Mudança de hábitos para pessoas viciadas em trabalho



Você sabe o que é um workaholic?

Workaholic é um termo normalmente utilizado para definir pessoas que são viciadas em trabalho, aquelas que ficam até tarde no trabalho, fazem hora extra, levam trabalho para casa e ficam os finais de semana trabalhando, e mesmo assim acreditam que não estão trabalhando o suficiente.  Você acha que se encaixa nesta categoria?



Bom, para começar, essa característica nem sempre é considerada positiva, pois pode trazer muitos problemas para a saúde e principalmente para a vida pessoal do indivíduo. A verdade é que os workaholics criam uma espécie de crença que o fazem pensar que precisam trabalhar o tempo todo e que essa é a melhor maneira. Com o tempo é claro que isso vai começar a gerar incômodo.

Para se livrar disso, o primeiro passo que pessoas assim devem tomar é estabelecer novos hábitos, colocando pausas entre os longos períodos de trabalho, por exemplo. Colocar o celular para despertar para se lembrar de tarefas como ir almoçar, fazer um lanche ou se exercitar a cada duas horas de trabalho. Fique pelo menos uns 15 minutos em descanso. É necessário cultivar isso sempre, fazendo um esforço para respeitar essas pausas até virarem um hábito.

Se mesmo assim ainda estiver muito difícil, vale utilizar outras estratégicas para conseguir diminuir o vício. Normalmente as pessoas fazem muitas horas extras porque seu trabalho nunca rende, possivelmente. Se esse for o motivo principal, procure pensar onde está a culpa disso tudo: o que você faz durante o seu expediente? Você se preocupa com suas metas? É importante identificar onde está o problema para que haja uma solução. Assim você poderá aproveitar melhor seu horário de trabalho e superar suas dificuldades.



Se você conseguiu se superar em uma parte, mas continua levando trabalho ou ainda trabalhando nos finais de semana, por exemplo, tome uma atitude mais severa: tranque a gaveta de sua mesa de trabalho. Essa é uma atitude simples, mas simbólica o suficiente para o cérebro interpretar separação da vida pessoal de vida profissional.

Saiba que a saúde também pode ser afetada se ficar muito tempo sentado na frente de um computador, trazendo lesões na coluna, tendinite, problemas na visão, entre outros. Para evitar problemas, crie o hábito de se exercitar, essa tarefa é fundamental. Nem que seja levantar para buscar um copo de água ou desviar a atenção para fazer uma outra coisa. Pequenos exercícios de alongamento podem também auxiliar em diversos fatores.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment