Dicas para trabalhar e se relacionar bem com a equipe



Trabalhar em equipe não é nada fácil, ainda mais se a equipe estiver tendo conflitos. Mesmo que isso seja quase inevitável, podemos tornar a convivência mais fácil e harmoniosa através de regras ou "códigos" que nós mesmos podemos fazer para compartilhar com a equipe de trabalho e assim evitar intrigas e conflitos. Veja algumas delas:

Fofocas: Não poderia deixar esse tópico por último já que ele é o principal assunto de pessoas que são muito próximas e que convivem juntas por muito tempo. Querendo ou não isso pode atrapalhar muito a produtividade, além de denegrir a imagem dos envolvidos. A equipe deve fazer reuniões periodicamente para deixar assuntos pendentes bem claros para que eles não virem fofocas mais tarde. Quanto mais responsabilidades forem dadas para as pessoas, menos tempo terão para criarem fofocas em torno de assuntos desnecessários.



Happy Hour: Muitas empresas aderiram ao happy hour para diminuir a tensão das atividades e melhorar a convivência entre as pessoas. Talvez seja no happy hour o melhor momento de tratar assuntos pessoais com a equipe. Mas tome muito cuidado para não acabar exagerando.

Saiba separar diversão de trabalho: Talvez a principal causa de intrigas e conflitos seja por causa da intimidade exagerada entre as pessoas, que misturam as coisas. Mesmo se tendo muita afinidade, aprenda a lidar com diversas situações de maneiras diferentes, pois cada uma delas exigirá uma postura de você.

– Tenha flexibilidade para lidar com as diferenças, pois elas existem e estão por toda a parte: Seja paciente e não exija das pessoas mais do que você mesmo pode dar. Caso contrário, você só estará mostrando seus defeitos sem perceber.



Ajude mais as pessoas e aprenda a se doar: O egoísmo afasta as pessoas cada vez mais, seja por uma simples atitude ou algo que esteja com o egoísmo implícito. Isso pode deixar as pessoas desconfortáveis perto de você. Portanto, saiba que vencer a si mesmo é mais libertador do que vencer aos outros. Concentre-se e faça sempre o melhor para que as pessoas tenham você como um exemplo na equipe.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment