Dicas de como se comportar em entrevistas de emprego



  

A busca por emprego quase sempre gera um sentimento de ansiedade e excesso de expectativa, juntamente com a necessidade de se ter um emprego que o faça sentir-se útil e fornece-lhe o sustento. É bastante comum que o candidato ao encontrar a oportunidade de se candidatar a uma vaga de emprego, leve consigo toda essa carga antes mesmo da realização da entrevista, levando em consideração que o processo seletivo por si só já causa um certo desconforto para a maioria das pessoas. Mas como evitar que essa carga de "pré-seleção" não influencie na entrevista de emprego?

Seguem dez dicas que poderão te ajudar numa entrevista de emprego:

1. O primeiro passo é se candidatar à vaga certa! Analise o perfil divulgado e certifique-se de que está de acordo a ele, isso eliminará 50% dos desafios numa entrevista de emprego. Ter certeza de que você é a pessoa certa para a vaga anunciada, favorece o seu estado emocional.

2. Seja pontual, estamos cansados de saber que o nosso país tem um sério problema de mobilidade, que tal sair com uma boa margem de antecedência? A pontualidade reflete o seu compromisso e comprometimento.

3. Busque equilíbrio emocional, não adianta você ficar "pré-ocupado" com o que vai acontecer na entrevista. Pesquisas afirmam que 90% das coisas que nos levam a ficar preocupados, não acontecem.

4. Tenha um currículo claro e verdadeiro. Procure colocar informações verídicas sobre locais e experiências anteriores, evite colocar muitas informações e os coloquem em uma ordem cronológica, isso ajudará o selecionador e a você mesmo a ter uma linha clara da sua trajetória profissional.

5. Evite comparações, você é singular, mesmo que pense que é parecido com todos os outros candidatos concorrentes. Não entre na onda de mudar a sua apresentação porque a maioria dos candidatos falam muito ou pouco, seja criativo e seja você mesmo.




6. Mostre interesse! A falta de entusiasmo e interesse é um dos aspectos mais apontados pelos selecionadores como o aspecto mais prejudicial na hora da entrevista.

7. Desenvolva uma boa comunicação oral e postura, você tem à sua disposição uma gama de possibilidades de aprimorar a sua fala e a sua postura. Leia livros e revistas, entre em um grupo de teatro, leia em voz alta, assista vídeos que deem dicas, existe uma série de opções que a internet dispõe a todos os seus usuários. Lembre-se que o selecionador não é o seu amigo ou familiar, gírias não serão bem-vindas.

8. Vista-se adequadamente, sempre há uma roupa apropriada para cada ocasião. Evite roupas curtas, camisetas, sandálias, maquiagem pesada e cabelo bagunçado. Desfazer uma má impressão dá trabalho.

9. Fuja dos extremismos! Como diz o ditado, ninguém é perfeito. Exponha os seus defeitos como pontos a serem melhorados ou desenvolvidos e exalte as suas qualidades, evite o "Eu sou nota 10" ou "Eu sou nota 0".

10. Desenvolva um bom trabalho em equipe. Cada vez mais as empresas utilizam as dinâmicas de grupo para identificar melhor o perfil do candidato, a busca por profissionais que saibam trabalhar em grupo é essencial. Escute os seus colegas, se posicione de forma clara e tranquila, evite entrar em discussões desnecessárias e trate a todos com gentileza e respeito.

Por Tamires Assis

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment