Perguntas frequentes realizadas em entrevistas de emprego

  

É chegado o grande dia, o tão sonhado processo seletivo para aquela empresa “mega”, onde você tanto desejou trabalhar e a ansiedade toma conta do candidato. Mas se o entrevistado se preparou previamente, a tendência é que tudo aconteça conforme o desejado. Mas como se preparar se não existe uma regra para o que será perguntado na entrevista de emprego? Simples, algumas perguntas são quase sempre repetidas ao candidato. Sabendo o que irá dizer, as chances de sucesso se ampliam. 

Fale um pouco sobre você. Essa pergunta é praticamente obrigatória nas entrevistas de emprego e, com certeza, é a que causa maior nervosismo. Fale de forma segura e direta, seja sucinto e valorize seus resultados profissionais. A não ser que seja perguntado, não comece um longo e enfadonho monólogo sobre sua vida pessoal, isso poderá demonstrar que o candidato quer desviar do assunto mais importante: seu perfil profissional. Procure não exagerar nos gestos e contenha suas mãos se você for daquelas pessoas que falam gesticulando muito. Geralmente, esse tipo de comportamento denuncia uma ansiedade e nervosismo que podem atrapalhar na hora do entrevistador avaliar e tirar suas primeiras impressões em relação ao candidato.

Outro questionamento muito comum é perguntar o motivo pelo qual o candidato enviou o currículo para aquela empresa. De posse de todo conhecimento prévio feito sobre a instituição, o candidato poderá entrelaçar seus objetivos profissionais com o perfil da empresa. Demonstrando ao entrevistador interesse e compatibilidade de ideias em relação ao contratante e aproximando seus objetivos dos da companhia, suas chances de sucesso serão muito grandes.




No mais, seja simpático e gentil, demonstre interesse e foco no que está sendo apresentado e solicitado seja na entrevista, seja na dinâmica em grupo. E, principalmente, jamais aumente ou conte uma mentira sobre seu perfil profissional. Lembre-se, o entrevistador é uma pessoa treinada e poderá perceber facilmente um deslize desses. 

Por Taty Tesch

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



One Comment - Escrever um Comentário

Post Comment