Dicas de como elaborar um currículo para o 1º emprego



  

Conseguir o primeiro emprego está cada vez mais difícil, porque a concorrência entre as empresas é altíssima e elas precisam produzir melhores produtos, oferecer melhores serviços e para isso é preciso contar com profissionais qualificados e experientes. Como fazer então, para conseguir um emprego, se o candidato nunca trabalhou?

Sem experiência profissional, conseguir o primeiro emprego é tarefa difícil, mas não impossível. O importante é saber exatamente o que colocar no currículo para torná-lo interessante aos olhos de quem analisa.

A dica é dar ênfase às suas qualidades, a tudo aquilo que poderá ser vantajoso para a empresa, como por exemplo, se você fala um segundo idioma, se já fez serviço de voluntariado e principalmente a sua formação escolar. Vale inserir até mesmo uma experiência profissional que você tenha tido, ainda que não tenha sido de maneira formal. A única coisa que não pode é mentir. Isso não deve ser feito nunca!

Cursos ou conhecimentos de outro idioma pesam muito no currículo, daí a importância para todo candidato investir em um curso de idiomas. Para ter experiência você depende da empresa, mas para saber uma segunda língua tem vários cursos à disposição, inclusive online. Cursos extracurriculares também contribuem muito, em todo currículo, mas principalmente para aqueles que estão buscando o primeiro emprego.

Um cuidado que deve ser tomado para não tornar o seu currículo muito extenso, incluindo muitas informações desnecessárias. Como a pessoa não tem experiência profissional, ela acha que conseguirá convencer o avaliador inserindo muitas informações e isso é um erro. Todo currículo deve ser objetivo, indo direto ao ponto. Destaque os seus conhecimentos, cursos e algum voluntariado caso tenha feito.




A dica de um bom currículo para quem está buscando o primeiro emprego é começar com seus dados pessoas e contatos como telefone e e-mail, informar em seguida qual é o seu objetivo, o porquê de estar se candidatando à vaga. Em seguida especifique sua formação acadêmica.

Por fim, informe se tem curso de idioma, curso de informática ou qualquer outro curso que tenha feito e insira também alguma experiência profissional que tenha tido, mesmo que não tenha sido de carteira assinada, pode ser voluntariado também.

Jamais insira fotos, números de documentos, nomes de parentes ou pretensão salarial, a não ser claro, que a empresa solicite.

Por Russel

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment