Momentos de descanso e relaxamento no trabalho melhoram o desempenho profissional



A obsessão por trabalho excessivo durante o dia pode fazer com que as pessoas se esqueçam delas mesmas e também de outras tarefas que a valorizem como pessoa. Saber separar momentos de descanso e relaxamento depois de longas jornadas de trabalho é essencial também para um bom desempenho no trabalho. Se a mente e o corpo não estiverem bem descansados você não se sentirá produtivo.

Shirley Ferraz Crispilho, fisioterapeuta do Hospital San Paolo, diz que devemos fazer alongamentos diariamente, mesmo quando não temos esforço físico no trabalho. Apenas fazer esportes e frequentar academia não é o suficiente para um bom equilíbrio e o funcionamento do corpo. O alongamento é uma técnica terapêutica capaz de esticar os músculos e prepará-los para a atividade adequada. Dessa forma, seu corpo irá se adaptar aos movimentos necessários do corpo. O alongamento também é importante após a realização de atividades físicas, pois ajuda a tonificar os músculos e elimina toxinas indesejáveis.

Fazer pausas em um dia cheio de trabalho para ter um momento de relaxamento recarrega as energias perdidas durante o dia e melhora o estresse, a depressão, a hipertensão e a ansiedade. E para isso, são necessários apenas alguns minutos por dia, nos momentos mais estressantes, como no meio de um trânsito, numa reunião ou numa agenda lotada. A fisioterapeuta diz que sentimentos como frustração, raiva, medo e rancor deixam o corpo sobrecarregado e dificulta a organização das ideias. Após o relaxamento, a tendência é que a mente fique leve e livre de pensamentos indesejáveis.



Você pode aperfeiçoar seu desempenho pessoal até mesmo durante seu expediente. Para isso, estique braços, pescoço e pernas, isso irá conduzir seu equilíbrio, levando-te a um bem estar corporal e mental, além de manter sua postura correta, diminuindo o cansaço decorrente de suas tarefas excessivas e repetitivas. Quando mente e corpo estão equilibrados, nossa vida também está. Cansaço pode ser normal quando não compromete nossa saúde de um modo geral e significativo.

Por Daniela Almeida da Silva


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment