Como selecionar informações importantes



  

Sabemos que o mundo da informação está cada vez mais veloz e interessante. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos relatou que há mais informações em uma única edição do jornal The New York Times do que vista por um homem de 30 anos durante sua vida toda.

Antigamente, para aderir informações era preciso ir a uma banca de jornal ou a uma biblioteca. Hoje existem vários meios. Você pode encontrar até mesmo na palma de sua mão, se quiser. É só conectar seu smartphone com uma rede de internet e terá acesso a informações de qualquer parte do mundo.

Pense o quanto você está inserido em um mundo de informações. À sua volta há computadores, smartphones, tablets, TVs, revistas, jornais, displays informativos e outros meios de publicidade em todos os lugares informando um produto ou serviço novo a cada minuto.

Será que tudo isso é realmente importante? Que tipo de informação estamos consumindo? Há uma diferença enorme entre as novidades da bolsa de valores e o último capítulo da novela das oito, por exemplo. Tanto um quanto o outro não deixa de ser informação, porém, qual deles é realmente necessário para você evoluir pessoalmente e profissionalmente? 

Todo o cuidado é pouco para não acabar caindo em um círculo vicioso, ou uma 'bolha'. Usamos isso como representação do fenômeno moderno, o qual é acelerado em decorrência da tecnologia. Por exemplo, se você gosta de futebol, a tendência é que chegue mais informação de futebol para você, e dessa forma, você acaba se distraindo, deixando de checar outros dados informativos mais relevantes para você no momento ou na fase a qual você está passando.




Saiba 'peneirar' informações. Se ainda assim estiver difícil, diversifique conforme o assunto. Leia sobre coisas variadas, mas não fique em um único assunto. É importante para o profissional ser antenado e bem informado, e não alienado. O excesso, assim como a escassez, pode te deixar alienado, por isso, tenha equilíbrio. 

Opiniões, documentários e análises ajudam na formação de ideias novas e de um senso crítico. Tenha seus próprios filtros de informações.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment