Recrutadores buscam informações de candidatos na internet





A era da internet trouxe diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os que buscam uma vaga de trabalho. Atualmente, um recrutador pode saber muito sobre você, bem mais além do que pode imaginar. Se você é fã de postar na rede tudo o que você faz ou deixa de fazer, tome cuidado, isso poderá manchar o seu currículo.

Cada vez mais, as empresas procuram informações sobre os seus futuros empregados através dos sites de buscas. Hoje em dia, é só digitar o nome completo da pessoa no Google que aparecem todas as informações e dados referentes à ela (claro, as que estiverem divulgadas). Não se assuste, a intenção do recrutador não é somente ver algo negativo sobre você, mas também conhecer um pouco melhor o candidato. Então, se você estava pensando em “omitir” algumas informações ou mentir a respeito do seu currículo, pense duas vezes. O principal interesse do selecionador é verificar se as informações achadas na internet condizem com as informações presentes no documento pessoal.




Segundo as informações cedidas pelo site Glassdoor, há quatro coisas que os recrutadores procuram no Google sobre os candidatos, são elas: fotografias, a curiosidade e interesse do empregador gera que ele procure saber qual é o seu aspecto físico; o seu rastro virtual, isso inclui sites que você participa, redes sociais, sites de relacionamentos, entre outros; portfolio virtual, a intenção é saber se o seu trabalho pode ser encontrado na rede, uma forma de exemplo do que é capaz de fazer; por fim, o selecionador procura saber um pouco mais sobre o seu comportamento e caráter, como se relaciona com as pessoas e qual é a sua postura perante os mais variados assuntos.

Como pode perceber, não é só o currículo que será o seu cartão de apresentação numa empresa. Com a era virtual veio a facilidade para adquirir informações e constatar dados, sendo assim, fique de olho no que anda colocando nas redes sociais e sites diversos.


Por Melina Menezes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *