e preencher o cupom publicado. O formulário valerá para para um curso diferente, sendo que o primeiro previsto é o de eletricista predial. A promoção começa a partir do dia 21 de fevereiro. O primeiro sorteio esta previsto pra 26 de Fevereiro. A duraçaõ do curso é de 4 meses. Maiores informações no site do jornal.   Se não tem internet ou achou o site muito grande e complicado para acessar é só acompanhar pelo jornal .

Salete Dias


Hoje existe uma diversidade muito grande de programas de edição de imagens, e eles são muito usados para diversas áreas, como informática, comunicação, publicidade, design, arquitetura. Um programa que tem dado muita satisfação aos seus usuários por suas vantagens é o 3Dmax. E para quem gosta e trabalha na área de edição de imagens tridimensionais, a Treinar Informática está oferecendo o curso de Autocad, 3D Studio Max.

E para um outro público que quer os cursos mais básicos também tem opções, entre outros cursos como Informática para a Terceira Idade, Excel, MS-Project, Primavera, Digitação para concurso, Lógica de Programação, ASP NET, entre outros os interessados devem entrar em contato através do telefone 31 3274-1222.





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