Motoristas de caminhão estão em falta no mercado de trabalho

  

Um mercado de trabalho promissor é o de motorista de caminhão. Muitas empresas reclamam da falta de mão de obra para o setor. Os salários são promissores, já que na maioria das vezes é exigido apenas o nível fundamental do candidato ou candidata.

Muitas mulheres já estão desbravando esse mercado antigamente ocupado apenas pelos homens. Sem esquecer o batom e a feminilidade, as mulheres começam, às vezes, acompanhando seus companheiros carreteiros e, após, alçam seus próprios voos.

Apenas no Rio Grande do Sul existem 43 vagas abertas para a função de motorista de caminhão.  A exigência é possuir a carteira de motorista nas categorias “D” ou ”E”. Experiência anterior como motorista é um diferencial que algumas empresas exigem.   

Para obter a carteira de habilitação na categoria “E” é necessário possuir 21 anos, ter habilitação nas categorias “C” ou “D” há um ano e não possuir infração de trânsito grave ou gravíssima. O candidato também não pode ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

Muitos motoristas reclamam da falta de segurança nas estradas brasileiras. As empresas, entretanto, já utilizam sistemas modernos de rastreamento que asseguram ao motorista uma viagem tranquila. É importante saber operar o rastreador.




Os salários também são atraentes. Partem de R$ 1.000,00 e podem atingir 3.000,00 ou mais dependendo da extensão da viagem e do tipo de veículo.

Motoristas experientes ensinam que para ser bom na profissão é preciso manter-se atualizado, manter o nome limpo no mercado, cuidar para que o caminhão esteja com a manutenção em dia e manter uma boa apresentação, com roupas limpas, cabelo arrumado e barba feita. Essas exigências quanto aos cuidados com o visual podem parecer frescura para quem está na estrada dirigindo várias horas por dia, mas são exigências compatíveis com o novo perfil do motorista.

Em muitos casos, é o motorista que vai transmitir a imagem da empresa contratante. Por isso, cuidar dos detalhes é fundamental.

Bom relacionamento com os vários tipos de pessoas que o motorista encontra pela estrada também ajudam a qualificar o profissional, já que ajuda a construir a reputação pessoal, que é algo que não tem preço.

Por Dayse Berenice Espinosa Griebeler

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment