Frases que os chefes não devem dizer aos funcionários



Geralmente quando alguém se torna chefe foi porque batalhou muito para isso. Demonstrou responsabilidade e capacidades que outros não teriam. Mas como se sabe que ninguém é perfeito, nem mesmo os chefes, eles também têm certas “normas de conduta” que devem ser seguidas para ao menos ter um bom relacionamento com seus subordinados.

Recentemente a Forbes publicou uma reportagem na qual aponta, de acordo com alguns especialistas, algumas frases que de fato os chefes e líderes como um todo não deveriam dizer aos seus empregados. Abaixo selecionamos algumas dessas frases e comentamos a respeito.



Uma hora outra em sua vida profissional a pessoa vai ter um chefe que vai dizer que porque paga o salário dela ela deve fazer exatamente o que ele está mandando. Ou seja, usar de ameaças e poder não representam o melhor dos caminhos para se construir lealdade e inspirar as pessoas. O fato é que bons líderes lideram e não ameaçam.

Outra frase comum é algo do tipo: Você tem sorte por receber tal gratificação. Em outros lugares nem isso eles recebem. De acordo com a reportagem um líder inteligente sabe que quem produz os lucros da empresa são os funcionários. O chefe sábio é aquele que recompensa seus colaboradores na proporção que contribuem para a empresa.

Também tem chefe que diz que trabalha os sete dias por semana até tarde e ainda pergunta para o funcionário onde é que ele estava. O chefe, pobre coitado, tem que entender que funcionário não é chefe e muito menos tem que se matar no trabalho como ele faz (e muitas vezes sem resultado).



O famoso cortar custos também consta na lista. O problema é que ao mesmo tempo em que se deve cortar custos a própria gerência não dá o exemplo. Aí a coisa complica. Afinal de contas, qual funcionário vai engolir essa?!

“Nós sempre fazemos assim”. É uma das piores coisas para se dizer para um funcionário. Primeiro porque isso já corta de cara qualquer boa vontade do mesmo em tentar usar a sua criatividade para melhorar algo na empresa. Segundo porque tudo muda. Talvez fazer sempre do mesmo jeito seja a receita certa para o fracasso.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment