Diferenças entre Motivação e Necessidade




Motivação e necessidade são duas palavras que inspiram a mesma coisa, porém com significados totalmente diferentes. Motivação é um processo interno que incita uma pessoa à ação, já a necessidade é mais uma deficiência, ou um sentimento de falta tomado por um indivíduo que necessita muito de algo.

Algumas pessoas acreditam ser a mesma coisa e ainda confundem uma palavra com a outra, pois ambas possuem uma conotação ambígua, e essa conotação sempre está relacionada a algo pessoal. Por outro lado, uma pessoa que tem a necessidade de ter algo, por exemplo, tende a usar a motivação para consegui-la. Logo, uma motivação é incitada pela necessidade, ou vice-versa.


Veja abaixo uma breve descrição do que as pessoas acabam confundindo:

Liberdade financeira: A liberdade financeira na verdade é uma necessidade humana. Apesar de existir palestras, cursos, coaching, entre outros recursos para melhorar o acesso à ela, cada pessoa possui sua própria motivação, que muitas vezes envolve valores e crenças pessoais. O caminho da motivação é igual para todos,  independente dos recursos utilizados ou do que as pessoas acreditam para alcançar um certo objetivo,  e isso é muito importante.

Autoestima: A autoestima também possui um pouco da necessidade humana e possui uma relação direta com a sobrevivência. Para isso, o ser humano sente a necessidade de se autorrealizar e de manter-se no mesmo ritmo para esse caminho todos os dias. Isso é primitivo, pois para  viver em sociedade o homem deve priorizar alguns aspectos pessoais para poder se identificar com um certo grupo,  e assim ir desenvolvendo sua personalidade de acordo com os valores adquiridos.


Sabemos que tanto a necessidade como a motivação são sentimentos subjetivos e cada ser humano desenvolve de acordo com o meio social em que ele está inserido. A única coisa que nos une, nesse contexto, é a capacidade de mover-se para alcançar algo, seja ele pela necessidade ou pela motivação.

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *